1ª MOSTRA DE MODA AUTORAL/CURITIBA REÚNE CRIAÇãO DOS ATELIÊS LOCAIS
Evento será realizado entre 10 e 12
de Setembro, na sala Paranaguá do Memorial de
Curitiba, com desfiles de nove marcas locais, que se destacam pela identidade e
inovação
Curitiba ganha entre os dias 10 e 12 de Setembro um evento voltado para quem
produz, consome e, sobretudo, para quem ama a moda. A 1ª Amostra de Moda
Autoral/Curitiba (AMA) reunirá nove marcas na Sala Paranaguá do Memorial de
Curitiba com desfiles que resumem o que de melhor e mais original é produzido
nos ateliês curitibanos, roupas e acessórios que representam o caráter autoral e
atemporal da nossa criação de moda.
A iniciativa da AMA é do produtor
Paulo Martins e da jornalista Nereide Michel, parceiros de longa data,
igualmente “amantes” da moda local e que trazem na bagagem a produção de eventos
como Curitiba Fashion Art e Paraná Business
Collection. Participam desta primeira edição Rodrigo Alarcón (acessórios de
luxo), Marcos Novack (bolsas), Rêve, Reptília/GuerraGalas, Gildo Kist, Damatta,
Abô e Daisy Rieke (calçados). O designer e professor de moda Silmar Alves, um
dos mais representativos criadores de sua geração, é o estilista convidado desta
edição inaugural. “Neste momento de dúvidas em relação à economia sentimos a
necessidade de abrir um espaço para que os designers locais, que muitas vezes
têm dificuldade em concorrer com as grandes marcas, mostrem seu talento e
qualidade. Nossa proposta é envolver Curitiba em um circuito que enfatize a
cidade como referência em moda e design”, destaca Nereide.
Para Paulo Martins, a
AMA é a prova da vocação de Curitiba para os ateliês, onde são produzidas peças
com selo de qualidade e forte identidade local. O foco é apresentar uma moda com
DNA próprio para um público que busca produtos e ações com conteúdo e informação
fortalecendo uma cadeia de negócios baseada na economia criativa. “Na curadoria desta primeira mostra procuramos selecionar
marcas que representam a diversidade e o caráter autoral da nossa moda. Em
comum, esses estilistas têm a preocupação, não apenas com o design, mas também
com um modelo de produção ético e responsável socialmente”, observa Paulo.
Além dos desfiles de moda autoral, a
AMA irá se desdobrar em outras ações direcionadas a destacar a importância de um
setor sob a perspectiva de uma atividade movimentadora da economia local e a
proporcionar a oportunidade para que novos talentos
sejam estimulados a seguir pelo caminho da criatividade e inovação como
designers. Na véspera do evento, no dia 9 de Setembro, será realizado o 3º Encontro de Designers de Moda, promovido pelo IMOP (Instituto de
Moda do Paraná) e IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade), com
uma rica programação de palestras e cases de marcas que obtiveram êxito no
mercado tendo como premissa o design, a inovação e a ousadia. O encontro tem
como tema “Criar, Comunicar e Lucrar”, um triunvirato de palavras que resume as
necessidades das marcas atualmente.
Idealização e Coordenação: Paulo Martins e Nereide Michel
Realização:
IMOP/Instituto de Moda do Paraná
Produção:
OX
Comunicação de Moda Produções e Eventos
Coordenação
geral:
NaModa Comunicação de Estilo
Apoios:
Fundação
Cultural de Curitiba, Agência Curitiba, IBQP - Instituto Brasileiro de Qualidade
e Produtividade, Lady & Lord - Centro de Formação de Profissionais da
Beleza, Bendita Catarina, Mirrage Convites e Design e Dani Brito Bureau de
Comunicação.
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