RECORTE DA EXPOSIÇÃO DO CENTENÁRIO DO ARQUITETO CURITIBANO VILANOVA ARTIGAS NO SHOPPING MUELLER

A exposição faz parte do novo projeto “Arte no Mueller” e de uma ação inédita do Museu Oscar Niemeyer que, em parceria com o mall, leva elementos de uma exposição, pela primeira vez, para fora das dependências do museu
**
Coquetel de abertura contará com a presença da top model Isabeli Fontana

O Shopping Mueller, em parceria com o Museu Oscar Niemeyer (MON), recebe, entre os dias 26 de Agosto e 13 de Setembro, um recorte da exposição "Nos pormenores um universo", a qual comemora o centenário do arquiteto curitibano João Batista Vilanova Artigas (1915-1985). Em ação inédita, essa é a primeira vez na história do MON que uma exposição é levada para fora das dependências do museu.

Em uma área de, aproximadamente, 100 m², os visitantes do Shopping Mueller poderão conferir, no piso L4 (Cinemas), uma réplica do painel de apresentação da exposição, o qual abre a mostra no MON; duas maquetes de casas emblemáticas de João Batista Vilanova Artigas; uma peça de mobiliário criado pelo arquiteto, e que faz parte do acervo do MON; e um vídeo que apresenta as exposições em cartaz no museu.

"É um orgulho para todos os paranaenses ter, no Museu Oscar Niemeyer, a exposição de um dos arquitetos mais respeitados do Brasil. João Batista Vilanova Artigas tem um legado importante na arquitetura e seu trabalho é muito rico. Além disso, ter parte dessa exposição no Shopping Mueller é uma grande oportunidade para os paranaenses conhecerem ainda mais o trabalho desse conterrâneo”, comemora o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.

Esse recorte representa cerca de 10% da exposição completa, que entrará em cartaz no Museu Oscar Niemeyer a partir do dia 27. “Queremos oferecer aos frequentadores do Shopping Mueller uma experiência que os convide a visitar o MON e os instigue a conhecer ainda mais a história e obra de Vilanova Artigas, um dos grandes nomes da arquitetura brasileira”, afirma a gerente de Marketing do Shopping Mueller, Melissa Barbosa.

Além disso, ao receber parte da maior exposição realizada este ano pelo MON, o Shopping Mueller lança o novo projeto "Arte no Mueller", o qual tem a proposta de apresentar e levar para o público a experiência da arte. O coquetel de abertura da exposição, com produção do party designer Marcos Soares, e lançamento do projeto será no dia 26, e contará com a presença da estrela do mall, a top model Isabeli Fontana. “Podemos dizer que, tanto Vilanova Artigas como Isabeli Fontana, cada um em seu tempo e segmento, são ícones e fazem parte da história paranaense”, acrescenta a gerente de Marketing do Shopping Mueller, Melissa Barbosa. Além da top, participarão do coquetel de abertura empreendedores do mall, autoridades, coordenadoria do MON e arquitetos.

Peça de mobiliário criado pelo arquiteto, faz parte do acervo do MON. 
Fotografia de: Bruno Loureiro.
A Exposição “Nos pormenores um universo” no MON
No Museu Oscar Niemeyer, a exposição “Nos pormenores um universo", inaugura no dia 27 de Agosto, quinta-feira, às 19 horas, nas salas 4 e 5. A mostra traz projetos originais, desenhos artísticos do arquiteto e maquetes, fotografias e documentos do acervo da família, além de obras de artistas do modernismo que influenciaram o trabalho de João Batista Vilanova Artigas. Haverá, ainda, vídeos e o documentário produzido especialmente para o centenário. A mostra tem a curadoria de Giceli Portela e Maria José Justino.

O arquiteto João Batista Vilanova Artigas
Nascido em Curitiba, em junho de 1915, João Batista Vilanova Artigas  mudou-se para São Paulo e se formou arquiteto pela Escola Politécnica da USP, em 1937. Foi fundador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1948, na qual liderou, mais tarde em 1962, um movimento para a reforma de ensino que influenciou outras faculdades de arquitetura no Brasil. Foi bolsista da John Simon Guggenheim Foundation em 1947. Sua obra foi duas vezes premiada internacionalmente pela União Internacional de Arquitetos - UIA (Prêmio Jean Tschumi - 1972 e Prêmio Auguste Perret – 1985, este póstumo).

Professor eloquente, articulado e carismático, conquistou admiradores e   exerceu uma vasta influência na arquitetura do país. Foi referência para várias gerações de profissionais e o mestre que, durante décadas, iniciou jovens na carreira de arquiteto e nas lides de planejar espaços. Para o professor, desenho era emancipação e projeto, demonstração de soberania. Seguindo essa linha, norteou o ensino da arquitetura nas instituições onde lecionou.

Artigas concebeu grandes obras, públicas ou privadas. Do seu traço, saíram hospitais, clubes, escolas, cinemas, rodoviárias e prédios comerciais e residenciais. Nos mais de 500 projetos realizados e no contato com profissionais de várias nacionalidades, João Batista Vilanova Artigas conquistou reconhecimento internacional e seu nome, três décadas após seu falecimento, ocorrido em 12 de janeiro de 1985, continua um dos mais respeitados entre os arquitetos brasileiros. Dada a importância e influência da obra de Artigas para a história da arquitetura, seu acervo, composto por estudos e projetos, é atualmente preservado nos arquivos da FAU-USP e acessível aos pesquisadores.

Serviço: Recorte da exposição “Nos Pormenores um Universo” de Vilanova artigas 
– Shopping Mueller
Período: de 26/08 a 13/09
Local: Piso L4 (Cinemas)
Entrada: gratuita
Endereço: Shopping Mueller | Avenida Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico
Telefone: 41 3074-1000
Instagram: @muellercwb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS