III BIENAL DE MÚSICA HOJE E CONCURSO DE NOVOS COMPOSITORES NA CAPELA SANTA MARIA


A Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba abre as apresentações da III Bienal Música Hoje, festival internacional de música contemporânea que acontece em Curitiba, estabelecendo um diálogo entre a produção musical brasileira e o que de melhor se tem criado em todo o mundo, nessa área. Os concertos acontecem na Capela Santa Maria, às 20h de sexta-feira (14) e às 18h30 de sábado (15), sob a regência do maestro e compositor gaúcho Márcio Steuernagel.

Junto com as apresentações, acontece também o III Concurso Nacional de Composição Música Hoje, dedicado ao fomento da produção de música orquestral nova por compositores brasileiros. No repertório, as três obras finalistas desta edição do concurso, selecionadas anonimamente por um júri especializado. A obra vencedora será escolhida pelo público e júri presente nas nos concertos.

Abrindo o concerto, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba realiza a estreia latino-americana de Ramifications, de György Ligeti (1923-2006) – certamente um dos concorrentes à distinção de compositor mais importante do século XX. De escrita densa, polirrítmica e polifônica – ramificada, como o próprio título sugere – esta obra leva a escrita textural de Ligeti, baseada em redes sonoras, para o universo de microtonalidade.

Representa a produção própria e icônica de Curitiba ‘Que grandes silêncios maiores há no alto…’ (2014) de Harry Crowl (1958), obra dedicada à Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba e estreada no ano passado sob a regência de Alessandro Sangiorgi. O título foi extraído de um poema de Fernando Pessoa sob o heterônimo de Álvaro de Campos, no qual o autor faz uma reflexão sobre os sons que vão desaparecendo ao longo da noite a partir da perspectiva do morador de um edifício.

Completam o concerto STEMS, de Alexandre Lunsqui (1969) – obra encomendada pelo Chelsea Musica Festival (EUA, 2014) – e La memoria del agua, de Aurélio Edler-Copes – encomenda Prêmio Cátedra Manuell de Falla 2007, revisada entre 2007 e 2009, dedicada in memoriam ao irmão do compositor, Rodrigo. Integrantes de uma pequena plêiade de compositores brasileiros que fizeram sua carreira no exterior, onde são amplamente reconhecidos, tocados e premiados, Lunsqui e Edler-Copes coroam o concerto com um pouco do que há de melhor na música de concerto hoje.

Márcio Steuernagel –  Nascido em 1982, é Mestre em Música pela UFPR, graduado em Composição e Regência pela EMBAP e Bacharel em Música pela UFPR. Estudou regência com Osvaldo Ferreira, aperfeiçoando-se em cursos com Daisuke Soga e masterclass com Kurt Masur. Recebeu o primeiro prêmio no Concurso Nacional de Composição Michel Debost (2005); o Prêmio Funarte, na XVII Bienal de Música Brasileira Contemporânea (2007), e o Prêmio Funarte de Composição Clássica (2010). Foi bolsista no 40º Festival de Inverno de Campos do Jordão (2009), tendo aulas de composição com Stefano Gervasoni (Conservatório de Paris), e selecionado para o Workshop de Composição com o duo Friedrich-Schulkowski, promovido pelo Goethe Institut em Córdoba, Argentina (2009). Em 2011 foi Diretor Executivo da I Bienal Música Hoje, evento internacional de música contemporânea em Curitiba, e em 2013, foi Compositor Residente no Visby International Center for Composers, Suécia. Atualmente, dirige o Madrigal Ars Iubilorum, é membro fundador do Ensemble entreCompositores, Professor na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e Regente da Orquestra Filarmônica da UFPR.
A Bienal – Pela terceira vez o Ensemble entreCompositores apresenta em Curitiba a Bienal Música Hoje – festival internacional de música contemporânea, complementado pelo Seminário de Inverno de Música Contemporânea em Curitiba – braço acadêmico da Bienal. Com apoio institucional da Universidade Federal do Paraná, produção da Vlaanderen Produções Culturais, e em parceria com algumas das mais importantes instituições culturais da cidade, como Fundação Cultural de Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, e Universidade Positivo dentre outras, a Bienal Música Hoje dá continuidade, após as positivas repercussões das primeiras edições, ao processo de afirmação de Curitiba como cidade referência no Brasil dentro da cena internacional de música nova.A Bienal Música Hoje tem como foco o diálogo entre a produção musical local – tanto de Curitiba quanto do Brasil como um todo – e o que de mais novo se tem feito na música internacionalmente, primando sempre pela qualidade musical dos concertos. A Bienal promove, assim, o encontro entre grupos estabelecidos internacionalmente e compositores brasileiros, intérpretes locais e estéticas novas, intensificando a permeabilidade na criação musical, mobilidade e os deslocamentos, características típicas da cena da música de hoje.Em sua terceira edição, a Bienal Música Hoje demonstra o seu potencial transformador da cena musical de Curitiba e do Brasil, afirmando a resistência e renovada criatividade da música nova.

Serviço: Concerto da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba para a abertura da III Bienal de Música Hoje e III Concurso Nacional de Composição de Música Hoje
Sex, 14/08 às 20h
Sab, 15/08 às 18h30
Valores: R$30 e R$15
III Bienal Música Hoje
+ Seminário de Inverno de Música Contemporânea em Curitiba
14 a 22 de Agosto – 2015 
A programação completa do festival pode ser conferida no site www.bienalmusicahoje.com .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS