OBRA E VIDA DE LUIGI TENCO TEM ESTREIA NACIONAL EM CURITIBA

Ciao Amore Ciao retrata a vida do ídolo italiano da década de 60, 

que faleceu aos 28 anos de idade


O cantor Luigi Tenco foi sucesso nos anos 60 na Itália. Contestador dos costumes da época e considerado vanguardista pelos ideais sociais e políticos, o autor do sucesso Ciao Amore Ciao morreu aos 28 anos após ser desclassificado no Festival de Sanremo, em 1967. A hipótese de suicídio é até hoje contestada. Tenco foi o primeiro cantautore italiano e um dos principais responsáveis pela renovação da música popular daquele país.

A obra intensa e apaixonada de Tenco despertou o interesse do ator e cantor Antonio Interlandi que chamou para este trabalho, de piano e voz, o concertista Mathieu El Fassi. O musical intimista é uma reinvenção do universo de Luigi Tenco e terá estreia nacional nos dias 21, 22 e 23 de Agosto, no Guairinha, em Curitiba.

O projeto começou em 2005 quando Interlandi participava na França, como ator, do filme de Joyce Buñuel sobre a vida da cantora Dalida, ícone absoluta da canção francesa e italiana dos anos 60, 70 e 80. “Certo dia, durante os ensaios, ouvimos uma canção de Luigi Tenco, artista que até então eu desconhecia. Ele era personagem do filme por ter sido amante de Dalida. Fiquei fascinado pelo timbre da voz, interpretação e carisma”, diz.

A partir deste contato, Interlandi começou pesquisar – o que incluiu muitas viagens à Itália - sobre a vida, textos e canções de Tenco, que também era saxofonista e pianista. Em uma destas viagens conheceu o pianista Mathieu El Fassi que mergulhou na aventura, dividindo arranjos, escolhas e opiniões.

O interesse por Tenco foi mútuo. Ele mantinha uma relação próxima com a música clássica e usamos esta fusão em boa parte dos arranjos. Algumas canções de Chico Buarque, compositor com perfil que muito se aproxima de Tenco, encontraram lugar neste trabalho, acompanhando como imagem refletida no espelho o universo do cantor italiano”, afirma Fassi.

No show eles revelam a intimidade deste artista singular, que teve como marcas a melancolia, o engajamento político, muitos amores e o humor insolente.

Não se trata de uma reconstrução nostálgica dos doces anos da balada italiana, mas do diálogo entre o ator-cantor-dançarino, o pianista e Luigi Tenco, ícone italiano trazido à vida neste espetáculo de maneira vibrante, no qual toda uma vida desfila aos nossos olhos”, diz Interlandi, que foi o protagonista da peça “Peines de Coeur”, de Alfredo Arias, vencedora do Prêmio Molière de melhor espetáculo musical francês.

Ciao Amore Ciao é o segundo espetáculo escrito e criado por ele e teve as colaborações de Nita Klein e Jean Gillibert, Malavika durante a elaboração em Paris, no Théâtre du Petit Saint Martin.

Ciao Amore Ciao tem patrocínio da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Lei de Incentivo à Cultura. Apoio Mabu Curitiba Business, Celepar e Consulado Geral da Itália. A proponente desta montagem foi Analaura de Souza Pinto, pianista da Orquestra Sinfônica do Paraná.
Ciao Amore Ciao também será apresentado no Teatro Sesi, em Goiânia, no próximo dia 3 de Setembro.


Serviço: Ciao Amore Ciao - Um musical intimista
Dias: 21 e 22 às 21h, e 23 às 18 horas
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) - Curitiba | PR
Ingressos: R$20,00 (mais R$6,00 taxa de ingresso).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS