ARTISTA PLÁSTICO CONTEMPORÂNEO REVITALIZA FACHADA DE EDIFÍCIO COM PAINEL

Luiz Gustavo Vidal desenvolveu o projeto para o prédio, que fica no bairro São Francisco, com desenhos de sua autoria e que remetem à mobilidade urbana 
Para comemorar 30 anos de práticas artísticas, o artista visual Luiz Gustavo Vidal desenvolveu o projeto de revitalização da fachada do Edifício 13 de Maio, que fica no bairro São Francisco, em Curitiba. A obra, um painel gigante com desenho de sua autoria, foi executada com o auxílio dos também artistas Elvo Benito Damo e Maria Helena Saparolli, e será um grande presente para a capital do Paraná. 

O painel será montado com inúmeros azulejos que passaram individualmente por um longo processo manual de queima a aproximadamente 900ºC, para fixação da imagem e posterior conservação. Essas peças começam a ser instaladas na fachada do edifício a partir do dia 20 de Maio e a inauguração está prevista para a primeira quinzena de Junho.  



Vidal, é o atual presidente da APAP/PR - Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná e da Comissão Especial de Cultura e Arte do Conselho Federal da OAB, destaca que a ilustração foi concebida para abordar a mobilidade urbana, e a época em que os animais de locomoção de outrora são substituídos por máquinas simples, como a bicicleta. Para viabilizar a proposta, ele conta com o apoio da Elejor (Centrais Elétricas do Rio Jordão) e da Prefeitura e da Fundação Cultural de Curitiba, que auxiliam na logística do projeto. 
Painel é executado com azulejos gigantes
Fotografia: Rubens Niemitz Jr.

Pintor, desenhista, ilustrador, gravador, realizador de arte digital e urbana, Vidal lembra que ficou muitos anos namorando aquele paredão do edifício até conseguir falar com os condôminos. “O projeto tomou proporção e é uma obra muito cara, onde a maior parte dos recursos é própria. No entanto, mais importante que estar dentro de um museu, onde menos de 5% da população entra, é ganhar a rua e atrair a população. Isso é a coisa mais prazerosa para o artista. Esperamos que essa ação, que vai de encontro com a revitalização e ocupação do centro da cidade se espalhe e que também outros artistas também possam fazer isso, pois temos qualidade e técnica para ganhar o mundo.”, ressalta.

Realmente o maior desafio de um artista visual é levar a sua obra para a rua e o espaço urbano, onde ele pode dialogar e entrar em simbiose com o meio. 
O artista também definiu com o fotógrafo Rubens Niemitz Jr. que todo o registro fotográfico da produção da obra será doado para a Casa da Memória, para que possa servir de fonte criativa de pesquisa. 

Vidal com Elvo Benito Damo e Maria Helena Zaparolli
Fotografia: Rubens Niemitz Jr. 
Vidal vem trabalhando no sentido de lançar um livro contando um pouco mais da sua série “Mobilidade Urbana” e da trajetória do seu painel, bem como está programando realizar duas exposições com suas obras (indoor e outdoor), além do lançamento de produtos culturais (gravuras, moda autoral, louças, entre outros). Mas para que seja possível a realização do projeto em sua plenitude, Vidal ainda procura por parcerias, sublinhando que conta com aprovação para captação de recursos por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS