VOX URBE TERÁ FINAL DE SEMANA DE LEITURA, OFICINAS E BATE-PAPO SOBRE LITERATURA

Quarto e último encontro do ano vai reunir o público com autores e editoras paranaenses no Teatro Novelas Curitibanas

Um final de semana para prestigiar, ouvir e trocar ideias com quem produz literatura. Entre 18 e 20 de Maio, no Teatro Novelas Curitibanas, o público poderá participar do quarto e último encontro do ano do Vox Urbe, evento literário criado para dar voz e espaço aos poetas locais e convidados. Na programação, música, bate-papos, leituras e oficinas que exploram a diversidade de linguagens, formatos de leitura e troca entre o público. Dirigido pelo artista e produtor cultural Adriano Esturilho e com curadoria do poeta Ricardo Pozzo e da produtora cultural Manoela Leão, o Vox Urbe ganhou corpo este ano com quatro episódios, mais participantes e convidados de outros estados. Toda a programação é gratuita mediante a lotação do espaço. Para participar das oficinas, o público precisa se inscrever por meio do site www.voxurb.art.br

Na sexta-feira (18/05), o Teatro Novelas Curitibanas recebe a abertura do evento às 19 horas, seguido do debate “Encontro com os Coletivos”, que reúne os coletivos de literatura Pontes Outras, Toten & Pagu e o Coletivo Marianas. Às 21 horas, o Coletivo Poesia Abstrata conduz recitais e leituras acompanhados de sonorização.

No sábado (19/05), entre as 14h30 e às 17h30, será realizada a oficina “Os Poetas de Tróia”, conduzida pelo crítico e poeta carioca Carlito de Azevedo. Nesse encontro, o autor instiga a criação de experimentações poéticas do público sobre o tempo presente (de conflito, derrota e potência) por meio da leitura de poemas que se instauram como zonas de conflito, como os do polonês Zbigniew Herbert, dos russos Maiakóvski e Anna Akhmátova, dos alemães Brecht e Celan, entre outros autores.
No mesmo horário, o poeta e professor de Língua Portuguesa Paulo Bearzoti ministra uma segunda oficina que propõe leitura e debate sobre poemas e poetas que representaram a poesia política brasileira dos séculos 19 e 20, como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Ferreira Gullar. Além disso, Bearzoti também irá conduzir a criação de textos poéticos com base nas perspectivas e abordagens trabalhadas.
Às 18 horas, o Teatro Novelas Curitibanas é palco do debate “Conversa com as Editoras”, que reúne representantes da Kotter Editorial, Editora Patuá, Editora Medusa, Kafka Edições e a Editora UFPR.
A última atividade do dia acontece às 19h30 com um bate-papo ministrado por Carlito de Azevedo e Paulo Bearzoti.

No domingo (20/05) o evento começa com duas oficinas que vão das 14h30 às 17h30. A primeira será ministrada pelo escritor Anelito Oliveira e busca estimular a construção do texto lírico que tem em seu sujeito o seu estímulo fundamental na problemática política em geral com foco na América Latina e no Brasil. A atividade se divide em 3 partes, sendo a primeira a apresentação do conceito de poema político, a segunda uma análise de diversos exemplos deste gênero, e a terceira parte dedicada à construção de poemas políticos.
A segunda oficina, conduzida paralelamente pela autora londrinense Edra Moraes, aborda a poesia feminina contemporânea no Brasil com o objetivo de analisar a percepção do eu lírico feminino de algumas das mais significativas poetas que atuam no país nos dias de hoje, propondo averiguar a possibilidade desse eu lírico ter ou não uma estética diferenciada.
Às 18 horas, Anelito Oliveira e Edra Moraes se juntam para a realização de leituras e de mais um bate-papo com o público. O Vox Urbe tem encerramento a partir das 19h30 com mais leituras e o show “Vira Lata”, protagonizado pelo músico e compositor paulista Chico Paes.

O evento - O Vox Urbe 2018 foi lançado no último 22 de Março na Cinemateca de Curitiba marcando uma série de outros três encontros. Neste ano, recebe patrocínio do PROFICE - Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, com incentivo da Copel. A iniciativa é um dos principais eventos de poesia em atividade no Paraná e tem como princípio abrir espaço para os poetas da cena local lerem e compartilharem seus poemas e pensamentos com o público. O evento nasceu em 2011 nas noites de terça-feira do já extinto Wonka Bar em Curitiba, com o apoio da empresária e produtora cultural Ieda Godoy, que cedia seu espaço e estrutura. Neste novo momento, o projeto ganha estrutura de produção, equipe e divulgação para ampliar seu público. Também terá um calendário estruturado com mesas-redondas com autores e coletivos de literatura, shows, oficinas, lançamentos e sessões de autógrafo. O Vox Urbe tem entrada gratuita em todos os eventos e a ideia é transformar esses encontros em noites de trocas culturais com a interseção de outras artes como a música e a performance. A expressão do latim ”vox urbe” (que significa “vozes da cidade”) traduz bem o espírito deste evento que proporciona uma experiência literária única. “Mantivemos a tradição do sarau e da leitura de poemas. O foco continua na divulgação dos poetas curitibanos com abertura para o intercâmbio com convidados de outros locais”, conta Adriano Esturilho. 
Serviço: VOX URBE 
Local: Teatro Novelas Curitibanas - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, nº 1.222, São Francisco
Data: 18 a 20 de Maio - Horários: dia 18 de Maio a partir das 19h, e dias 19 e 20 a partir das 14h30
Entrada gratuita.
Para participar das oficinas, o público deve se inscrever através do site www.voxurbe.art.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS