VOX URBE TERÁ FINAL DE SEMANA DE LEITURA, OFICINAS E BATE-PAPO SOBRE LITERATURA

Quarto e último encontro do ano vai reunir o público com autores e editoras paranaenses no Teatro Novelas Curitibanas

Um final de semana para prestigiar, ouvir e trocar ideias com quem produz literatura. Entre 18 e 20 de Maio, no Teatro Novelas Curitibanas, o público poderá participar do quarto e último encontro do ano do Vox Urbe, evento literário criado para dar voz e espaço aos poetas locais e convidados. Na programação, música, bate-papos, leituras e oficinas que exploram a diversidade de linguagens, formatos de leitura e troca entre o público. Dirigido pelo artista e produtor cultural Adriano Esturilho e com curadoria do poeta Ricardo Pozzo e da produtora cultural Manoela Leão, o Vox Urbe ganhou corpo este ano com quatro episódios, mais participantes e convidados de outros estados. Toda a programação é gratuita mediante a lotação do espaço. Para participar das oficinas, o público precisa se inscrever por meio do site www.voxurb.art.br

Na sexta-feira (18/05), o Teatro Novelas Curitibanas recebe a abertura do evento às 19 horas, seguido do debate “Encontro com os Coletivos”, que reúne os coletivos de literatura Pontes Outras, Toten & Pagu e o Coletivo Marianas. Às 21 horas, o Coletivo Poesia Abstrata conduz recitais e leituras acompanhados de sonorização.

No sábado (19/05), entre as 14h30 e às 17h30, será realizada a oficina “Os Poetas de Tróia”, conduzida pelo crítico e poeta carioca Carlito de Azevedo. Nesse encontro, o autor instiga a criação de experimentações poéticas do público sobre o tempo presente (de conflito, derrota e potência) por meio da leitura de poemas que se instauram como zonas de conflito, como os do polonês Zbigniew Herbert, dos russos Maiakóvski e Anna Akhmátova, dos alemães Brecht e Celan, entre outros autores.
No mesmo horário, o poeta e professor de Língua Portuguesa Paulo Bearzoti ministra uma segunda oficina que propõe leitura e debate sobre poemas e poetas que representaram a poesia política brasileira dos séculos 19 e 20, como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Ferreira Gullar. Além disso, Bearzoti também irá conduzir a criação de textos poéticos com base nas perspectivas e abordagens trabalhadas.
Às 18 horas, o Teatro Novelas Curitibanas é palco do debate “Conversa com as Editoras”, que reúne representantes da Kotter Editorial, Editora Patuá, Editora Medusa, Kafka Edições e a Editora UFPR.
A última atividade do dia acontece às 19h30 com um bate-papo ministrado por Carlito de Azevedo e Paulo Bearzoti.

No domingo (20/05) o evento começa com duas oficinas que vão das 14h30 às 17h30. A primeira será ministrada pelo escritor Anelito Oliveira e busca estimular a construção do texto lírico que tem em seu sujeito o seu estímulo fundamental na problemática política em geral com foco na América Latina e no Brasil. A atividade se divide em 3 partes, sendo a primeira a apresentação do conceito de poema político, a segunda uma análise de diversos exemplos deste gênero, e a terceira parte dedicada à construção de poemas políticos.
A segunda oficina, conduzida paralelamente pela autora londrinense Edra Moraes, aborda a poesia feminina contemporânea no Brasil com o objetivo de analisar a percepção do eu lírico feminino de algumas das mais significativas poetas que atuam no país nos dias de hoje, propondo averiguar a possibilidade desse eu lírico ter ou não uma estética diferenciada.
Às 18 horas, Anelito Oliveira e Edra Moraes se juntam para a realização de leituras e de mais um bate-papo com o público. O Vox Urbe tem encerramento a partir das 19h30 com mais leituras e o show “Vira Lata”, protagonizado pelo músico e compositor paulista Chico Paes.

O evento - O Vox Urbe 2018 foi lançado no último 22 de Março na Cinemateca de Curitiba marcando uma série de outros três encontros. Neste ano, recebe patrocínio do PROFICE - Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, com incentivo da Copel. A iniciativa é um dos principais eventos de poesia em atividade no Paraná e tem como princípio abrir espaço para os poetas da cena local lerem e compartilharem seus poemas e pensamentos com o público. O evento nasceu em 2011 nas noites de terça-feira do já extinto Wonka Bar em Curitiba, com o apoio da empresária e produtora cultural Ieda Godoy, que cedia seu espaço e estrutura. Neste novo momento, o projeto ganha estrutura de produção, equipe e divulgação para ampliar seu público. Também terá um calendário estruturado com mesas-redondas com autores e coletivos de literatura, shows, oficinas, lançamentos e sessões de autógrafo. O Vox Urbe tem entrada gratuita em todos os eventos e a ideia é transformar esses encontros em noites de trocas culturais com a interseção de outras artes como a música e a performance. A expressão do latim ”vox urbe” (que significa “vozes da cidade”) traduz bem o espírito deste evento que proporciona uma experiência literária única. “Mantivemos a tradição do sarau e da leitura de poemas. O foco continua na divulgação dos poetas curitibanos com abertura para o intercâmbio com convidados de outros locais”, conta Adriano Esturilho. 
Serviço: VOX URBE 
Local: Teatro Novelas Curitibanas - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, nº 1.222, São Francisco
Data: 18 a 20 de Maio - Horários: dia 18 de Maio a partir das 19h, e dias 19 e 20 a partir das 14h30
Entrada gratuita.
Para participar das oficinas, o público deve se inscrever através do site www.voxurbe.art.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

YOUTUBER REZENDEEVIL LANÇA LIVRO EM CURITIBA

SHOPPING PALLADIUM INICIA CAMPANHA DE DIA DAS CRIANÇAS COM BRINDE EXCLUSIVO

MASTER VENCE PROFISSIONAIS DO ANO NA CATEGORIA CAMPANHA REGIÃO SUL