UNINTER SEDIA CONGRESSO BRASILEIRO DE ESPERANTO EM CURITIBA


Capital paranaense recebe pela terceira vez esperantistas de todo o país para debater a língua planejada mais falada no mundo; cursos, palestras e corrida pela paz são parte da programação do evento

Entre 31 de Maio e 3 de Junho, acontece o 53º Congresso Brasileiro de Esperanto, em Curitiba. Mais de 1,5 mil esperantistas e simpatizantes da língua de todo o Brasil são esperados na capital paranaense nos quatro dias de evento. Os encontros acontecem na sede do Centro Universitário Internacional Uninter, campus Divina, e no Memorial de Curitiba. Serão palestras, debates e cursos com emissão de certificado, totalmente gratuitos para toda a comunidade. Na cerimônia de abertura, os presentes poderão assistir a apresentações de dança e teatro do Pavilhão Étnico de Curitiba, no palco do Memorial. As inscrições podem ser feitas no site do evento. 

Jônathas Barros, presidente da Associação Paranaense de Esperanto, explica que o Esperanto é a língua planejada mais falado no mundo. Desenvolvida por Ludwik Lejzer Zamenhof, em 1887, tem o objetivo de ser uma língua neutra e que funcione como meio de comunicação internacional para todos os povos. “O Esperanto promove a paz e a democracia linguística, sem anular ou privilegiar nenhuma língua no contexto da comunicação internacional”, conta Barros.

Durante o evento, será produzida uma carta oficial, assinada pela cidade de Curitiba, para ser entregue ao presidente da Associação Universal de Esperanto, Mark Fettes, em Lisboa, na realização do 103º Congresso Internacional de Esperanto em Junho deste ano. Na carta, Curitiba pleiteará a vaga para ser a sede do evento internacional em 2020 ou 2021. “O Brasil já sediou o evento internacional em 1981, em Brasília, e em 2002, em Fortaleza. Curitiba é uma cidade à frente do seu tempo e que traduz os valores do Esperanto”, defende Barros.

38º Congresso da Juventude Esperantista Brasileira
Além do 53º Congresso Brasileiro de Esperanto, a Uninter sedia o 38° Congresso da Juventude Esperantista Brasileira, que acontecem paralelamente nos quatro dias de evento. A intenção é reunir todos os falantes do Esperanto e interessados pelo Idioma, para assistir palestras, realizar cursos e assistir às programações artísticas oferecidas pela organização do evento. “Vamos conviver na cidade usando o Esperanto”, afirma Barros.

1ª Corrida e Caminhada Esperanto
No último dia do evento, será realizada a 1º Corrida e Caminhada Esperanto pela Paz e Diversidade, no parque Tingui, às 8h. Serão corridas de 4 km, 8 km e para crianças. “Toda a população de Curitiba está convidada a caminhar pela paz mundial, que é o objetivo da língua neutra internacional Esperanto", informa Barros. O kit completo custa R$ 55. A programação completa pode ser acessada no site do evento e as inscrições estão abertas no site www.ticketagora.com.br.  

Serviço: 53º Congresso Brasileiro de Esperanto
Data: 31 de Maio a 3 de Junho
Inscrições pelo site do evento
1º Corrida e Caminhada Esperanto pela Paz e Diversidade
Local: Parque Tingui
Data: 03/06, às 8h
Inscrições: www.ticketagora.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS