NOSTALGIA UMA HOMENAGEM AO CIRCO

Nostalgia é uma homenagem ao circo brasileiro

Espetáculo do grupo Manacá busca alternativas contemporâneas para olhar a tradição circense brasileira

Um retorno à antiga arte circense e uma homenagem ao circo brasileiro. Esta é a proposta de “Nostalgia”, espetáculo de estreia do grupo Manacá, de São Paulo, que faz suas primeiras apresentações na Mostra 2013 do Festival de Curitiba.

Como o próprio nome sugere, “Nostalgia” é um olhar para o passado na tentativa de resgatar a tradição do circo no Brasil. “É um espetáculo singelo, criado por um grupo jovem que nasce respeitando e celebrando esta tradição circense para, depois, repensar o futuro, inovar”, explica o diretor.
 
 Com oito integrantes, o Manacá é o novo grupo de Beto Andreetta, um dos principais nomes ligados à renovação do circo no Brasil. Fundador da companhia Pia Fraus, ele também é o responsável pela criação, junto aos Parlapatões, do Circo Roda, projeto de difusão do novo circo brasileiro. Foi com o Circo Roda, inclusive, que Andreetta trouxe para Curitiba, em edições passadas do Festival, as montagens “Oceano” (2009), “DNA – Somos Todos Muito Iguais” (2011) e “Caravana” (2012), espetáculos de grande sucesso e fascínio entre o público.

Memória
A memória do circo já havia sido tema de “Caravana”, que esteve na Mostra do ano passado. Nele, as lembranças de um antigo palhaço levavam a uma viagem pelo país por meio de números circense executados em diferentes cenários: Manaus, Salvador, Rio de Janeiro, Curitiba e outras cidades.

Nostalgia”, entretanto, apresenta uma estrutura diferente. Se, em “Caravana”, uma narrativa conduzia a história; no novo espetáculo, o foco é a arte do circo e números circenses clássicos.

Simples em termos de estrutura, mas empolgante em relação ao que pretende mostrar para o público, “Nostalgia” incorpora música e dança neste resgate do circo clássico. A dança, aliás, é um dos componentes mais destacados da montagem que tem direção de Lara Pinheiro, atual diretora do Balé da Cidade de São Paulo, e traz no elenco cinco artistas circenses, dois dançarinos e um ator.

No Festival de Curitiba, “Nostalgia” será apresentado no Teatro Positivo que, nos últimos anos, tem sido o palco das produções circenses da Mostra. “Ele é um teatro de proporções circenses”, conta Andreetta. As apresentações acontecem de 5 a 7 de Abril.
 
http://festivaldecuritiba.com.br/2013/espetaculos/ver/1503/Mostra_2013/Circo/Nostalgia



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS