GRUPO FATO LEVA TAMANCOS E SAMPLERS AO TOCA BRASIL


Quinteto curitibano convida Mauricio Pereira ao palco do show de lançamento do disco PRÓXIMO, concebido a partir de combinações não-convencionais de elementos sonoros

Grupo FATO (Curitiba), que está em turnê de lançamento do CD “PRÓXIMO”, faz show no dia 17 de abril na Sala Itaú Cultural (Av. Paulista, 149), às 20h, no projeto Toca Brasil. No palco o quinteto terá como convidado especial Mauricio Pereira, um parceiro artístico do Grupo já de longa data. Pereira dividirá o palco com a banda curitibana em músicas do novo CD do FATO, além de outras de seu próprio repertório.  Para o FATO, será um encontro musical mais que honroso com um artista que é uma alta referência para o grupo.

O Projeto “PRÓXIMO” reprocessa uma vez mais a utilização criativa da sonoridade dos tamancos de fandango paranaense, inserindo-os no contexto de uma música urbana. Ora aliados a samplers, integrando loops ou transformados na tamancalha (*), os tamancos tornaram-se, no contexto da música do FATO, instrumentos musicais aptos a qualquer tipo de uso. Uma sonoridade paranaense que merece ser tão conhecida quanto os sons dos triângulos e zabumbas do nordeste ou os tamborins do samba carioca. Essa é uma das ações afirmativas que o FATO sempre leva adiante.

O disco que deu origem ao show celebra a trajetória artística de 20 anos do FATO e está na lista dos 100 melhores lançamentos de 2014 do site “Embrulhador”, na 28ª posição. “PRÓXIMO”, produzido por Pedro Luís, teve participações de artistas como Lenine, João Cavalcanti e Yuri Queiroga, entre outros, intensificando aproximações, ideia-força do projeto.

O Show “PRÓXIMO” é a 11ª montagem realizada pelo FATO, que mantém uma prática musical constante e inventiva. Além de algumas composições de Mauricio Pereira, o show tem outras assinadas por diversos autores. Utilizando-se de elementos de tradições regionais, do pop contemporâneo e explorando sonoridades que vão das acústicas às digitais, o FATO produz combinações que exploram uma convivência harmônica de timbres e texturas musicais, vindas de todos os cantos do Brasil, com diferentes temperos do mundo.

O show é variado em movimentações, pois os integrantes ora cantam, ora tocam diferentes instrumentos, trocando de lugar em cena e enriquecendo a experiência do público.
Na direção, Luiz Felipe Leprevost, multi-artista curitibano (poeta, contista, ator, dançarino e cancionista) que transita entre diversas estéticas e gerações de criadores. O figurino é assinado pelo estilista Alexandre Linhares, do Atelier Heroína de arte vestível e o cenário de Fabíola Bonofiglio, arquiteta e diretora de arte.

SERVIÇO: 
Data: 17 de Abril de 2015 – SEXTA-FEIRA
Horário: 20h
Local: Sala Itaú Cultural, (Av. Paulista, 149) integrando o projeto Toca Brasil.
Classificação etária: livre
Ingressos: gratuitos (distribuídos com meia hora de antecedência. Lotação: 249 lugares)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS