CURITIBA RECEBE PEÇA QUE DISCUTE A GUERRILHA DO ARAGUAIA


Com direção, dramaturgia e elenco composto somente por mulheres, o espetáculo reafirma a visão feminina sobre o histórico conflito armado e a busca pela liberdade
  
Criada para debater a guerrilha do Araguaia – conflito ocorrido entre 1967 e 1974, na Amazônia brasileira, entre militares e opositores do regime – a peça “Guerrilheiras ou Para a Terra Não Há Desaparecidos” traz à tona temas como a militância brasileira, o processo de resistência a mazelas históricas de nosso país, a ditadura militar, a busca das famílias pelos desaparecidos e a luta pela democracia. Em meio a essas reflexões, o debate permeia a participação feminina no processo de construção da identidade nacional.

O mote de “Guerrilheiras” baseia-se na premissa de que o aprendizado e a tomada de decisão podem ser, em sua essência, atitudes políticas. Assim como “não se nasce mulher, torna-se”, também não se nasce brasileiro, artista ou guerrilheiro, torna-se. Escolhe-se. E é em torno dessa ideia que o espetáculo se realiza. Discutindo, ao mesmo tempo, liberdade, violência, democracia e a questão feminina na sociedade, o espetáculo revela a atualidade desses temas.

O projeto foi idealizado por Gabriela Carneiro da Cunha a partir de dados históricos, assim como de relatos de moradores da região do Araguaia que viveram e testemunharam o conflito armado. No elenco estão seis atrizes (Carolina Virguez, Sara Antunes, Daniela Carmona, Mafalda Pequenino, Fernanda Haucke e Gabriela Carneiro da Cunha) que contam com a direção de Georgette Fadel e dramaturgia de Grace Passô, numa visão marcadamente feminina da problemática em torno da guerrilha do Araguaia.

Serviço: Teatro: “Guerrilheiras ou Para a Terra Não Há Desaparecidos”
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR).
Data: de 14 a 16 de Setembro de 2018 (sexta a domingo).
Horário: sexta e sábado, às 20h e domingo, às 19h.
Ingressos: vendas a partir de 8 de Setembro (sábado). R$ 30 e R$ 15 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h.)
Classificação etária: 14 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"