CURITIBA INAUGURA PRIMEIRO MURAL SOBRE MOBILIDADE URBANA

O artista visual Luiz Gustavo Vidal entrega a obra à cidade em 22 de Setembro. A intervenção artística foi feita no Edifício 13 de Maio, no bairro São Francisco



No sábado, 22 de Setembro, dedicado ao Dia Mundial Sem Carro, o artista visual Luiz Gustavo Vidal entrega à cidade o Mural Mobilidade Urbana – uma obra de arte pública que, além de promover a reflexão sobre locomoção, homens e animais - resgata a vocação cultural de Curitiba como cidade muralista, berço de artistas como Poty Lazzarotto – a quem Vidal dedica a obra.
Luiz Vida e a sua obra artística (Rubens Nemitz Jr)
Luiz Vida e a sua obra artística
(Rubens Nemitz Jr) 
A intervenção artística, feita na fachada do antigo Edifício 13 de Maio, passa a integrar uma região da cidade que conta com obras de artistas consagrados e a compor o centro histórico da capital. Com 7 metros de altura por 7 metros de largura, foram utilizados 1.250 azulejos e mais de mil horas de queima em fornos a 900 graus, sua produção levou 2 anos e envolveu a colaboração de artistas como Elvo Benito Damo e Maria Helena Saparolli.
A inauguração do mural terá a presença de vários artistas e autoridades, entre elas nosso prefeito Rafael Greca, e apresentações musicais como a tradicional Banda Lyra, a Orquestra de Ladies e o grupo Lenhadores da UFPR.

O mural
A obra faz parte de uma série sobre Mobilidade Urbana que reúne diversos desenhos à mão livre, pintura e arte digital em que Vidal utiliza superfícies variadas, cartela de cores fortes e reduzida, o que traz movimento e intensidade ao seu trabalho.  A partir da observação da relação entre homem, animal e locomoção, Vidal transforma pernas e patas em rodas de traços velozes e marcantes.
Vidal, que tem o apoio fundamental da Elejor (Centrais Elétricas do Rio Jordão), empresa do governo do Estado do Paraná - por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Ministério da Cultura), complementa a inauguração do mural com o lançamento de um livro, uma exposição indoor e uma a céu aberto e ações educativas em escolas da capital. Importante ainda destacar que o artista ainda tomou o cuidado de criar todo um acervo fotográfico que documenta a série – mais de 3 mil registros feitos por Rubens Nemitz Jr – o qual será doado para o centro de documentação e pesquisa da Casa da Memória da Fundação Cultural de Curitiba, devendo o material ficar disponível para consulta pública.

O local
O Edifício escolhido para receber o mural brinca o artista: “fica num local que você certamente vê todo dia sem, contudo, ver”. E tudo isso foi concebido pelo seu imaginário, o qual tem a intenção de trazer para o local um importante sentimento de pertencimento das pessoas que ali passam, com um resgate de princípios que tanto buscamos.
Edifício fica no bairro São Francisco
(Rubens Nemitz Jr) 
Como sugestão para cidade, deixa ainda a criação de um mirante sob a passagem da trincheira da Rua 13 de Maio para contemplação dos raios do sol, que finalizam o dia exatamente sobre a rua, uma das principais vias centrais da cidade, lembrando que nas imediações passa a importante linha turismo e está localizada a central de saúde mãe curitibana e a Mitra da Arquidiocese de Curitiba.

O artista
Luiz Gustavo Vidal – é artista visual, desenhista, ilustrador, gravador e realizador de arte urbana. Tem participado de diversas mostras não só como artista, mas também na qualidade de Curador. Presidente da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, da Comissão Especial de Cultural e Arte do Conselho Federal da OAB e da Comissão Cultural da OAB/PR. Vidal tem sua vida pessoal e profissional direcionada às artes desde a infância, onde iniciou seus estudos de pintura e manteve-se atento e intuitivo, desenvolvendo pesquisas e observações “in loco” em Nova Iorque, Los Angeles, Miami e San Francisco – cidades que exercem forte influência em sua personalidade artística. Como advogado, especializou-se na questão dos direitos autorais em artes visuais.

Serviço: Inauguração Mural Mobilidade Urbana em Curitiba
Abertura: 22 de  Setembro de 2018, sábado, às 10 horas
Local: Edifício 13 de Maio – Rua Treze de Maio, 1184, Bairro São Francisco - Curitiba
Mais informações: o local conta com diversos estacionamentos nas proximidades. O trecho do Edifício 13 de Maio estará bloqueado para a inauguração do mural, das 8 às 13 horas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"