"O QUE É ORIGINAL?" EXPOSIÇÃO DO MON RECEBE MEDALHA NO BRASIL DESIGN AWARD 2020

A mostra “O que é original?”, do artista paranaense Marcelo Conrado, realizada pelo Museu Oscar Niemeyer (MON) em 2019, recebeu medalha de bronze no Brasil Design Award 2020, na categoria indicados pelo júri em Design de Ambientes (Design de Exposições e Instalações).

Além do título, o prêmio confere aos projetos finalistas a participação como finalistas do IF Design Award 2021, na Alemanha. Este é considerado o prêmio máximo do setor e visto como um dos principais selos de excelência em design do mundo. 

O anúncio dos vencedores do Brasil Design Award 2020 foi feito em cerimônia virtual na noite de quarta-feira, dia 9/12. A mostra teve projeto expográfico dos arquitetos Gustavo Paris e Gabriela Casagrande, curadoria da professora Maria José Justino e produção de Rebeca Gavião Pinheiro.

O reconhecimento de um dos mais importantes prêmios de Design é a validação do trabalho consistente realizado pelo Museu”, comenta a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. Ela lembra que a exposição trouxe para o Museu o questionamento sobre o conceito de originalidade na arte contemporânea e uma consequente reflexão, o que é um dos principais papeis do Museu na sociedade.

A exposição “O que é original?” foi inaugurada pelo MON em abril de 2019, instigando uma discussão sobre o conceito de autoria na arte contemporânea. O artista, que também é doutor em Direito pela UFPR e professor da mesma universidade, reuniu na mostra suas vertentes profissionais. “A exposição permitiu uma discussão sobre os conceitos de autoria, anonimato, apropriação e originalidade na arte”, explica o artista.

Para isso, ele utilizou 20 fotografias licenciadas de bancos de imagens, sobrepostas a frases anônimas, retiradas de pichações, redes sociais ou conversas casuais. Em outro espaço da exposição, foram apresentadas ao público 13 pinturas em grandes formatos.

O prêmio - desde 2009 a ABEDESIGN realiza o Brasil Design Award, com o objetivo de reconhecer e destacar a capacidade criativa e inovadora do Design na economia nacional. Nos últimos anos se consagrou como a maior premiação de design do país reunindo mais de 20 mil participantes, premiando mais de 2.500 projetos e movimentando mais de 40 mil pessoas em suas cerimônias.

Fotografia: Kraw Penas.

   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS