FESTIVAL MIA CARA TEM PROGRAMAÇÃO DE CINEMA GRATUITA

Exibição será feita na plataforma streaming do Cine Passeio com obras influentes do cinema italiano

Com curadoria conjunta de Marden Machado e Antonio Cava, a Mostra de Cinema do Mia Cara 2021, realizada em parceria com o Cine Passeio, está recheada de produções memoráveis, reunindo nomes como os de Federico Fellini, Ettore Scola, Enrico Maria Salerno, Mateo Zoni, Pietro Marcello, Roberto Ardò, Matteo Garrone e Silvio Soldini. A programação estreia no dia 27 de Maio e na edição deste ano, que traz como tema “Viva a Itália em sua Casa”, o público poderá acompanhar as exibições na plataforma streaming do Cine Passeio, de forma gratuita. 


A seleção para o panorama clássico da mostra foi feita por Antonio Cava. “A escolha dos filmes se deu no intuito de celebrar ícones do cinema italiano, cada um deles traz também uma data a ser lembrada. Nós temos ‘Sacco e Vanzetti’, por exemplo, um drama político no qual se discute a condenação histórica de dois imigrantes italianos nos Estados Unidos, fato que, neste ano, está completando cem anos. Outra atriz de destaque, que completou 80 anos em 2021, é Florinda Bolkan, que também possui uma carreira esplêndida, além de ser uma ótima representação das riquíssimas relações culturais que unem Brasil e Itália. Da mesma forma, não poderíamos esquecer de outro laço que conecta os dois países, como a paixão de Anita e Garibaldi”, explica Cava.
Antonio Cava também ressalta a importância da realização do festival, mesmo em tempos de pandemia. “É louvável a energia de todos os envolvidos em dar continuidade ao evento, apesar das circunstâncias em que vivemos hoje”, diz. Ele ainda revela que esta é a primeira vez que se dedica a preparar uma mostra inteiramente online e que, por isso, precisou pensar em conteúdos que fizessem mais sentido neste contexto. 


Mostra Contemporânea

Na apresentação dos títulos contemporâneos que compõem a mostra, a curadoria é de Marden Machado. “A ideia para a seleção dos filmes para o Mia Cara 2021 foi apresentar obras diferenciadas do cinema Italiano, tentando fugir dos clichês, com produções menos populares entre o público em geral, porém não menos importantes”, explica o cineasta. Além disso, teremos uma variedade maior quanto aos gêneros escolhidos. “Muitas pessoas associam o cinema italiano com comédias ou filmes mais românticos, por exemplo, porém o país conta com grandes produções dentro dos mais diversos temas, então acreditamos que também seja importante destacar esta pluralidade”, ressalta.


Para Marden, o fato de o festival ser apresentado em formato on-line este ano é uma grande oportunidade para ampliar o acesso do público à cultura italiana e à apreciação de obras cuidadosamente selecionadas. 

Para ver a Mostra de Cinema do Mia Cara 2021 basta acessar o site do Cine Passeio em www.cinepasseio.org inscrever-se na programação e assistir. A mostra estreia no dia 27 de Maio, como a exibição do panorama clássico do festival, enquanto que no dia 3 de Junho o público poderá apreciar a seleção dos filmes contemporâneos, que ficam em cartaz até 09 de junho.


Mia Cara 2021 – edição on-line

Com o tema “Viva a Itália em sua Casa”, o Festival Mia Cara 2021 acontecerá de 24 de maio a 06 de junho. Nas duas semanas de duração, a nona edição reserva uma rica programação cultural, incluindo apresentação com a cantora italiana Carla Cocco, ações de gastronomia e turismo e uma grande homenagem ao escritor Dante Alighieri. Com patrocínio do Banco BRDE, Sanepar, Copel, Celepar, Detran, Havan e Fomento Paraná, a programação completa do Festival Mia Cara está disponível em miacara.com.br. A realização do evento é feita pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba e pela ONG Unicultura com apoio do Comites Curitiba, Festval, GME, Angelina Caron, Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura - Icac, Sociedade Garibaldi, Centro Europeu, Mozzarellart, Santa Maria Papéis, Carti Mais, Gardenia Orchidea, Família Martinelli, UFPR e ENIT. 



Serviço: Festival Mia Cara 2021 - edição online

Data: 24 de maio a 6 de junho
https://www.facebook.com/miacaraoficial 

https://www.instagram.com/miacaraoficial/ 

YouTube: bit.ly/miacaraoficial 

Site: www.miacara.com.br 

WEB RADIO OFICIAL - https://www.inmystream.app/player2/enit.html


MIA CARA - MOSTRA DE CINEMA | Programação:

27/05 | Cine Passeio Virtual | Gratuito

Sacco e Vanzetti - Com direção de Giuliano Montaldo, o filme relembra a condenação histórica nos Estados Unidos dos imigrantes italianos Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti. A premiada obra “Sacco e Vanzetti” se destaca por ter influenciado a corte americana na época, além de ter sido proibida no Brasil durante a ditadura militar. A trilha sonora de Ennio Morricone, especialmente a canção “Here’s To You” na voz de Joan Baez, virou hino de uma geração. 

Título original: “Sacco e Vanzetti”

Direção: Giuliano Montaldo

Ano de produção: 1972

Elenco: Riccardo Cucciolla, Gian Maria Volontè, Rosanna Fratello, Cyril Cusack

Gênero: Drama político

País de produção: Itália

Áudio: Italiano

Legendas em português. Colorido

Tempo de duração: 120 min

Faixa etária: 12 anos


27/05 | Cine Passeio Virtual | Gratuito

Julieta dos Espíritos - Giulietta Masina, companheira de Federico Fellini e atriz favorita de Charlie Chaplin, encantou o público em obras notáveis como “A Estrada da Vida” e “As Noites de Cabíria”. Em “Julieta dos Espíritos”, filme escrito por Fellini especialmente para ela, a artista vive uma mulher que, ao descobrir a traição do marido, começa a ser acometida por visões, dando início a uma jornada de autodescoberta em que sonhos se misturam à realidade. O roteiro tornou-se o primeiro e único romance escrito pelo cineasta italiano, um filme considerado visionário sobre a independência da mulher. Este foi também o primeiro longa em cores de Fellini.

Título original: “Giulietta Degli Spiriti”

Direção: Federico Fellini

Ano de produção: 1965

Elenco: Giulietta Masina, Sandra Milo, Mario Pisu, Valentina Cortese, Valeska Gert, José Luis de Villalonga, Friedrich von Ledebur

Gênero: Drama

País de produção: Itália

Áudio: Italiano

Legendas em Português. Colorido

Tempo de duração: 148 min

Faixa etária: 12 anos


27/05 | Cine Passeio Virtual | Gratuito

Feios, Sujos e Malvados - Para celebrar o centenário de Nino Manfredi, “Mia Cara 2021” apresenta um clássico do diretor Ettore Scola. Manfredi é um dos atores mais populares na Itália e o seu centenário é oportunidade para que as novas gerações descubram o talento desse artista, que atuou em mais de 60 filmes.  O filme foi vencedor do Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes e, nesta edição especial, é apresentado em versão restaurada e remasterizada. 

Título original: “Brutti, Sporchi e Cattivi”

Direção: Ettore Scola

Ano de produção: 1976

Elenco: Nino Manfredi, Francesco Anniballi, Maria Bosco, Giselda Castrini, Alfredo D'Ippolito, Giancarlo Fanelli, Marina Fasoli, Ettore Garofolo, Marco Marsili e Franco Merli

Gênero: Comédia

País de produção: Itália

Áudio: Italiano

Legendas em Português. Colorido

Tempo de duração: 115 min

Faixa etária: 18 anos


27/05 | Cine Passeio Virtual | Gratuito

Anônimo Veneziano - Para celebrar o aniversário de 80 anos da atriz brasileira mais amada na Itália, o “Mia Cara 2021” selecionou um filme que revelou a versatilidade de Florinda Bolkan em todas as nuances que o papel exigia. Junto com Sônia Braga, “La Bolkan”, como é conhecida na Europa, é a atriz brasileira mais famosa no exterior. A artista trabalhou com os maiores diretores italianos e atuou em mais de 50 filmes, sendo três vezes ganhadora do prêmio David di Donatello, considerado o Oscar do cinema italiano. Título original: “Anonimo Veneziano”

Direção: Enrico Maria Salerno

Ano de produção: 1971

Elenco: Tony Musante, Florinda Bolkan

País de produção: Itália

Gênero: Romance

Áudio: Italiano

Legenda em Português. Colorido

Tempo de duração: 91 min.

Faixa etária: 12 anos

 

27/05 | Cine Passeio Virtual | Gratuito

Anita e Garibaldi - O filme foi escolhido para recordar o nascimento, em 30 de agosto de 1821, de Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou simplesmente Anita Garibaldi, a “eroina dei due mondi". O longa retrata a passagem de Giuseppe Garibaldi pelo Brasil, para onde fugiu em 1835 depois de ter sido condenado à morte na Itália por participar do movimento pela unificação da Península Itálica. Garibaldi seguiu para o sul do Brasil, onde se juntou aos republicanos da Revolução Farroupilha e onde conheceu Anita. A partir do momento em que eles se encontram, suas vidas tomam outro rumo e ambos vão influenciar a história do Brasil e da Itália. O filme foi produzido pela Laz Audiovisual, do curitibano Rubens Gennaro, e dirigido pelo italiano Alberto Rondalli.  A trilha sonora é do compositor londrinense Arrigo Barnabé e a canção “Anita” é interpretada pela curitibana Thaís Gulin. 

Título original: “Anita e Garibaldi”

Direção: Alberto Rondalli

Ano de produção: 2012

Elenco: nos papéis principais, Ana Paula Arósio e Gabriel Braga Nunes

Gênero: Drama / História / Romance

País de produção: Itália, Brasil

Áudio: Português

Colorido

Duração: 98 min.

Faixa etária: 12 anos


27/05 | Cine Passeio Virtual | Gratuito

O Clube dos 27 - Vinte e sete são as óperas de Giuseppe Verdi e vinte e sete são as cadeiras vitalícias de uma academia criada na Itália para venerar o mestre. São todos adoradores de um dos maiores compositores italianos e cada membro do clube recebe o nome de uma ópera do Verdi. Parece loucura, mas o clube existe de verdade em Parma, cidade natal do diretor do filme.
Título Original: “Il Club dei 27”

Direção: Mateo Zoni

Ano de produção: 2017

Elenco: Giacomo Anelli, Irene Carra, Ettore Scarpa, Noa Zatta

País de produção: Itália

Gênero: Documentário

Áudio: Italiano

Legendas em Português. Colorido

Duração: 63 min.

Faixa etária: Livre

Imagem: https://drive.google.com/file/d/1kBY9bUt78Jks1N_z_BCcc3wnn25TJOZN/view?usp=sharing


27/05 | Cine Passeio Virtual | Gratuito

Ennio Morricone ao vivo em Veneza - Em 2020 o mundo perdeu um dos maiores compositores de trilhas sonoras de cinema: Ennio Morricone. Arranjador e maestro, ele foi responsável pela composição de mais de 500 trilhas sonoras. Para encerrar a programação de cinema do “Mia Cara 2021” vamos lembrar as melodias que nos fizeram amar e sonhar, num extraordinário concerto com o maestro italiano. Nesse espetáculo inédito de quase duas horas, Morricone rege as principais trilhas de sua carreira na belíssima Praça de São Marcos, no coração da cidade de Veneza. 

Título original: “Ennio Morricone Live in Venice – Peace Notes”

Direção: Giovanni Morricone

Ano de produção: 2007

Elenco: Ennio Morricone (maestro), Roma Sinfonietta (orquestra), La Fenice – Venezia (coro), Susanna Rigacci (soprano)

Gênero: Musical

País de produção: Itália

Áudio: Inglês

Legendas em  Português. Colorido

Tempo de duração: 104 min.

Faixa etária: Livre

Imagem: https://drive.google.com/file/d/1-OxwIe16Xd6zb_9nKGP5KnMi8IyIaRf5/view?usp=sharing

 

PROGRAMA “ENNIO MORRICONE AO VIVO EM VENEZA”

Três Adágios

“Era uma vez na América” (Deborah’s theme) –  3:39

“Os noivos” (Addio Monti) – 3:18

“Vatel - Um banquete para o rei” – 4:23

 

Folhas Dispersas

“H2S” – 2:31

“Os sicilianos” – 3:36

“Numa noite, num jantar” (música tema) – 3:37

“Numa noite, num jantar” (Uno che grida amore) – 4:47

“Maddalena” – 3:49

 

A Modernidade do Mito no Cinema de Sergio Leone

“Três homens em conflito” (música tema) – 4:47

“Era uma vez no Oeste” – 3:04

“Quando explode a vingança” – 3:57

“Três homens em conflito” (The ecstasy of gold) – 3:03

 

Cinema Social

“A batalha de Argel” – 3:29

“Investigação sobre um cidadão acima de qualquer suspeita” – 3:03

“Páginas da revolução” (A brisa do coração) – 3:17

“A classe operária vai ao paraíso” – 3:38

“Pecados de guerra” – 8:53

“Queimada” (Abolição) – 4:03

 

Cinema Trágico, Lírico e Épico

“O deserto dos tártaros” – 3:34

“Ricardo III” – 3:26

“A missão” (Gabriel’s Oboe) – 2:16

“A missão” (Falls) – 2:57

“A missão” (On Earth as it is in Heaven) – 3:29

“Cinema Paradiso” – 5:51

“Sacco & Vanzetti” (Here’s to You) – 3.50


03/06 | Cine Passeio Virtual | Gratuito

A Melhor Juventude - A saga de uma família italiana desde o fim dos anos 60 até o início dos anos 2000. Os irmãos Nicola (Luigi Lo Cascio) e Matteo Carati (Alessio Boni) dividem os mesmos sonhos, esperanças, leituras e amizades, até o dia em que conhecem Giorgia (Jasmine Trinca), uma garota com distúrbios psíquicos. Nicola começa a militar no movimento estudantil e, mais tarde, se torna um psiquiatra, enquanto Matteo abandona os estudos e entra na polícia. O percurso dos dois e do resto da família é apresentado paralelamente a acontecimentos importantes da história recente da Itália: a inundação de Florença, a luta contra a máfia e os grandes jogos de futebol da seleção nacional.

*O filme será exibido em duas partes.

Título original: “La Meglio Gioventù”

Direção: Marco Tullio Giordana

Ano de produção: 2003

Elenco: Luigi Lo Cascio, Alessio Boni, Adriana Asti, Sonia Bergamasco, Fabrizio Gifuni e Maya Sansa

Gênero: Drama

País de produção: Itália

Áudio:Italiano

Legendas em português. Colorido

Tempo de duração: 366 min

Faixa etária: 16 anos

Distribuidora: Arteplex


03/06 | Cine Passeio Virtual | Gratuito

A Vida em Família - Na aldeia esquecida por Deus de Desperata, no sul da Itália, o prefeito Filippo Pisanelli tem plena certeza de que está na profissão errada. Para aliviar sua depressão, ele usa seu amor pela poesia para dar aulas acaloradas a presos, sendo essa a única coisa que o faz manter-se no posto. Porém, um encontro dele e de outros companheiros com a arte mudará suas vidas completamente.

Título original: “La Vita in Comune”

Direção: Edoardo Winspeare

Ano de produção: 2017

Elenco: Gustavo Caputo, Antonio Carluccio, Claudio Giangreco e Celeste Casciaro

Gênero: Comédia

País de produção: Itália

Áudio: Italiano

Legendas em português. Colorido

Tempo de duração: 110 min

Faixa etária: Livre

Distribuidora: Pagu Pictures


03/06 | Cine Passeio Virtual | Gratuito

Emma e as Cores da Vida - Teo (Adriano Giannini) é um mulherengo publicitário que divide seu tempo entre a amante, a namorada e a elaboração de mentiras. Um dia seu caminho cruza com o de Emma (Valeria Golino), uma osteopata cega, e o que começa como mais um mero jogo de sedução se transforma numa relação inesperadamente íntima.

Título original: “Il Colore Nascosto delle Cose”

Direção: Silvio Soldini

Ano de produção: 2017

Elenco: Valeria Golino, Adriano Giannini, Anna Ferzetti, Mattia Sbragia e Valentina Carnelutti

Gênero: Romance

País de produção: Itália

Áudio: Italiano

Legendas em português. Colorido

Tempo de duração: 115 min

Faixa etária: 14 anos

Distribuidora: Arteplex


03/06 | Cine Passeio Virtual | Gratuito

Dogman - Marcello (Marcello Fonte), um humilde funcionário  da petshop "Dogman", localizada na periferia de Roma, se envolveu em um dos piores crimes já registrados na história da Itália. Dominado por um sentimento de vingança incontrolável, ele decidiu torturar, durante horas, um ex-boxeador que atormentava todos os moradores do bairro em que vivia.

Título original: “Dogman”

Direção: Matteo Garrone

Ano de produção: 2018

Elenco: Marcello Fonte, Edoardo Pesce, Adamo Dionisi, Francesco Acquaroli, Aniello Arena e Mirko Frezza

Gênero: Drama

País de produção: Itália

Áudio: Italiano

Legendas em português. Colorido

Tempo de duração: 103 min

Faixa etária: 16 anos

Distribuidora: Arteplex


03/06 | Cine Passeio Virtual | Gratuito

O Caravaggio Roubado - Valeria (Micaela Ramazzotti) é a jovem secretária de um produtor de cinema, mora com a mãe e é escritora fantasma para um roteirista de sucesso. Quando ela recebe de presente de um estranho uma trama de filme com o nome de "A História Sem Nome", contando a história do misterioso roubo da pintura Natività de Caravaggio, ela se vê imersa em uma implacável conspiração.

Título original: “Una Storia Senza Nome”

Direção: Roberto Ardò

Ano de produção: 2018

Elenco: Micaela Ramazzotti, Alessandro Gassman, Laura Morante, Jerzy Skolimowski, Renato Carpentieri e Antonio Catania

Gênero: Suspense

País de produção: Itália

Áudio: Italiano

Legendas em português. Colorido

Tempo de duração: 110 min

Faixa etária: 14 anos

Distribuidora: Pagu Pictures


03/06 | Cine Passeio Virtual | Gratuito

Martin Eden - Martin Eden (Luca Marinelli) é um jovem escritor de baixa renda que entra em conflito com a burguesia. Encarando um novo mundo, ele se apaixona e descobre como escritores são vistos em uma sociedade aristocrática. Se sentindo deslocado de tudo que faz parte de sua essência, o rapaz percebe que não há como voltar para o que costumava ser. Enquanto tenta publicar alguma obra de grande sucesso, Martin se questiona sobre o mercado literário, a sociedade e sua própria natureza como criador.

Título original: “Martin Eden”

Direção: Pietro Marcello

Ano de produção: 2019

Elenco: Luca Marinelli, Marco Leonardi, Pietro Ragusa, Chiara Francini, Aniello Arena e Gaetano Bruno

Gênero: Drama

País de produção: Itália

Áudio: Italiano

Legendas em português. Colorido

Tempo de duração: 129 min

Faixa etária: 16 anos

Distribuidora: Pagu Pictures.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"