MIA CARA APRESENTA RECITAL BARROCO DE VIOLINO E CRAVP

Apresentação musical segue com programa dirigido pelo Spalla da OSESP Emmanuele Baldini na Capela Santa Maria

Em continuidade com a programação musical do Mia Cara e da temporada 2021 da Camerata Antiqua de Curitiba, no próximo domingo (30), às 20h, será apresentado o Recital Barroco de Violino e Cravo, com direção musical do violinista e Spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) Emmanuele Baldini. Assim como no restante do evento, o público pode acompanhar a atração gratuitamente por meio das redes sociais do festival.


Além de Baldini, também participa da apresentação inédita o músico Fernando Cordella, considerado um dos principais cravistas de sua geração na América Latina. Nesta parceria, os dois instrumentistas oferecem um panorama musical do barroco italiano, interpretando obras de três importantes compositores do período: Giuseppe Tartini, Domenico Scarlatti e Tomaso Antonio Vitali. Segundo o spalla, este é um programa extremamente prazeroso para ser apreciado nesta edição online do Mia Cara 2021.

O recital terá início com uma das pequenas Sonatas que Tartini escreveu para violino solo. “Trata-se de algo inédito para aquela época, revelando o gênio de Tartini, que conseguiu explorar nestas pequenas sonatas todas as possibilidades expressivas e retóricas no violino”, explica Baldini. A apresentação segue com uma visionária Sonata de Domenico Scarlatti para cravo, bastante difundida no repertório de todos os cravistas e de quase todos os pianistas contemporâneos. Em seguida, violino e cravo se juntam para duas obras icônicas do período barroco, uma cuja autoria de Vitali está até hoje em dúvida, porém que representa uma obra maravilhosamente completa e emocionante, e a outra, de Tartini, que envolve muitos mistérios e que segundo o violinista é uma obra bastante desafiadora até os dias de hoje.

Com o tema “Viva a Itália em sua Casa”, a nona edição do Festival Mia Cara será inteiramente on-line e gratuita, dando ao público a chance de assistir às apresentações de artistas nacionais e internacionais que acontecerão durante as duas semanas de evento, de 24 de maio até 6 de junho. As transmissões serão feitas simultaneamente pelo YouTube e Facebook do festival e ficarão disponíveis ao público para serem apreciadas e revistas mesmo após o término do evento.


Mais atrações  - Nas duas semanas de duração, a nona edição reserva uma rica programação cultural, ações de gastronomia e turismo e uma grande homenagem ao escritor Dante Alighieri. A cantora Carla Cocco encerra o festival com apresentação direto da Itália. Com patrocínio do Banco BRDE, Sanepar, Copel, Celepar, Detran, Havan e Fomento Paraná, a programação completa do Festival Mia Cara está disponível em miacara.com.br. A realização do evento é feita pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba e pela ONG Unicultura com apoio do Comites Curitiba, Festval, GME, Angelina Caron, Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura - Icac, Sociedade Garibaldi, Centro Europeu, Mozzarellart, Santa Maria Papéis, Carti Mais, Gardenia Orchidea, Família Martinelli, UFPR e ENIT. 


Programação:

30/05 | Transmissão pelo YouTube e Facebook Mia Cara
“Recital Barroco de Violino e Cravo”: apresentação com direção musical e violino de Emmanuele Baldini, e o cravista Fernando Cordella.

Horário da transmissão: 20h

Programa:

Giuseppe Tartini - Sonata em Lá menor para violino solo (Andante, Allegro, Presto, Allegro Assai);

Domenico Scarlatti - Sonata em Dó maior k159 para cravo;

Tomaso Vitali - Ciaccona em Sol menor para violino e cravo;

Giuseppe Tartini - Sonata em Sol menor para violino e cravo (“Il Trillo del Diavolo”: Andante, Allegro, Andante/Allegro/Andante/Allegro/Andante/Allegro/Adágio).

 

Serviço: Festival Mia Cara 2021 - edição on-line

Data: 24 de Maio a 6 de Junho
https://www.facebook.com/miacaraoficial 

https://www.instagram.com/miacaraoficial/ 

YouTube: bit.ly/miacaraoficial 

Site: www.miacara.com.br 

WEB RADIO OFICIAL - https://www.inmystream.app/player2/enit.html
Fotografia: Brunno_Covello.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"