MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR: Unimed Laboratório registra aumento de 5 vezes na procura por testes de COVID

Unimed Laboratório


MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR: Unimed Laboratório registra aumento de 5 vezes na procura por testes de COVID

Os casos de transmissão de uma mutação do vírus Influenza e da nova variante Ômicron do COVID-19 estão, infelizmente, crescendo em todo o mundo novamente. Se até a metade de dezembro o Brasil estava indo bem nos números, agora já são muitas as regiões também sentindo esse crescimento, especialmente após as festas de fim de ano. No Paraná e em Curitiba nota-se procura maior por atendimento nas Unidades de Saúde e por testes de COVID-19. Infelizmente vale o mesmo para diagnósticos positivos. De acordo com o médico endocrinologista Mauro Scharf, diretor técnico da Unimed Laboratório que atua em Curitiba e Região Metropolitana com 20 unidades, em novembro e no início de dezembro o laboratório realizava, em média, 100 a 150 exames de COVID por dia. No final de 2021 esse número começou a subir e hoje são realizados cerca de 600 exames diários. Também a taxa de positividade saltou de 2,2% no dia 24 de Dezembro para 38% em 2 de Janeiro de 2022.

Essa realidade é confirmada pelo superintendente da Unimed Laboratório, Milton Zymberg. Segundo ele o número de agendamentos por dia aumentou aproximadamente 5 vezes. “Hoje temos capacidade de realizar 800 coletas de RT PCR COVID por dia, todas as coletas realizadas mediante agendamento e efetivadas em sistema drive thru. Hoje conseguimos ainda agendar esse exame de COVID de um dia para o outro. O nível de positividade média móvel de hoje está em 30,23% no nosso universo de exames”, conta.

Já com relação ao exame para influenza PCR o superintendente afirma que a Unimed Laboratório consegue atender até 30 pessoas por dia e, por enquanto, a procura está abaixo desta quantidade. “Quanto ao exame para influenza, optamos por fazer apenas pelo método de PCR, não fazemos testes rápidos. Mas temos capacidade para atender pacientes que necessitam deste exame por esta técnica”, esclarece.

O reforço de ambos os especialistas do laboratório é que, ao ter sintomas respiratórios, as pessoas busquem o atendimento médico. Afinal, no caso de gripe há tratamento imediato disponível e no caso de COVID é preciso isolar-se de imediato e avisar aqueles com quem teve contato. Por serem ambos vírus respiratórios é somente com exames que os médicos podem diagnosticar cada caso, o que é essencial para o correto tratamento e evitar a propagação. “Esses dados recentes revelam a importância das vacinas e de não relaxarmos nas medidas preventivas ainda. Manter distanciamento, uso do álcool em gel e da máscara facial são cuidados que valem para ambos os casos. Somados com a carteira vacinal em dia, resultam no cenário que buscamos: o de evitar mais pessoas infectadas, correndo risco de vida e precisando de cuidados em hospitais. Vamos ter paciência, já avançamos tanto, não vamos descuidar agora”, reforça Zymberg.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS