O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA TEM JOGOS COM OBRAS DA TARSILA DO AMARAL

Reproduções das pinturas "Operários" e "A Gare" estarão disponíveis, a partir desta sexta-feira, dia 21, na Ocupação Narrativas da Invenção

Um dos nomes fundamentais do modernismo brasileiro, a pintora Tarsila do Amaral é a autora de algumas das principais obras da arte nacional. Na Ocupação Narrativas da Invenção, do projeto Estação Férias, do Museu da Língua Portuguesa, reproduções de duas delas estarão à disposição de toda a família que visitar o saguão B da instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, a partir desta sexta-feira, dia 21 de Janeiro.  

Operários” (1933), que apresenta um mosaico de rostos com chaminés da nascente indústria paulista ao fundo, será impressa em formato de jogos para as crianças nas oficinas da Ocupação. Além disso, junto com a obra “A Gare” (1925), que traz elementos do ambiente urbano paulistano, será reproduzida na TV do totem do espaço.  

A ação, aberta ao público gratuitamente de quinta a domingo, até 30 de janeiro, realiza um diálogo entre as obras do movimento modernista e as narrativas e invencionices que pulsam no dia a dia de cada indivíduo em uma cidade como São Paulo. Ao público são oferecidas oficinas com os mais variados temas, de produção de cartazes à confecção de histórias em quadrinho.  

O Estação Férias conta com patrocínio do Grupo Ultra, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  

Confira a programação da segunda semana do Estação Férias: 

Oficina 1: Gabinete de invenções do cotidiano – Oficina de cartazes (especialmente para maiores de 12 anos)  
Os participantes serão convidados a criar cartazes sobre invenções do cotidiano, as chamadas gambiarras, que surgem pela necessidade de resolver um problema a partir da ideia de qualquer indivíduo.  
Quinta e sexta, às 10h, às 14h e às 16h  
Sábado, às 13h  

Oficina 2: Riscadores inventados ou outras maneiras de usar os riscadores para desenhar (para crianças de até 4 anos de idade – a oficina é especialmente pensada para a primeira infância, mas pode ser feita por toda a família)  
Com gravetos, molas, fios, garfos e bicos de confeitar, entre outros instrumentos, as crianças são estimuladas a fazer desenhos.  
Quinta e sexta, às 10h, às 14h e às 16h  
Domingo, às 13h  

Oficina 3: Migrações, Caminhos e Mergulhos: Mapas inventados para histórias vividas (para toda a família)  
Por meio de desenhos e mapas, os participantes vão tornar visíveis histórias construídas ao longo da vida por diferentes gerações.  
Quinta e sexta, às 10h, às 14h e às 16h  
Sábado e domingo, às 15h  

Atividades especiais:  
Imagem e palavra: ateliê de quadrinhos, com equipe Binah (a arquiteta Fabiana Freier, a cineasta Flora Pappalardo e o artista visual Pedro Campanha)  
A intenção é criar histórias ilustradas de invenções do cotidiano, levando em conta as características próprias de quadrinhos e livros ilustrados  
Dia 22, às 11h  

Invenções do tempo: narração de histórias, com a diretora teatral Cris Ceschi  
Cris vai contar algumas histórias ancestrais a fim de revelar os caminhos traçados que levaram às melhores invenções da humanidade.  
Dia 23, às 11h  

SERVIÇO: Estação Férias – Ocupação Narrativas da Invenção  
Até 30 de janeiro, de quinta a domingo  
Saguão B do Museu da Língua Portuguesa  
Grátis (basta comparecer na data e no horário marcados das atividades, que, claro, estão sujeitas à lotação)  

Museu da Língua Portuguesa  
Praça da Luz s/n - Luz - São Paulo  
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)  
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)  
Grátis para crianças até 7 anos  
Grátis aos sábados  
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)  
Venda de ingressos pela internet:  
https://bileto.sympla.com.br/event/68203  

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA  
O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  
A reconstrução do Museu tem patrocínio máster da EDP e patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.  
A Temporada 2022 conta com patrocínio do Grupo Volvo, da Vale e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, escritório Mattos Filho, Verde Asset Management, Faber-Castell e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  

Fotografia: Rômulo Fialdini.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"