GABRIELA CARVALHO EM AULA-SHOW GASTRONOMIA RESPONSÁVEL

Salão Paranaense do Turismo terá aula-show relacionando conservação e culinária
Chef Gabriela Carvalho utilizará os princípios do Gastronomia Responsável durante o evento nesta sexta-feira (14), em Curitiba.

A 20ª edição do Salão Paranaense do Turismo, promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav), contará com uma aula-show para preparação de um prato responsável, receita com impacto reduzido para o meio ambiente. A chef Gabriela Carvalho, do Quintana Café e Restaurante (Curitiba-PR) vai ensinar o preparo do Pilaf Brasileiro, prato com especiarias, à base de arroz e original do Oriente Médio.

O prato é considerado responsável, pois será preparado a partir dos quatro princípios do movimento Gastronomia Responsável, inciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza para aliar culinária e conservação ambiental. Os princípios incluem a utilização de alimentos orgânicos – cujo cultivo é menos nocivo ao solo, por não utilizar adubos químicos; o aproveitamento integral dos ingredientes, evitando o desperdício; e a não utilização de espécies da fauna e flora que estejam ameaçadas de extinção. Além disso, os ingredientes serão comprados com fornecedores locais, reduzindo as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) liberados durante o transporte entre as áreas produtoras e os consumidores finais.

A chef conta que a inspiração na escolha desta receita para o evento veio da tradição que o Brasil tem com os temperos. “Pensando nas especiarias como um dos motivos do descobrimento do Brasil em 1500, o prato que será preparado é feito a partir dos quatro princípios do Gastronomia Responsável e ainda traz uma mistura de sabores e aromas”, destaca Gabriela. Ela afirma ainda que as especiarias escolhidas para incorporarem o prato são algumas das mais usadas no Brasil, como pimenta-do-reino, cúrcuma, gengibre, canela, cravo, cominho e noz moscada.

De acordo com Gabriela, que também é embaixadora do Gastronomia Responsável, a aula-show será uma ótima oportunidade para disseminar as práticas de conservação da natureza durante o preparo de alimentos. “Muitas vezes as pessoas não fazem essa ligação, mas podemos ajudar o meio ambiente preparando os alimentos da forma correta”, explica.

O Gastronomia Responsável foi criado na capital paranaense, em 2010, reunindo hoje 51 restaurantes em várias cidades brasileiras, 29 deles em Curitiba. A lista completa de restaurantes participantes e os respectivos pratos responsáveis de cada um deles está disponível em www.gastronomiaresonsavel.com.br.


EVENTO: 20º Salão Paranaense do Turismo 2014
O evento, que acontece de 13 a 15 de Março, no Expo Unimed Curitiba, é considerado uma das principais vitrines do turismo no Brasil e no Mercosul, reunindo agentes de viagens e profissionais do trade da capital. Na programação, constam feira de negócios e eventos sociais paralelos. O Salão Paranaense do Turismo também recebe profissionais de outros estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de outros países como Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile. Anualmente 2,5 mil pessoas visitam o evento e conferem as novidades do setor.


Inscrições
O evento é exclusivo para profissionais do turismo. Para participar é necessário adquirir um ingresso que custa R$ 30, sendo que agentes de viagem têm entrada gratuita. Estudantes têm acesso livre às palestras e mesas-redondas nos três dias de evento e também podem visitar a feira, com agendamento prévio pelo e-mail financeiro@abavpr.com.br.


Serviço: O que: Aula-show da chef Gabriela Carvalho
Quando: 14/03/2014 (sexta-feira), das 15h às 16h.
Receita: Pilaf Brasileiro
Onde: Expo Unimed Curitiba
Mais informações: http://www.abav-pr.com.br/salaoparanaense/site/2014/

Sobre a Fundação Grupo Boticário – A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.377 projetos de 472 instituições em todo o Brasil.

Aceda para saber mais em:  www.fundacaogrupoboticario.org.br, www.twitter.com/fund_boticario e www.facebook.com/fundacaogrupoboticario

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"