HOSPITAL ERASTO GAERTNER ANUNCIA CONSTRUÇÃO DO PRIMEIRO HOSPITAL ONCOPEDIÁTRICO DO ESTADO

O Hospital Erasto Gaertner anunciou a construção do primeiro Hospital Oncopediátrico do Paraná. Com 3.600 metros quadrados, o novo espaço será exclusivamente dedicado a crianças e adolescentes com câncer, que terão um ambiente moderno e humanizado, especializado no tratamento da doença. O acesso aos melhores profissionais e equipamentos será garantido, sempre focando no tratamento multiprofissional que o câncer demanda.

Uma grande campanha, feita pela agência Guarda(Chuva), será lançada com o objetivo de arrecadar recursos financeiros e doações que auxiliem na construção do novo hospital, com ações ousadas e que incentivam a participação de todos nesse projeto. Isto inclui um show com o cantor Daniel, no dia 18 de Dezembro, no Clube Curitibano. A venda dos ingressos será realizada pelo Disk Ingressos (www.diskingressos.com.br / 41 3315-0808).
Acreditando no modelo de participação da Sociedade Organizada no qual o Hospital Erasto Gaertner está inserido, a Ecoverde Corretora de Seguros, parceira do hospital e apoiadora em projetos, conseguiu novos colaboradores para participarem da campanha, como o Clube Atlético Paranaense, a Fundação Cultural de Curitiba e a produtora Beth Capponi. "Considero muito importante a adesão da sociedade, pois isto demonstra que assumimos nossa cidadania e solidariedade em uma obra que visa o bem comum. É o que realmente nos faz ser participativos com responsabilidade. Fazer parte deste projeto nos traz a alegria de servir”, considera Sandra Zanette, incentivadora da campanha.
 
Atualmente, a Pediatria do Hospital Erasto Gaertner atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. É um dos setores mais complexos do Hospital, pois acolhe uma faixa etária em que a incidência de câncer não é comum (em torno de 2%), fazendo com que os tratamentos e cuidados gerem custos adicionais ao processo.

A grande maioria (94%) desses pacientes é atendida pelo SUS, que repassa recursos financeiros para remunerar os procedimentos diagnósticos e terapêuticos realizados, porém, com valores aquém das necessidades cotidianas, o que gera um déficit orçamentário mensal crescente. Os investimentos na renovação de tecnologias e na manutenção predial, que são essenciais à qualidade do atendimento, acabam prejudicados. Neste aspecto, é fundamental destacar a importância das parcerias e doações recebidas, que ajudam o Hospital a garantir a qualidade do atendimento prestado.

Estrutura
O pavimento térreo do Hospital Oncopediátrico contará com recepção, Lobby e área de convivência, ambulatório, quimioterapia e acesso à área de radioterapia. Já o primeiro andar terá banco de sangue, recepção e espera da área de radioterapia e acesso ao Espaço Família. O último pavimento contará com Unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO) com cinco leitos, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com sete leitos e Unidade de Internação com 30 leitos.

Depois do avançado Centro de Diagnóstico por Imagem, o Hospital Oncopediátrico é o segundo projeto a ser executado dentro do Plano Diretor da Liga Paranaense de Combate ao Câncer, que projeta o Erasto Gaertner para os próximos 15 anos, com avanços consideráveis em uma estrutura moderna e diferenciada. Será uma conquista para Curitiba, para o Paraná e, claro, para o Brasil”, afirma Adriano Lago, superintendente do Hospital Erasto Gaertner.

Atualmente, a Pediatria do Hospital está localizada em setor interno do Hospital Erasto Gaertner, sendo necessário o deslocamento das crianças e de seus acompanhantes pelas dependências da instituição, seja na chegada ao hospital ou nos setores para realização de exames e/ou procedimentos.

O setor registrou em 2014, 402 casos novos e atende mensalmente cerca de 500 pacientes, incluindo os retornos. São 20 leitos de internamento, quatro deles localizados na UTI Pediátrica. “No Hospital Oncopediátrico, crianças e adolescentes estarão em espaço idealmente projetado para o universo infantojuvenil, um ambiente que proporcione aconchego e humanização, o que colabora para a adesão ao tratamento”, destaca a médica Mara Albonei Pianovski, coordenadora técnica e chefe do serviço de Pediatria do Hospital Erasto Gaertner.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN NO JOKERS

PARKSHOPPINGBARIGÜI TERÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO DIA DOS PAIS

MEDVET DAY VAI REUNIR TUTORES E PETS NO UNICURITIBA