TEXTURES DE FABRIZIO ANDRIANI NO JOKERS



Um dos maiores nomes da pop-art paranaense - o artista plástico Fabrizio Andriani – abre nesta quarta-feira, dia 18, às 19 horas a exposição Textures no Jokers (Rua São Francisco, 164 – Centro Histórico). Na ocasião o público vai poder conferir 10 obras em várias dimensões.

No Jokers Andriani apresenta grandes figuras e dentro delas desenvolvem-se outros desenhos menores que acabam se tornando a textura, a sombra e a luz do personagem principal. Traços, riscos, ondulações, rostos, objetos e até cidades tudo em definitiva pode compor a obra. Mas tudo passa pelo desenho. Pela minúcia, e pela técnica. Um ser humano cujo rosto é composto por traços e linhas e algumas outras figuras, frases escondidas, totens, mascaras; sua roupa é composta de outros seres humanos, figuras contorcidas e elas mesmas compostas pela sua própria textura. O desenho dentro do desenho dentro de desenho.


Esta serie é a consolidação de um estudo em torno da textura, técnica de preenchimento amplamente usada no desenho e explorada na gravura. No entanto, nesse percurso de Fabrizio Andriani, a textura ganhou volume, extravasando a superfície bidimensional, criando um campo simbólico dentro da figura – o artista conta uma história.

Essa prerrogativa de que a arte é uma “forma de expressão”, de que “a obra se comunica” com seu público é intrínseca ao acontecimento sublime do encontro da obra com a pessoa que a lê. Num certo sentido, sobretudo emprestando reflexões da Fenomenologia, pode-se dizer que, neste encontro, aquele que lê a obra é também lido por ela. Esse leitor-que-é-lido encontra na obra elementos preciosos de identificação: ideias, valores, sensações – elementos narrativos com os quais tece um sentido, muitas vezes difícil de colocar em palavras.

Através de decisões originais quanto às linguagens cromáticas e táteis – de textura filigranada –, o preenchimento lançará ao leitor pegadas de subtextos e hipertextos que dialogam com a nossa história, como num quebra cabeças: o registro bestial da mitologia ao encontro do apuro técnico formal que ecoa da formação genovesa de Andriani.

Serviço: Textures – Exposição do artista plástico Fabrizio Andriani.
Abertura quarta-feira, dia 18, às 19h00, no Jokers (Rua São Francisco, 164). Informações Tel. 3324-2351. A mostra tem entrada franca e fica em cartaz até o dia 18 de Fevereiro. Horário de visitação: de segunda a sábado, das 11h30 às 14h30 e das 18 horas até meia-noite. Classificação: Livre. Todas as obras estão à venda. 


Sobre o artista Fabrizio Andriani
Estudou em Accademia Ligustica di Belle Arti, em Gênova, na Itália, é desenhista, ilustrador e professor dos colégios Anjo da Guarda e Palmares, em Curitiba. É sócio da ZnorT! empresa especializada em ilustração, nas suas mais variadas técnicas, contando com profissionais que trabalham para grandes editoras norte-americanas, como Marvel e DC, além de outras editoras nacionais e grandes empresas.
Atua também como agente de quadrinhos para o mercado europeu, relacionando-se com grandes editoras como: Sergio Bonelli Editore, Disney, Le Lombard, Le Soleil, De Agostini, Dargaud, entre outras. Suas mais recentes exposições foram Metamorphosis, mostra coletiva organizada pela Agora Gallery, de Nova York, e uma exposição individual na Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP/PR) e mais recentemente no Sesc-PR. Também foi coordenador e curador da Gibicon e da Bienal de Quadrinhos de Curitiba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS