MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR: CAMPANHA AMIGOS DO HC PARA PROMOVER SERVIÇO DE INFECTOLOGIA

 MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR: Campanha dos Amigos do HC promoverá a revitalização do Serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas

O setor é referência no atendimento a doenças infectocontagiosas e no tratamento, estudo e pesquisa da Covid-19


A campanha “Construindo o Amanhã” dos Amigos do HC promoverá a revitalização do Serviço de Infectologia do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná com o apoio da sociedade. A iniciativa tem como objetivo arrecadar o valor de R$ 2 milhões para a realização da reforma e instalação de um sistema de ventilação para locais de tratamento de doenças infectocontagiosas como a Covid-19. O resultado será a ampliação no número de leitos, redução do risco de contaminação e mais segurança aos pacientes e profissionais da saúde.


A atual pandemia é uma das lutas já enfrentadas pelo Hospital de Clínicas. Segundo a Dra. Sônia Raboni, chefe do Serviço de Infectologia e coordenadora no Paraná da pesquisa da CoronaVac (vacina desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceira com o Instituto Butantan), o hospital foi referência no atendimento aos casos suspeitos de cólera, na década de 1990; aos infectados pelo vírus Influenza H1N1, em 2009; vírus ebola, em 2018; e, agora, para a pesquisa e o tratamento dos casos da Covid-19, com 71 leitos de UTI e 62 leitos de enfermaria. “O Serviço de Infectologia tem sido referência no Paraná no enfrentamento de doenças infecciosas para a saúde pública”, afirma.


Além de estar na linha de frente contra a Covid-19, o serviço é o único que disponibiliza vagas específicas para doenças infectocontagiosas na rede pública de Curitiba, como hepatites crônicas, micoses sistêmicas, tuberculose, sarampo, entre outras, além do HC ser o único hospital com leitos para pacientes HIV positivo, atendendo o maior número de portadores do vírus no Paraná.


A revitalização trará melhorias ao local com a reforma completa das instalações, irá adequar a estrutura às necessidades de biossegurança e potencializará as ações frente ao cenário de pandemia. O engenheiro civil do Setor de Infraestrutura Física do Hospital de Clínicas, Ricardo da Silveira Mendes, relata que a reforma vai englobar todos os acabamentos, como piso, pintura e revestimentos, instalações elétricas e hidráulicas, gases medicinais e climatização das enfermarias, contemplando a área de 611,62m² mais a cobertura da edificação com 471m².


De acordo com a Dra. Sônia Raboni, a revitalização será fundamental no atendimento a doenças infectocontagiosas. Após a reforma, o Serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas passará de 12 para 21 leitos de isolamento para pacientes em tratamento. “Os pacientes com doenças transmissíveis são a maioria dos casos atendidos nas UPAs e aguardam vagas em leitos dessa especialidade. Investir em leitos contribuirá para a redução da alta mortalidade”, destaca. “A disponibilização da nova estrutura permitirá ao HC reorganizar seus serviços concentrando os casos de Covid-19 no local”, conclui.

 

Vamos juntos construir o futuro? A campanha “Construindo o Amanhã” é a grande causa deste ano dos Amigos do HC. Doe e faça a sua parte! Para contribuir, é possível fazer uma doação on-line no hotsite (http://amigosdohc.contato.site/construindo-o-amanha) com cartão de crédito ou débito ou por depósito em conta. Dados bancários: Banco Itaú (341), Agência: 4122, Conta: 20.430-0, CNPJ: 79.698.643/0001-00 - Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas.


Serviço de Infectologia do HC

O Serviço de Infectologia do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR tem importância para o estudo, pesquisa e tratamento de doenças infectocontagiosas. É o maior serviço e referência no atendimento aos pacientes HIV positivo, sendo o único com leitos específicos para a doença em Curitiba e Região Metropolitana. Em 2009, foi o primeiro no Estado a atender pacientes infectados pelo vírus Influenza H1N1. Além disso, atua diretamente na formação de novos profissionais especializados em Infectologia e Infectologia Pediátrica.


Este ano, atua como referência no atendimento aos casos de Covid-19, com 71 leitos de UTI e 62 leitos de Enfermaria Covid. É habilitado para a realização de testes da doença e está entre as 12 instituições brasileiras responsáveis pela fase 3 de testes em humanos da vacina CoronaVac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceira com o Instituto Butantan.


Sobre os Amigos do HC

A Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, que atua na defesa de direitos e promoção da saúde. Nosso compromisso consiste em melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes, familiares e acompanhantes de tratamento no Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.


Para mais informações sobre os Amigos do HC, acesse: https://amigosdohc.org.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"