MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR: SERVIÇO DE PSIQUIATRIA GANHA NOVA SEDE

MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR: 
Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas ganha sede nova com o apoio dos Amigos do HC

O setor terá uma sede nova e revitalizada para a realização de cerca de 1.800 consultas por mês.

O Serviço de Psiquiatria do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ganha novas instalações com o apoio dos Amigos do Hospital de Clínicas. No valor de aproximadamente R$ 244 mil, a revitalização da nova sede foi feita em parceria com a Megamania. O local garante uma estrutura mais adequada e confortável aos pacientes e seus acompanhantes e ao trabalho, ensino e pesquisa da equipe de psiquiatras, médicos residentes, estudantes de Medicina e demais profissionais que atuam no setor.

Segundo o Chefe do Departamento de Medicina Forense e Psiquiatria da UFPR, Prof. Marco Antonio Bessa, o Serviço de Psiquiatria atende pacientes do Hospital de Clínicas encaminhados pelas outras especialidades médicas do hospital e também pelas Unidades de Saúde de Curitiba. O Serviço reúne o ambulatório de Psiquiatria Geral e os ambulatórios especializados em Esquizofrenia, Transtornos de Humor, Psiquiatria Geriátrica, Dependência Química de Adultos e Dependência Química de Crianças e Adolescentes, além do Serviço de Psiquiátrica da Infância e Adolescência com atendimento no Centro de Neuropediatra. Nos ambulatórios é feito o diagnóstico e tratamento de pacientes com depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia, dependência de álcool, tabaco e drogas, entre outros transtornos.


Mensalmente, o Serviço de Psiquiatria realizada cerca de 1.800 consultas, sendo em média 70 por dia. O atendimento é feito por nove psiquiatras e 15 médicos residentes, que recebem supervisão dos psiquiatras e professores do Departamento de Psiquiatria da UFPR. De acordo com o Prof. Bessa, com a mudança de sede futuramente será possível buscar a ampliação das atividades dos ambulatórios e também pleitear novas vagas de residência.

Para o Serviço de Psiquiatria, a mudança de sede é um marco em nossa história. Significa o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado ao longo de muitos anos, bem como a relevância da Psiquiatria, tanto do ponto de vista médico-científico quanto social”, alega o psiquiatra. “Os transtornos mentais atingem grande parte da população, provocando sofrimento e muitas vezes incapacitações para os pacientes, com forte impacto para as famílias e para a sociedade”, destaca.

A nova sede trata-se de uma casa nas proximidades do Hospital de Clínicas, que estava desativada desde a mudança do Setor de Administração de Pessoas para o Centro Administrativo do HC, obra realizada em 2018 pelos Amigos do HC para reunir os setores Administrativo, Financeiro e de Gestão de Pessoas dentro do hospital. O engenheiro responsável do Hospital de Clínicas, Argemiro Antônio de Souza Júnior, relata que a reforma transformou toda estrutura interna, antes grande e sem divisórias, para um espaço adequado ao Serviço de Psiquiatria. Com 360, 58 m2, o imóvel possui a casa principal com dez consultórios, recepção, sala de espera, sanitários e área admirativa, além de uma edícula adaptada para a utilização das equipes com vestiários masculino e feminino, copa e um auditório para aulas e conferências presenciais e a distância.


Para Bessa, as novas instalações proporcionam melhor atendimento aos pacientes e um avanço para o campo acadêmico. “A nova sede significa um passo importante para o desenvolvimento da Psiquiatra no Paraná, tanto na assistência quanto no ensino, pesquisa e extensão. Trará benefícios para os pacientes e para todos os profissionais envolvidos”, conclui.

De acordo com o presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, a nova sede do Serviço de Psiquiatria representa mais uma conquista da Associação em benefício do atendimento aos pacientes, seus familiares, acompanhantes de tratamento e de trabalho aos profissionais de saúde. “A casa maior e mais adequada ao Serviço de Psiquiatria proporciona melhores condições de atendimento aos pacientes e um espaço de ensino e discussão dos casos contribuindo para a formação dos estudantes e residentes do HC, que é o terceiro hospital-escola do país”, afirma o presidente.

Sobre os Amigos do HC 
A Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, que atua na defesa de direitos e promoção da saúde. Nosso compromisso consiste em melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes, familiares e acompanhantes de tratamento no Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
Mais informações sobre os Amigos do HC, acesse: https://amigosdohc.org.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS