OS CORVOS DE VAN GOGH POR ISABEL FURINI

Esta semana acontece o lançamento de livro e exposição de arte no SESC Água Verde.

Prestigie é amanhã, dia 8 de Maio, às 19 horas, no SESC Água Verde, que fica na  República Argentina, 944, no evento “Os corvos de Van Gogh - olhares infinitos" quando será lançado o livro de poemas “Os Corvos de Van Gogh” da escritora e poeta Isabel Furini e a exposição dos artistas: Ana Lucia Procopiak, Ângelo Hasse, Carlos Zemek, Cláudia de Lara, J. Bonatto, J.D.Chardulo, Mari Inês Piekas, Sandra Hiromoto, e esculturas de Zardo. Curadoria: Márcia Széliga

O objetivo é fazer uma releitura da obra de Van Gogh com diferentes olhares artísticos: Poesia, Escultura e Artes plásticas. A proposta é reunir pessoas com olhares diferentes, mas todos apaixonados pela obra do grande mestre Van Gogh. Cada artista teve a liberdade de expressar a sua visão. O resultado são telas com técnicas muito diferentes.
A obra "Os Corvos de Van Gogh" é apresentada pelas artistas plásticas Sandra Hiromoto e Cláudia de Lara (botas ao lado). O livro procura perceber os movimentos da alma de Van Gogh e os corvos da tristeza e da frustração presentes na sua vida.

Van Gogh foi um artista obstinado, um mestre, um pintor genial. Ignorado pelos homens de sua época, sua obra foi reconhecida depois da sua morte. Isso o torna ainda mais fascinante.

O livro fala dos corvos de Van Gogh, além daqueles eternizados no quadro “Trigal com Corvos” pintado pelo artista pouco tempo antes de sua morte, representam o medo, a frustração, a solidão, ou seja, os “corvos” interiores.

Para ler a seguir um poema do livro:

CAMPO DE TRIGO (Van Gogh, 1890)


Corvos ferinos, mímicos ferinos,

sombras da genialidade.

Murmúrio

de rios subterrâneos,

canal das águas do inconsciente,

campo de trigo com pretos corvos

moendo

as tenebrosas horas.

O vento sussurra

entre os ouvidos e a tela.

– quase um ulular de morte.

                *

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"