MIA CARA CURITIBA DIVULGA A POGRAMAÇÃO

FESTIVAL TRAZ EVENTOS CULTURAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS COM ENTRADA FRANCA
 
Curitiba vai respirar cultura italiana de 24 de Maio a 1º de junho, com a edição 2014 do Mia Cara Curitiba. O evento cultural trará para teatros, museus e ruas da cidade uma grande celebração com shows de música, teatro, ópera, artes plásticas, gastronomia e até uma bicicletada. Toda a programação artística é gratuita e pode ser conferida no www.miacaracuritiba.com.br
 
O Mia Cara Curitiba celebra a cultura italiana na capital paranaense, com realização da Embaixada da Itália no Brasil e do Consulado da Itália em Curitiba, e integra o projeto “Itália na Copa”, que reúne uma série de eventos culturais ao longo do ano no Brasil, por ocasião do Mundial de futebol. O projeto foi viabilizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas Blount, Banco CNH, New Holland, Igarashi, Peróxidos do Brasil, Havan, GME Aerospace, Whirlpool e Caminhos do Paraná. A Coordenação é do Solar do Rosário.
 
A abertura do evento, no dia 24, terá como destaque o show do cantor italiano Mario Biondi, apresentando sua mescla de jazz e blues, às 21h, no Teatro Guaíra. No mesmo dia, das 11h às 18h, o MON receberá uma feira de gastronomia italiana. Este será o único evento com cobrança de ingresso (R$5). Trará mais de 10 barraquinhas servindo pratos, além de outros espaços servindo sobremesas, chocolate, sorvete, café, e bebidas. Além de saborear muitas delícias, o público poderá aprender. Três aulas-show serão realizadas por professores do Centro Europeu. Para as crianças uma oficina de pintura realizada pelos jovens do Comites, a comissão de italianos no exterior.
 
No segmento musical, a programação traz ainda uma ópera, produzida especialmente pelo evento: Gianni Schicchi, obra cômica de Giacomo Puccini. Ela será dirigida pelo maestro Alessandro Sangiorgi, tendo direção cênica de Julmar Leardini, com produção realizada pelo evento. Vai levar para o palco um elenco de 40 músicos e 15 cantores. O baixo barítono Peppes do Valle atuará no papel título da montagem, que será encenada dia 29/5 no Teatro Positivo, às 20 horas.
 
Os fãs de teatro, por sua vez, poderão conferir uma nova montagem do espetáculo “Colônia Cecília”, dirigida por João Luiz Fiani. A montagem, um dos sucessos da trajetória do diretor e produtor, será apresentada nos dias 27 e 28, no Teatro Fernanda Montenegro, às 20 horas. O humor nos palcos terá vez com o comediante italiano Gilberto Idonea, que realiza show no dia 31 de Maio, 20h, no auditório do Museu Oscar Niemeyer. O espetáculo “One Man Show” une música e comédia em única apresentação, com participação da cantora Giovanna D´Angi.
 
As artes plásticas estarão representadas. A exposição Ítalo-brasileiros reúne obras de Poty e Leila Pugnaloni. Técnicas e suportes diversos fazem parte desta mostra, que terá como local o Solar do Rosário, de 25/5 a 1º de junho. A fotografia, por sua vez, é tema da exposição “Italia Mon Amour”, que inicia no dia 24 de Maio e se estende até 30 de Junho no SESC Água Verde, com curadoria de Gaia Bindi e imagens de cinco profissionais da nova geração italiana: Claudio di Francesco, Gabriele Menconi, Mongobì e a dupla Simoncini.Tangi.
 
BICICLETADA E MAIS MÚSICA 
Unindo arte e um passeio de bicicleta, o Mia Cara Curitiba terá ainda uma “bicicletada” percorrendo painéis de Poty espalhados pela região central da cidade. Paradas estratégicas serão feitas pelo percurso, para que a estudiosa Daniela Pedroso possa, em tom descontraído, passar informações sobre as obras. Esta divertida mistura de esporte e cultura acontece no dia 01/06 à tarde. Pela manhã, o mesmo circuito cultural será feito com um ônibus. A saída será na frente do Teatro Guaíra.
 
A música marca ainda os últimos dias do evento. No dia 30/5, a Catedral Metropolitana recebe apresentações de corais italianos. E no domingo (1º de Junho), com o concerto do pianista, compositor e maestro italiano Carlo Alberto Neri e Camerata Antiqua de Curitiba, na Capela Santa Maria, às 18h30. No repertório, composições de compositores clássicos e homenagens ao cinema, além de obras próprias de Neri.
 
Uma mostra de cartazes de designers curitibanos em parceria com a Prodesign-PR (Associação para o Design do Paraná) acontecerá no Shopping Palladium com abertura dia 26/05 e ficará exposta durante todo o evento.
 
INFORMAÇÕES SOBRE INGRESSOS DO EVENTO: 
FEIRA GASTRONÔMICA – ingressos a R$ 5 no local e podem ser adquiridos antecipadamente no Café Solar do Rosário.
 
Todos os demais eventos têm entrada franca.
 
Retirada de ingressos: 
- Mario Biondi e Opera Gianni Schicchi – Antecipadamente, até o dia dos eventos, nos Quiosques Disk Ingressos ou via site www.diskingresso.com.br
 
- Colônia Cecília – Teatro Fernanda Montenegro |– Já disponíveis para retirada na bilheteria do teatro
 
- One Man Show com Gilberto Idonea | – Auditório do MON – | Acesso livre no dia do evento
 
- Carlo Alberto Neri - Capela Santa Maria – | Acesso livre no dia do evento
 
- Exposições: acesso livre nos dias dos eventos
 
- Roteiro Poty, Oficinas e Master Class: inscrição prévia no Solar do Rosário (041) 3225-–6232
 
Rua Duque de Caxias, 4 - São Francisco, Curitiba
 
Informações: www.miacaracuritiba.com.br – Solar do Rosário: (041) 3225–-6232.
 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS