MESA AO VIVO ESTREIA NO CENTRO EUROPEU

Aulas shows e jantares magnos agitam a agenda gastronômica de Curitiba na quarta e quinta

O mundo da gastronomia paranaense se reúne nesta terça-feira (13), às 19 horas, na sede Princesa Isabel do Centro Europeu, para o coquetel de abertura do Mesa ao Vivo Paraná. O evento traz a Curitiba os chefs Alex Atala ( D.O.M e Dalva e Dito –SP), Thomas Troigros (Olympe- RJ), Janaina Rueda (Bar da Dona Onça – SP), André Mifano (Vito – SP) e Marcos Levi (Veríssimo Bar - SP) e reúne os principais nomes da gastronomia paranaense, como Celso Freire, Ivan Lopes e Manu Buffara, entre outros.

Apresentado pelo projeto Gastronomia Paraná, do Governo do Estado, e realizado por Prazeres da Mesa em parceria com a Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Resturantes e Centro Europeu, o Mesa ao Vivo Paraná será uma espécie de “reality show” do jornalismo gastronômico, que propõe a experiência de produção de uma edição da revista Prazeres da Mesa aos olhos do leitor, com aulas, degustações e performance dos chefs. O objetivo é destacar produtos descobertos na região. São patrocinadores ouro a Compagás (Companhia Paranaense de Gás), Fomento Paraná e Paraná Turismo, com participação especial das marcas Porto a Porto, Vinhos do Brasil e KitchenAid.

 A programação de quarta e quinta-feira (dias 14 e 15) dias em que serão realizadas cerca de 20 atividades diárias, com prova de pratos, vinhos e ingredientes sob o tema “Tesouros locais: a descoberta de produtos gourmet para uma nova cozinha paranaense”. Alguns chefs de cozinha de peso vindos de todo país estarão em Curitiba especialmente para o evento com a missão de vasculhar, escolher e ensinar a usar matérias-primas emblemáticas do Paraná. Por um valor único (R$ 100,00 para um dia e R$ 160,00 para os dois dias), o participante terá acesso aberto a todas as aulas (sujeitas à lotação),  degustações de vinhos e produtos gastronômicos.

Os jantares magnos, feito a quatro mãos, são outro destaque da programação. Na quarta (14), o chef Ivan Lopes recebe Alex Atala, Janaina Rueda e Celso Freire no restaurante Mukeka e juntos oferecem menu especial com carne de siri catado, guisado de canana e emulsão de cachaça, gengibre e coentro, filhote de tucupi e tapioca, paleta de leitão com purê rústico de aipim e molho de mana cubiu e favo de mel, queijo e compota de fruta.

Na quinta (15), será a vez da chef Manu Buffara abrir a cozinha do 4 Si Brasserie para os chefs Thomas Troigros, Marcos Levi e André Mifano. O time fará cardápio com cracovia, picles, carne de onça desconstruída, mini ervas, coxinha lapeana, bigos e espuma de radicchi, Vieira e Pupunha, Costela de porco, pinhão, tutano e abacaxi fermentado e Queijo de côco, maçã e mel de jataí.

"Será uma grande festa da gastronomia paranaense e o Centro Europeu tem o orgulho e o prazer de receber esse evento em sua escola de gastronomia, que é referência nacional na formação de chefs", destaca Carlos Sandrini, diretor do Centro Europeu.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"