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Vencedoras da edição de 2014 destacam premiação
como propulsora para a cultura da igualdade |
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A adesão ao Prêmio WEPs Brasil, iniciativa da Itaipu Binacional, serve como
força motriz para mobilizar outras instituições a adotarem práticas em benefício
da equidade de gênero e valorização da mulher. Esta é a análise feita por
Furnas, Cene Home Care e Feito Brasil, as primeiras contempladas com a
premiação, lançada em 2014.
Na avaliação das vencedoras, o prêmio estimula a
reflexão da diretoria, ajuda a adotar as melhorias – ao oferecer ferramentas que
facilitam as ações e seus acompanhamentos –, e contribui para uma cultura
pró-equidade.
A iniciativa se baseia nos Princípios de Empoderamento das
Mulheres (WEPs, em inglês) e é resultado da parceria entre a Itaipu, ONU Mulher,
Pacto Global e Tempo de Mulher. Para a nova edição, as inscrições estão abertas
até 31 de outubro, por meio do site www.premiowepsbrasil.org.
“Este prêmio levanta
questionamentos e faz os dirigentes das empresas pensarem. Não há nada melhor
que o exemplo”, disse, ao receber o Prêmio WEPs 2014, Olga Simbalista, diretora
de Gestão de Novos Negócios e de Participações de Furnas.
A empresa venceu
a categoria grande porte e, assim como Itaipu, também batalha por um ambiente
mais igualitário mesmo em um ambiente com predominância masculina.
Segundo a
gerente de Responsabilidade Sociocultural de Furnas, Ana Claudia Fernandes
Gesteira, a cultura interna mudou após os planos de ação do Programa
Pró-Equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da
Presidência da República. As iniciativas têm respaldo do diretor-presidente,
Flavio Decat de Moura. “Com esse apoio, os funcionários foram capazes de
concretizar um novo olhar sobre equidade de gênero e raça”, afirmou Ana
Claudia.
Na Cene Home Care, especialista em atendimento hospitalar em casa,
vencedora da categoria média empresa, a presidência também assinou todos os
compromissos propostos para a equidade de gênero, como o aumento da maternidade
para 150 dias, entre outras.
Aos poucos, o comportamento é alterado por
essas ações afirmativas, segundo a coordenadora do Centro de Educação Continuada
Cene e Responsabilidade Social. “A cultura da empresa provavelmente levará anos
para ser mudada, porém vejo comportamentos institucionalizados para aumentar o
número de mulheres e de oportunidades de capacitação diretamente ligadas ao
empoderamento”, disse Celina.
Para a Feito Brasil, ouro entre as micro e
pequenas empresas no WEPs 2014, o prêmio atua como um multiplicador dessa nova
cultura de valorização da mulher.
Na indústria, especializada em cosméticos
sustentáveis e veganos, participar da premiação foi consequência de um trabalho
desenvolvido desde o surgimento da empresa. “Trouxe minhas crenças e valores
pessoais para a empresa”, disse Lena Peron, criadora da marca que tem, entre
seus princípios, não usar fotos de mulheres nas embalagens. “Somos contra a
propagação de um modelo de beleza estereotipado e insustentável. Por isso, não
usamos imagens femininas de forma sexista em nossa comunicação”, disse
Lena.
A Itaipu
Com 20 unidades
geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial
na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de
2,2 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de
17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Desde 2003,
Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com
responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico,
turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem
ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e
renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de
sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a
integração regional”.
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