GALERIA DE ARTE SOLAR DO ROSÁRIO PARTICIPA DA BIENAL DE CURITIBA

A Galeria de arte Solar do Rosário novamente participa da Bienal de Curitiba no Circuito de Galerias.
Com abertura prevista para dia 4 de outubro, três exposições concomitantes estão programadas.
Um artista visual e dois fotógrafos em total consonância com o tema dessa edição “Luz” trazem muitas novidades para as salas da Galeria!

Ale  Mazzarolo
VOLT(A)
Curadoria Mauricio Pinheiro Lima

VOLT(A) é a primeira exposição do artista gráfico Ale Mazzarolo, com trabalhos criados em processo digital e em neon.
O nome VOLT(A) se conecta a dois universos presentes nas obras que serão expostas. De um lado vasculha as lembranças do artista e mostra como as cores influenciam a nossa memória todos os dias e por toda a vida e como são usadas de forma intencional pela mídia para fixar uma mensagem.
De outro lado, VOLT(A) é uma referência direta a  unidade de medida do potencial elétrico, já que alguns dos trabalhos são ou tem a luz como suporte. A luz que é arte e que vai iluminar a cidade de durante a Bienal Internacional de Curitiba.


Michelle Serena
“O Instante Continuo” – fotografias
Curadoria Regina Casillo e Lucia Casillo Malucelli

Medo, ansiedade irracional, sentimentos. Carro, estrada, movimento. Fotografia, instante, um caminho.
Pintar com a luz? Fotografar pintando?
Explorar, experimentar, deixar ao acaso, ao campo do imaginário recorrendo ao “inconsciente óptico” (Walter Beijamin), na tentativa de representar fotograficamente o invisível. Um momento incompleto, cheio de significados incompletos, fragmentos de caminhos e histórias.
As imagens foram se formando no intervalo entre um instante e o seguinte, revelando sua pincelada a cada novo cenário explorado.
Em o Instante Contínuo, apresento ........ fotografias feitas do carro, em viagens diversas durante cinco anos. Foi como montar um estúdio móvel e olhar o mundo em movimento. Para isso, mais do que captar detalhes, era necessário explorar a impressão dessas paisagens através da luz e das cores que cada cenário me oferecia.
O resultado desse confronto imagético de tornar visíveis ideias e sentimentos foram centenas de fotografias, onde me libertei do conteúdo pré-determinado e transcendi a imagem estática em busca do inconsciente. Diluindo o tempo em fotografias.
... num tempo ele existiu...


Ricardo Marques
“Flutuantes” – fotografias
Curadoria Regina Casillo e Lucia Casillo Malucelli

Considerações sobre água e luz na fotografia de Ricardo Marques.
Água e luz. Fluídas as ondas das águas e as ondas de luz envolvem-se, harmonia impassível, vitais energias, fluída foto grafia! Jóia brilhosa, assim Paul Gaugin, momento raro captado no silêncio da criação, poetando com a inesperada imagem.
As formas e cores interagem e complementam, extrapolando o aspecto fotográfico exclusivo e beliscando indícios pictóricos (texturas várias, “pinceladas” construídas sem desenho, gesto espontâneo, paciência e olhar aguçado) produzindo requintado resultado, “fotopinturas” feitas de luz.
As abstrações metálicas cuja coloração poética compõe fotos em que o registro imagético sobrepõe o registro documental, aproximando o olhar do autor mais para as coisas da arte que para os depoimentos concisos das coisas reais.
A viagem inerente ao olhar do fotógrafo artista reflete suas visões pelos processos que sintetizam suas vivências. Quando uso a palavra refletir, usou-a em dois sentidos, reflexão de imagem e reflexão do pensamento. Deste modo, a imagem reflete a experiência do designer profissional de acabamento impecável e também do reflexivo acadêmico estudioso pensador das Histórias das Artes.
Escrito por: João Henrique do Amaral , 2015

Galeria de Arte Solar do Rosário
O Solar do Rosário em Curitiba é um espaço particular, vivo e atuante de arte e cultura. No Centro Histórico da cidade este complexo cultural tem Galeria de Arte, Café e Livraria, Restaurante, Casa de Chá e jardim de esculturas. Promove também várias atividades culturais como cursos, oficinas, ateliers, lançamentos de livros e eventos.


Serviço: Solar do Rosário
Rua Duque de Caxias, 04, Centro Histórico, Curitiba, PR
(41) 3225-6232   www.solardorosario.com.br
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira das 10h às 19h, sábado das 10h às 13h e domingo das 10h às 14h.
Entrada Gratuita. 
Inauguração: 4 de Outubro, domingo, às 11h da manhã

As exposições ficarão até o dia 04 de dezembro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"