ESPAÇO CULTURAL CALAMENGAU COMEMORA 32 ANOS COM MUITO FORRÓ PÉ DE SERRA

Para celebrar o aniversário será realizada uma grande festa de São João, com duas bandas, comidas típicas e quadrilha, a partir das 22h

Nessa sexta-feira (24) o Espaço Cultural Calamengau comemora 32 anos de muito forró pé de serra e cultura nordestina na capital paranaense. Para celebrar o 32° aniversário, será realizada uma grande festa de São João, neste sábado (25), com as bandas Forró Calamengau, há 32 anos liderada por Maérlio Barbosa, o Ceará, e o Trio Caruá, banda de renome nacional no segmento, entre outras surpresas. A festa começa a partir das 22h. Os ingressos podem ser adquiridos no local, por R$ 25,00. O Espaço Cultural Calemengau, fica na Rua Roberto Barrozo, 1190. Mais informações e reservas podem ser feitas pelos telefones (41) 3078 7766 ou (41) 9904 5129. A venda de convites para o evento está sujeita à lotação da casa. 
Há mais de 30 anos, quando desembarquei em Curitiba (PR), já havia passado por outras cidades do Brasil, tendo deixado o Ceará há alguns anos. Após trabalhar em uma série de ofícios, aqui na capital do pinheirais senti que deveria resgatar a minha cultura e dividir com esse povo alegre e receptivo, que é o Curitibano. Foi assim que nasceu o Calamengau, um espaço para viver o nordeste, comida, dança, música e causo, muitos causos. Tenho uma imensa satisfação em ser um dos responsáveis por trazer minha cultura para a cidade. Mais feliz ainda eu fico quando vejo salões cheios, não só o meu, porque hoje tem muita gente aqui fazendo um excelente forró pé de serra e cada vez mais gente dançando, ajudando a manter a cultura viva!”, ressalta Ceará.

Neste sábado (24) além de muito forró pé de serra, O Espaço Cultural Calamengau vai servir comidas típicas, vai realizar quadrilha e brincadeiras, e encerrar a noite com o tradicional café da manhã nordestino, por conta do aniversariante. “Para os solteiros, não deixem de experimentar o bolo casamenteiro, com 32 Santos Antônio. É pra arrumá marido!”, destaca efusivamente Ceará. A noite será embalada pela banda Calamengau e pelo Trio Caruá, de São Paulo, consagrado, recentemente, como um dos finalistas do Forró Brasil, em Iatúnas (ES), onde acontece o maior e mais expressivo festival de forró. Ainda, a banda conta com a presença de Rafa Virgulino, filho do lendário Enok Virgulino, do Trio Virgulino.

O início - O primeiro Calamengau nasceu em 1984, próximo à Reitoria, o espaço, além de apresentar a cultura do Nordeste à cidade, com música e gastronomia, também foi muito importante como uma opção de diversão. “Naquela época o curitibano não tinha muita opção, principalmente nos dias de semana e eu abria já na segunda-feira, meu segundo melhor dia em termos de público”, explica.

O Calamengau permeou muitos locais, inclusive no litoral de Santa Catarina, como petiscaria, mas, a partir de 1998, iniciou a época de ouro para o Ceará e para o Calamengau. Foi nesse período em que o espaço se transferiu em definitivo para a Sociedade Vasco da Gama, o famoso Vasquinho. O local era alugado para o forró aos fins de semana, mas, em 2000, a temporada aos sábados se tornou permanente e o Forró do Calamengau se tornou Espaço Cultural, abrindo as portas para todas as manifestações culturais.


Espaço Cultural Calamengau – A partir do ano 2000 o Espaço Cultural Calamengau também virou casa para os artistas locais e lá, além do tradicional forró, também funcionava a sede do Clube dos Compositores, casa do maracatu curitibano, dando origem a diversos grupos, local para ensaios de grupos de teatro e escolas de samba, entre outros.

Shows – O Espaço Cultural Calamengau também se tornou referência de qualidade na música, trazendo grandes nomes para se apresentar no local. Até hoje o espaço é lembrado pela trajetória de sucesso e por emprestar o palco para artistas como Dominguinhos, Elza Soares, Teatro Mágico, Monobloco e Geraldo Azevedo, entre outros.

Serviço: 32 anos de Calamengau 
Quando? No sábado, 25 de junho;
Que horas? A partir das 22h;
Quais são as atrações? Banda Calamengau e Trio Caruá, além da quadrilha e tradicional café da manhã nordestino;
Quanto custa? R$ 25,00;
Onde fica? Na Rua Roberto Barrozo, 1190 – Alto São Francisco – Curitiba | PR;
Informações: (41) 3078 7766 ou (41) 9904 5129.
* A casa não aceita cartões de crédito e débito.

.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS