BIA BEDRAN APRESENTA A OBRA DE VILLA-LOBOS PARA ADULTOS E CRIANÇAS EM CURITIBA

Bastante conhecida pelo público infantil, a artista usa sua força narrativa para resgatar a memória do compositor no espetáculo VillaLoBiando, dirigido a crianças e adultos

Curitiba recebe, nos dias 21 e 22 de Julho, o show VillaLoBiando, protagonizado pela cantora Bia Bedran. O espetáculo apresenta a obra de Heitor Villa-Lobos, um dos principais nomes da música clássica brasileira. Com uma carreira de mais de 40 anos dedicada ao público infantil, Bia Bedran usa sua força narrativa para resgatar a memória do grande compositor brasileiro a partir de suas canções. 
Foto: Paulo Rodrigues.
Com roteiro e direção musical do violonista Gibran Helayel, o espetáculo também conta com os músicos Lucas Gralato (violão), Daniel Santos (violão), Guilherme Bedran (rabeca) e Paulão Menezes (percussão) que executam as canções ao lado de Bia Bedran. São 15 músicas que revelam a face mais popular da obra de Villa-Lobos inspirada no cenário rural brasileiro, nos índios, nas senzalas, nos terreiros, nos pescadores do Rio São Francisco, nas rendeiras e costureiras e nas canções que ficaram na memória dos antigos. Assim surgem canções como “Canto do Pajé” e a melodia pungente e nostálgica do “Trenzinho Caipira” que, com a bela letra do poeta Ferreira Gullar, se tornou ainda mais popular.
Bia Bedran explica que o espetáculo é direcionado tanto para o público infantil quanto para os adultos “com coração de criança”. A artista também revelou que, durante os ensaios, surpreendia-se diariamente com os resultados. “A sonoridade dos violões com a minha voz e as melodias villalobianas era diferente a cada dia”, comenta. “Cantar canções do Villa-Lobos é um presente”, comemora a artista. O musical apresenta novos arranjos e formas de explorar a versatilidade das harmonias e melodias propostas por Villa-Lobos. Durante o espetáculo, Bia Bedran assume a condução de um trem que apresenta ao público recantos e sons do Brasil, resgatando o folclore e a música tradicional de diversas regiões brasileiras. 

Bia Bedran
Artista multimídia, desde criança Bia Bedran escreve músicas, época em que também participava de festivais. É atriz, compositora, cantora, escritora, contadora de histórias, arte-educadora, e, durante muitos anos, foi apresentadora de programas educativos direcionados ao público infantil na televisão brasileira. Além dos pequenos fãs, Bia também é referência entre o público adulto que costuma acompanhar seus shows, peças de teatro e palestras.

Villa-Lobos
Heitor Villa-Lobos (1887-1959) compôs cerca de 1.000 obras e sua importância reside, entre outros aspectos, no fato de ter reformulado o conceito de nacionalismo musical, tornando-se seu maior expoente. Foi, também, através de Villa-Lobos que a música brasileira se fez representar em outros países, culminando por se universalizar. Na década de 1930, preocupado com o ensino da música nas escolas brasileiras, Villa-Lobos desenvolveu um programa de educação musical inspirado no cancioneiro infantil.

Serviço: Música: Bia Bedran em VillaLoBiando
Local: CAIXA Cultural Curitiba. Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR).
Data: 21 e 22 de Julho de 2018 (sábado e domingo).
Horário: sábado, às 15h e às 18h; e domingo, às 17h.
Ingressos: vendas a partir de 14 de Julho (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h.)
Classificação etária: Livre
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS