H-AL DISCUTE FRONTEIRAS ENTRE MODA E ARTE TÊXTIL

Exposição na Galeria Teix abre nesta quinta-feira e explora relação da roupa com o corpo, a cidade e a expressão
Sempre determinada a transpor os limites entre arte e moda, a H-AL, marca/ateliê curitibana dos artistas Alexandre Linhares e Thifany F., se prepara para levar ao público uma nova temporada de experiências multissensoriais. “Despida de Palavras” é o novo trabalho da dupla apresentado em  momentos distintos neste mês de Julho. O primeiro foi uma participação no festival urbano Subtropikal.
No dia 19 de Julho, na Galeria Teix, acontece a exposição tendo “o pano suporte, a obra em tecido, o tecido em si como objeto de arte e mais uma vez a palavra escrita”, adianta a dupla. “Estamos percorrendo desde ´o rei está nu´, de 2016, a verve urbana, a alma da metrópole, que em ´terceira pele´ foi para o terreno, a planta baixa, a construção e carregou no trabalho seguinte, ´pequenas poesias cotidianas´, nas poesias de placas e anúncios, frases decalcadas nos muros, poesias cotidianas. Tudo se encaminhou para o POP”. Em exposição, um outdoor de tecido, peças que se encaixam e se dividem, painéis que compõem uma figura maior, partindo de uma fotografia feita durante a residência na Galeria. Para a produtora cultural Beth Capponi, que acompanhou um fragmento do processo, “a fotografia se transforma e se transporta para um novo e irreverente formato. Não mais impressa e sim costurada. A proposta demonstra de forma ousada uma nova forma de ‘ser da fotografia’. Entre panos e linhas, eles (Alexandre e Thifany) conseguem contemporanizar os velhos padrões e formatos em que ela foi engessada”, finaliza. Com a Galeria Teix, a parceria com a dupla teve início em 2013 em exposição durante a Bienal de Curitiba e foi repetida em residência em 2016. A ideia da arte têxtil transita bem na proposta de incubadora de ideias da galeria. “Alexandre e Thifany são dois e são um. Conviver e trabalhar com essa dupla singular, que pratica nada mais e nada menos do que seu discurso, tem sido um grande prazer”, diz Jo Maciel, da Galeria Teix.   
Performance
Outra colaboração forte que se restabelece neste Julho é com o Grupo Fato, cujo figurino tem levado a assinatura da H-AL desde 2012. A marca faz participação no show de lançamento do DVD “+próximo” no dia 26 de Julho, no SESC da Esquina. Aqui, uma curiosidade: o show terá a participação do músico Pedro Luis, autor da música “Deus é Mulher”, que dá nome ao novo disco de Elza Soares, cujo figurino do show “A Mulher do Fim do Mundo” foi feito por Alexandre Linhares. “Faremos uma participação no show do Grupo Fato com a nossa obra têxtil, além do figurino dos artistas. Temos um trabalho de performance que colabora e participa com os músicos no palco, ação que já aconteceu com a cantora Juliana Cortes em São Paulo, com Raíssa Fayet e Mulamba em Curitiba, chamada ‘Figurino ao vivo’, em que o figurino se completa no palco, numa ação ao vivo”, diz Alexandre.
Thifany destaca que a H-AL sempre buscou passar mensagens através do vestir - a roupa comunica antes da fala. “A  H-AL tem por objetivo fazer peças de arte vestíveis, que vestem corpos e pessoas que estão na luta como nós, vivendo de seus sonhos, buscando o autoconhecimento, autocura, lucidez em meio ao mundo.  Queremos vestí-las para seus momentos de conquistas, de realizações, e para as batalhas diárias. É uma roupa que veste pessoas de verdade” finaliza.
Sobre a H-AL - Desde 2007, a H-AL (antes conhecida como Heroína) é uma das marcas que melhor representa o design autoral local, estando presente em eventos, desfiles e performances vanguardistas e poéticas. Trabalha com quase 100% de material proveniente de descarte, retalhos de outros ateliês e marcas de Curitiba e também de mostruários de tecidos. “Despida de palavras” é totalmente criada com reuso de materiais. site: www.h-al.com
Serviço: H-AL - Despida de Palavras |19 de julho: abertura da exposição na Galeria Teix (Alameda Augusto Stelfeld, 1.581, Curitiba). Entrada franca. 
26 de julho: show  “+próximo” do Grupo Fato - SESC da Esquina (Rua Visc. do Rio Branco, 969 - Centro). | Ingressos à venda Sesc da Esquina – 3304 2222 / sac.esquina@sescpr.com.br ou na bilheteria no dia do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS