BIBA BETTEGA, UM NOVO OLHAR SOBRE O MUSEU PARANAENSE
A arquiteta Gabriela Ribeiro Bettega, a Biba, assume
a direção do terceiro museu mais antigo do país com o desafio de transformar o
olhar do visitante
À primeira vista, quase não
vemos Biba em meio à austeridade do Palácio São Francisco, sede do Museu
Paranaense (MP), com suas paredes escuras e móveis pesados. Alguns minutos de
conversa, contudo, bastam para enxergar além: a arquiteta e cenógrafa quer apresentar
um novo olhar ao visitante do espaço. O conteúdo, como ela mesma descreve, “é
fértil”. E é na forma que ela vai atuar. Graduada em Arquitetura pela
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1996) e em Cenografia pela
Accademia di Belle Arti di Brera (2004), em Milão, na Itália, Biba é especialista
na construção de narrativas visuais. O objetivo é mais do que trazer público ao
museu. A proposta é aproximar dos visitantes as histórias contadas ali. O Museu
Paranaense é o terceiro mais antigo do país e possui 400 mil itens em seu
acervo.
Determinação e força de
vontade não faltam. Biba já provou ser possível unir o passado ao presente de
forma contemporânea e acessível. Ela foi a responsável pelo projeto de
remodelação do Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) ao lado do designer e também
cenógrafo Richard Romanini. “Ali foi um processo superinteressante, porque a
exigência era um projeto expográfico, mas a gente percebeu que tinha que
abraçar outras áreas. Trabalhamos muito no próprio acervo, restauro de algumas
peças e, com os curadores Adolfo Montejo Navas e Eliane Prolik, conseguimos
trazer arte contemporânea pra dentro do museu”, conta. Reaberto em Dezembro de
2018, o agora museu-casa evidencia traços contemporâneos ao mesmo tempo em que
preserva a memória de onde viveu o artista norueguês, considerado o pai da
pintura paranaense.
Primeiros contatos
O envolvimento com a expografia
teve início no Museu Oscar Niemeyer (MON). Foram três exposições nos últimos dois
anos. A primeira e a segunda parte da mostra do acervo “Luz = Matéria”, com
curadoria de Agnaldo Farias, e a grandiosa mostra asiática que teve curadoria de
Teixeira Coelho ao lado de Fausto Godoy – o embaixador que doou ao MON 3 mil
itens provenientes de mais de dez países asiáticos. O recorte deu origem à
mostra “Ásia: a terra, os homens, os deuses”, com 200 peças em exposição.
Todos esses projetos
expográficos são assinados pela Ato1Lab, escritório comandado pela arquiteta e
seu marido, o designer Richard Romanini. Foi em Milão, onde morou por quase 15
anos, que Biba conheceu o companheiro de trabalho e de vida. “Foi uma decisão
conjunta com meu marido de mudar pra cá. Chegando aqui começamos a trabalhar em
alguns projetos de audiovisual e montamos um escritório supermultidisciplinar.”
O casal mudou-se para Curitiba em 2009.
Novidades
Nos últimos anos, a pesquisa
e a produção de conteúdo foram intensas no Museu Paranaense, com atuação de
professores e universidades. A estruturação da reserva técnica foi outro passo
fundamental na gestão e conservação do acervo do museu. “O importante agora é
trazer tudo isso para o público. Acredito que a forma deve ser tão consistente
quanto uma pesquisa científica e vamos olhar com muito carinho pra essa parte”,
afirma Biba. Partindo da premissa de pensar o espaço, a arquiteta trouxe para a
instituição um novo corpo técnico de arquitetura e design. Junto ao setor de
museologia e do educativo do MP, a equipe vai atuar na gestão de conteúdo e em uma
nova identidade para o espaço.
A primeira remodelação nas
exposições está prevista para o prédio histórico do museu, o Palácio São
Francisco, construção de 1929, tombada pelo Patrimônio Histórico, antiga residência
da família Garmatter, Palácio do Governo e Tribunal Regional Eleitoral. A parte
conhecida como anexo, edificação de concreto, aço e vidro, em dois pisos, com
cerca de 1.600 m², passou por reformas e teve o circuito expositivo renovado no
fim de 2018. Por esse motivo, a diretora explica que vai dar atenção especial ao
palácio.
Outra novidade que está em
fase de testes e promete trazer grande agilidade na gestão do espaço é a
tecnologia Building Information Modeling
(BIM), que permite criar digitalmente cada item do acervo de forma espacial e
incluir todos os dados sobre aquele item. Dessa maneira, ao pensar na
disposição das peças de uma exposição, a ferramenta permite esboçar toda essa
mostra no ambiente virtual, com informações espaciais precisas, além dos dados
técnicos de cada item. Se há outra peça que dialogue com essa exposição, seja em
outra mostra ou na reserva técnica, é possível criar links com esse item. A
tecnologia BIM também facilita muito em caso de itinerância do acervo,
fornecendo todas as informações necessárias para montagem de uma exposição em
outro local e ainda dados de geolocalização.
Para Biba, a nova identidade
do Museu Paranaense deve situá-lo entre o museu tradicional e o
hipertecnológico, o que ela chama de “museu narrante”. “Você cria uma série de
narrativas transversais sobre uma peça, que vai gerar curiosidades e ainda pode
linkar com outras peças do museu.”
Crédito das fotos: Kraw Penas/SEEC
Comentários