EXPOSIÇÃO“O ORDINÁRIO RAFAEL SICA” LANÇA HISTÓRIA EM QUADRINHOS INÉDITA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

A exposição O Ordinário Rafael Sica lançará “Ipsilone”, uma história em quadrinhos inédita de Rafael Sica, no dia 20 de fevereiro (quarta-feira), às 19h, na CAIXA Cultural Curitiba. Na ocasião, Sica fará uma palestra mediada por Fabio Zimbres. A entrada é franca e a revista será distribuída gratuitamente ao público presente. 

Foto: Lidia Ueta. 
Ipsilone é uma publicação inédita, produzida em 2009. Segundo Sica trata-se de  "uma história em quadrinhos sobre economia doméstica e perseguição religiosa". O quadrinho foi criado a convite de Fabio Zimbres para a coleção MiniTonto  e só será lançada agora. No mesmo dia, acontece uma palestra com Rafael Sica, mediada por Fabio Zimbres; os artistas falarão sobre processo de criação em uma conversa compartilhada com o público.

A exposição: “O Ordinário Rafael Sica” segue em cartaz na CAIXA Cultural Curitiba até 24 de Março de 2019. A mostra conta de 200 obras que traçam um panorama da trajetória do artista gaúcho, que é um dos principais nomes das histórias em quadrinhos da atualidade. O público pode conferir originais, gravuras, painéis e cadernos de estudos do artista. A exposição conta ainda com a mesa “Desenhe Errado”, um espaço interativo que convida o público a construir uma história em quadrinhos coletiva. A mostra já passou pelos espaços da CAIXA Cultural de Fortaleza e Rio de Janeiro e tem entrada franca.

Rafael Sica é dono de um traço único que preza a riqueza de detalhes em uma narrativa silenciosa, mas extremamente contundente. Grande parte de sua obra é composta por quadrinhos sem textos, característica encarada por muitos críticos como um dos grandes diferenciais de seu trabalho. A ausência dos diálogos se mostra como uma abertura à interpretação do leitor: “Existe uma narrativa, mas é gráfica, visual. Exige que o leitor complete o trabalho. Fui tirando o texto das tiras, diminuindo o número de palavras, fui me dando conta de como isso potencializava as interpretações”, explica Sica.

A produção de Rafael Sica traz questionamentos sobre o modo de vida do indivíduo urbano. Suas tiras são minicontos que fogem do óbvio e da piada, e com um diferenciado tom surrealista, trazem críticas às neuroses das grandes cidades e à massificação das pessoas afogadas na rotina pós-moderna. A curadoria é de Weaver Lima, que reúne em sua carreira a curadoria de exposições na área dos quadrinhos como “Luiz Sá - 100 anos”, “Monstra Comix”, “HQ CE”, “Desenhomatic LTDA - Jaca e Zimbres”, “Seres Urbanos - Fanzines 90’s”, entre outras.  
Sobre Rafael Sica
Nascido em 1979 em Pelotas (RS), Rafael Sica é reconhecido como um dos mais importantes autores de sua geração. Começou sua carreira na segunda metade dos anos 1990, publicando charges e tiras em jornais da sua cidade. No início dos anos 2000 passou a publicar no jornal Folha de S. Paulo e na internet lançando o blog “Ordinário”. A página foi criada com o objetivo de ser um portfólio virtual, mas acabou se transformando em um dos mais acessados sites de quadrinhos do país. Venceu por duas vezes o Prêmio HQ Mix nas categorias Novo Talento (2005) e Web Quadrinhos (2009). Em 2008, realizou “Cinza-Choque” sua primeira exposição individual no Museu do Trabalho, em Porto Alegre-RS. Tem livros publicados por diversas editoras do país: “Ordinário” (Companhia das Letras, 2011); “Tobogã” (Ed. Narval, 2013); “Novela” (BebelBooks, 2014); “FIM – Fácil e Ilustrado Manifesto” (Editora Beleléu, 2015); “Fachadas” (Editora Lote 42, 2017). Em 2017, foi convidado para participar do “Projeto Baiacu”, criado por Angeli e Laerte - uma residência artística na Casa do Sol, do Instituto Hilda Hilst, que resultou na revista “Baiacu” (Editoras Cachalote e Todavia, 2017). Sica também é um dos criadores da “Parada Gráfica”, evento anual que acontece em Porto Alegre- RS e reúne artistas da cena gráfica independente brasileira.

Fabio Zimbres (RS)  
Quadrinista, editor, artista visual e curador
Trabalha como autor e editor de quadrinhos desde a década de 1980. Publicou seus trabalhos em veículos nacionais e no exterior - Jornal  A Folha de São Paulo, revistas Chiclete com Banana, Strapazin(suíça), Now(EUA), entre outras. É autor dos livros FelizMúsica para Antropomorfos  e Vida Boa.
Foi editor da Animal– publicação cultuada como uma das mais importantes revistas de quadrinhos do Brasil.
Como artista participou de diversas mostras coletivas individuais no Brasil, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, China, Espanha, Itália e Suíca.
Enquanto curador realizou diversas mostras ligadas a cultura dos quadrinhos e fanzines, dente as quais destacamos: Flávio Colin(RS, 2002); Desenhos Nunca Vistos(RS e MG, 2002); Transfer  - arte urbana e cultura alternativa(RS, 2008 e SP, 2010); Desenhomatic LTDA(Japão, 2017); A Cidade em Quadrinhos na Bienal de Quadrinhos de Curitiba (PR, 2018). Assistência de curadoria para a exposição  “O Ordinário Rafael Sica”, CAIXA Cultural Fortaleza e Rio de Janeiro (2018).

ServiçoLançamento da Revista de História em Quadrinhos “Ipsilone”, de Rafael Sica – Palestra com o artista Rafael Sica / mediação: Fabio Zimbres
Entrada francae distribuição gratuita das revistas .
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Teatro
Data:20 de fevereiro de 2019 (quarta-feira)
Horário: das 19:00h às 21:00h
Classificação indicativa: 14 anos
Capacidade: 125 lugares (2 para cadeirantes)
Informações: (41) 2118-5111

Artes Visuais: Exposição O ordinário Rafael Sica
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Galeria Mezanino
Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro - Curitiba (PR)
Visitação: de 23 de janeiro a 24 de março de 2019
Horário: terça a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h
Entrada franca
Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos
Informações: (41) 2118-5114/5427
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS