MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR: REFORÇAR A IMUNIDADE

MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR 
O frio chegou: é hora de cuidar da imunidade para se afastar das gripes
Alimentos fortalecem o sistema imunológico, que exerce função de defesa contra doenças oportunistas

No calendário, o Inverno já começou há alguns dias. Mas só agora, no comecinho de Julho, o frio bateu na porta pra valer. E diante de uma mudança tão repentina no termômetro, é bom cuidar da imunidade para evitar as doenças indesejadas do inverno, como as gripes e resfriados.

Será que o seu organismo, está preparado para enfrentar a estação mais fria do ano? O primeiro passo é investir na alimentação saudável. Segundo a nutricionista da Clinipam, Ana Paula Maia (CRN8 7754), é do prato rico em nutrientes que vem o combustível para fortalecer a saúde. “O sistema imunológico exerce a função de defesa contra doenças oportunistas, principalmente as infecciosas. É importante conhecer os alimentos que fortalecem a imunidade e inclui-los na nossa alimentação”, afirma.

Nutrientes para fortalecer a imunidade
Ômegas 3 e 6, vitaminas A, C, D, E e B6, ferro e zinco. Esses são alguns dos nutrientes conhecidos por fortalecerem o sistema imunológico. São encontrados em diversos alimentos, todos de fácil acesso à população. “As carnes, os vegetais verde-escuros e feijões são ricos em ferro. A vitamina C é encontrada em frutas cítricas, e a vitamina A está presente em alimentos de cor laranja, como cenoura e mamão”, exemplifica Ana Paula.

Por isso, quanto mais colorido for o prato, maiores as chances de manter uma alimentação equilibrada. A nutróloga da Clinipam, Raquel Branco Breda (CRM 22744), explica que não há fórmula mágica e destaca que a mudança de comportamento é fundamental: “nosso organismo sempre estará em contato com germes, vírus e bactérias. Adotar hábitos saudáveis é um grande avanço para aumentar a imunidade”, reforça.

A equipe de nutrição da Clinipam, compartilha uma receita bem simples para incluir na rotina. Anote e aproveite: ela traz benefícios para o sistema imunológico.

Suco de laranja com espinafre                                                                              
                        
Ingredientes:
·         suco de 1 laranja
·         1 xícara de folhas de espinafre
·         1 copo de água
      
Modo de preparo: Esprema a laranja, lave as folhas de espinafre e bata todos os ingredientes no liquidificador. Beba logo em seguida. Se quiser adoçar, prefira açúcar não refinado, como o mascavo ou o demerara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"