TECNOLOGIA: BANCO SENFF LANÇA PAGAMENTO POR RECONHECIMENTO FACIAL
O processo proporciona agilidade e segurança: é à prova de fraudes e nove vezes mais rápido que o uso tradicional de cartões
O Banco Senff, por meio da sua bandeira de cartão de crédito, lança no mercado varejista brasileiro o pagamento por reconhecimento facial. O sistema permite maior segurança e agilidade no atendimento, reduzindo filas e evitando fraudes.
O
setor de Inovação do Grupo começou os estudos do projeto no fim de
2019, quando ainda não se tinha ideia de que o mundo enfrentaria uma
pandemia, tornando ainda mais evidentes as vantagens desta inovação, que
passa a ser muito mais do que um avanço tecnológico e uma facilidade
para o consumidor. “Atualmente, trata-se de uma necessidade que vem ao
encontro da segurança que o consumidor e o lojista precisam. O processo
todo é mais seguro e evita filas, já que toda a operação dura poucos
segundos. Chega a ser nove vezes mais rápido do que a transação normal
com cartão”, explica Leopoldo De Paula Senff, presidente do Banco. Além
da praticidade, ele destaca a segurança do sistema, considerado
impossível de ser fraudado.
A
possibilidade de redução das filas na hora do pagamento, graças à
agilidade do processo, é apontada como uma das principais vantagens,
especialmente em varejos como supermercados e farmácias, que costumam
ter maior aglomeração de pessoas no caixa.
O
reconhecimento facial já é bastante utilizado em outros países,
especialmente na China. O processo, feito por meio da solução da empresa
catarinense Payface, é simples: basta que o usuário do cartão Senff
faça o cadastramento de imagens do seu rosto. O próprio sistema atualiza
as imagens, na medida em que novas transações são feitas. Daisy Moroz,
gerente de Inovação e de Projetos Estratégicos da companhia, explica que
essa tecnologia é o que há de mais moderno em termos de segurança e
agilidade em transações comerciais. “Não é necessário tocar em cartão,
no celular ou em qualquer outro dispositivo ou mesmo ter contato humano,
o que minimiza riscos sanitários”, comenta. Ela destaca ainda a
importância de a Senff ser a primeira a adotar o sistema. “O pioneirismo
sempre esteve no DNA da nossa empresa. Sempre buscamos estar à frente
do mercado. Fomos, por exemplo, os primeiros a exigir senha nas
transações de cartões de crédito, que, antes, eram feitas somente com a
assinatura do cliente”, lembra.
A
marca conta atualmente com cerca de 3 milhões de cartões em circulação.
Mais de 5 mil varejistas emitem os cartões Senff. São supermercados,
redes de lojas de calçados, confecções, farmácias, entre outros.
O
investimento para o estabelecimento comercial é baixo. “O custo para o
lojista é o mesmo que ele teria para usar uma maquininha de pagamento”,
compara a gerente. No próximo dia 6 de abril, gestores do Banco Senff farão o lançamento oficial para seus parceiros de negócio. A apresentação será online, por causa das medidas de contenção da pandemia de Covid-19.
Sobre o Banco Senff - Fundado em 1892, o Grupo Senff, historicamente, investe em inovação. A marca começou suas atividades como panificadora na capital paranaense. Em 1977, expandiu-se e passou a ser supermercado, que se transformou na conhecida Rede Parati, mais tarde vendida para o GPA. Desde o ano 2000, o Grupo Senff focou suas atividades na administração de cartões, com bandeira própria. Em 2010, o Grupo fundou a Financeira Senff SA. Mais recentemente, em dezembro de 2020, o presidente da companhia, Leopoldo De Paula Senff, anunciou que a financeira recebeu autorização do Banco Central para tornar-se banco, ampliando ainda mais as atividades.
Mais informações pelo: www.senff.com.br.
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