GLÓRIA KIRINUS PARTICIPA DE EVENTOS VIRTUAIS SOBRE LEITURA

 

Escritora Glória Kirinus participa de eventos virtuais gratuitos  
Autora vai falar sobre o prazer da leitura, carreira e a escrita de livros infantis e infanto-juvenis  
A escritora Glória Kirinus é a próxima convidada do projeto “Leituras Urbanas”, que desde Novembro do ano passado se dedica a incentivar a escrita e o hábito da leitura no país, tudo por meio de eventos online gratuitos, nos canais oficiais do projeto.

Peruana radicada no Brasil há algumas décadas, Glória irá conversar com o público amanhã (18 de Março) e 1º de Abril, às 19h, sobre sua carreira - voltada à produção de livros para os públicos infantil e infanto-juvenil - além de falar do gosto pela escrita e a leitura.

O papel do encontro do escritor é sempre desmistificar de que ele é um ser inalcançável, mostrar qual trabalho existe na produção de cada livro e da relação que o escritor tem com a literatura”, afirma Cristiano Nagel, coordenador do Leituras Urbanas.

Glória Kirinus encerra a participação de escritores no projeto, que já teve a presença de Célia Cris Silva, Lucas Buchile, Luci Collin e Luís Henrique Pellanda.

A programação começou em Novembro e encerra no dia 27 de Abril, sempre pela internet. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site oficial do projeto (www.urbanasleituras.wixsite.com/leiturasurbanas), que tem um mix de atividades para quem aprecia a literatura.

O projeto foi concebido para acontecer nas Ruas da Cidadania, espaços da administração municipal de Curitiba, mas com a chegada da pandemia da Covid-19 foi transferido para a internet, alcançando um público maior e de várias regiões do país.

Ações e prêmios - O “Leituras Urbanas” vem realizando uma série de ações para fomentar uma relação mais profunda com os livros, como ciclos de leituras, troca de experiências sobre o impacto da leitura de livros nos participantes, oficinas que estimulam o gosto pela escrita e um concurso literário.

Com prêmios em livros e direito à publicação dos textos vencedores na obra oficial do projeto, o Caderno Literário será lançado no final do evento com dois mil exemplares para serem distribuídos no país.

Os trabalhos envolvem textos de poesia, mini conto e crônicas. Serão selecionados três textos de cada oficina literária desenvolvida com os participantes vencedores na primeira, segunda e terceira colocações.

Os nove premiados, além de ver o trabalho publicado, vão ganhar kits de livros com vários nomes consagrados da literatura brasileira e mundial como George Orwell, Conceição Evaristo, Clarice Lispector, Milton Hatoum, Gabriel Garcia Márquez, entre outros.

Impactos para toda vida - Mediadora de leitura e diretora de produção do projeto, Lilyan de Souza diz que trazer a leitura para o cotidiano da vida “nos torna seres mais críticos e mais empáticos. A leitura nos ajuda a observar os acontecimentos com mais atenção para tomarmos decisões mais assertivas”, ressalta. Os impactos são sentidos em várias situações. “Nos ajuda até mesmo a cuidarmos de nós, da nossa saúde, do nosso corpo”.

Pais e também pessoas de fora do círculo familiar têm importância no incentivo à leitura. Para Lilyan, todas as pessoas que possuem contato diário com crianças e adolescentes devem estimular a leitura.

Não basta dizer que a leitura é importante, deve-se mostrar isso. Ter livros ao alcance das mãos sempre ajuda, mas frequentar bibliotecas, realizar empréstimos, ler diante das crianças e jovens, ler para e com elas são ações mais eficazes na criação do hábito da leitura do que apenas dizer ‘leia’’, observa Lilyan.

Cristiano Nagel, idealizador do projeto Leituras Urbanas, e Lilyan de Souza – diretora de produção, a escritora Glória Kirinus [ao centro] para encontros virtuais gratuitos sobre o prazer da leitura

Empatia - Quem lê mais, observa situações que não são só nossas. Elas já estão lá nos livros, podem acontecer com os outros. Isso ajuda a desenvolver a empatia, se colocar no lugar do outro”, afirma o coordenador Cristiano Nagel.

A leitura frequente de bons livros, diz Nagel, também se tornou uma atividade necessária nos dias atuais, marcados por polarização e forte defesa de versões extremas para tentar explicar a realidade, que nem sempre são baseadas em fatos concretos.

Acredito que informação e conhecimento te fazem questionar as coisas que chegam até você. É importante - principalmente na época em que estamos - em que se fala, fala, mas muitas vezes não se diz nada. É o momento de questionar essa pseudoverdade que chega até você”, alerta Nagel.

Lilyan acrescenta que “a leitura faz com que sejamos mais conscientes de quem somos e onde estamos dentro da sociedade e do momento histórico em que vivemos.

O projeto Leituras Urbanas: Literatura nas Ruas da Cidadania foi viabilizado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Curitiba com auxílio da UNINTER e Instituto Joanir Zonta.

Serviço:  Escritora Glória Kirinus participa de eventos virtuais com o público  | Quando: Amanhã (18 de Março) e 1º de Abril, às 19h  | Quanto: Gratuito. | Programação e inscrições: www.urbanasleituras.wixsite.com/leiturasurbanas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"