MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR: Autocuidado com a saúde bucal

MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR: Autocuidado com a saúde bucal   

Há um ano estamos com a rotina diferente devido ao distanciamento social - o medo e a ansiedade aumentaram. Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos meses de maio, junho e julho de 2020, publicada pela Agência Brasil, revela que 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa na pandemia do novo Coronavírus.

           

Muitos, durante este período prolongado em casa, começaram a cometer “deslizes” na alimentação — passando a consumir mais alimentos cariogênicos (que causam cáries), como doces e refrigerantes. Com o medo e a insegurança ao sair de casa alguns pacientes começaram a postergar os cuidados odontológicos com a justificativa de “esperar a pandemia passar”, mas ela vem se estendendo mais do que imaginávamos.

 

E aproveitando o dia 20 de março, Dia Mundial da Saúde Bucal, buscamos desmistificar alguns itens com as Dras. Alice Vanzela Miotto e Stephanie Gomes Assunção Alves, profissionais da Ki Odontologia, que alertam para alguns cuidados com a nossa saúde bucal e geral. “Ao realizar consultas mais frequentes é possível diagnosticar os sintomas já no início evitando, assim, o agravamento das doenças. A autoavaliação é de grande valia nessa fase e, por isso, alertamos para algumas situações de atenção e cuidado a serem observadas, sendo elas: sangramento gengival, sensibilidade e/ou dor ao se alimentar ou ao toque, manchas e pigmentações, desgastes e/ou trincas dentárias, mau hálito, aumento da frequência do surgimento de aftas, mordiscamento dos lábios, bochechas e língua ou até mesmo dores de dente, na mandíbula e de cabeça. Caso seja observado quaisquer sinais ou sintomas dos citados, aconselha-se entrar em contato com um cirurgião-dentista. Uma opção que pode ser lançada mão nessa fase de pandemia são as conversas por vídeo a fim de orientar e esclarecer eventuais dúvidas”, explica a Dra. Stephanie Gomes Assunção Alves.

 

            Outro ponto importante foi relatado no artigo publicado no Journal of Applied Oral Science em 2020, “pacientes com altos níveis de estresse têm quase 6 vezes mais chances de relatar bruxismo em vigília” (evento que acontece durante o dia). “Essa situação que pode gerar dor e desconforto na mandíbula e músculos da mastigação tem sido observada em pacientes que utilizam a máscara por longas horas seguidas. O uso da máscara é imprescindível na prevenção do COVID-19 e por isso não podemos negligenciar tal cuidado, o que orientamos é que o paciente fique atento a posição da mandíbula e dos dentes, sem encostá-los ou apertá-los, enquanto faz o seu uso”, completa Dra. Alice Vanzela Miotto.

 

Vale ressaltar que uma das formas de contágio pelo novo Coranavírus se dá pela disseminação de gotículas de saliva, por isso a importância do uso individual de escova de dentes, creme dental e toalha de rosto. Alguns cuidados que podemos acrescentar são a higienização da escova de dentes mantendo-a imersa em antiséptico bucal por alguns minutos, assim como a sua substituição após alguma infecção viral ou bacteriana. “Com atitudes simples e alguns cuidados bucais podemos nos manter seguros e protegidos mesmo em casa!”, finalizam as especialistas. 

 

Dra. Alice Vanzela Miotto

Mestranda em odontologia pela UFPR

Especialista em DTM e Dor Orofacial - UFPR

Mini Residency Orofacial Pain - University of Kentucky

Especialista em Prótese Dentária ABO|PR

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná

 

Dra. Stephanie Gomes Assunção Alves

Graduada pela UFPR

Especialista em Prótese Dentária (UFPR)

Mestranda em Implantodontia - Faculdade Ilapeo

Monitora no curso de especialização em dentística; no curso de atualização em estética avançada; no curso de intensivo de lentes de contato e restaurações estéticas metal free; e no curso de escultura dental com resinas compostas em dentes anteriores e posteriores - Faculdade Ilapeo. 

                                   

Serviço:

Ki Clínica Conceito Odontologia e Estética

Rua Fernando Simas, 240.

Batel Soho, Curitiba - PR

http://www.ki.odo.br/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS