ARTISTA Do ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES EXPÕE NA ILHA DE SANTA CATARINA

       Na véspera do feriado do 349 º aniversário de Florianópolis, comemorado em 23 de Março, o público da capital dos catarinenses recebe um presente artístico: a exposição do veterano artista visual açoriano, da Ilha de São Miguel, Tomaz Borba Vieira.

       Intitulada "Sentimento Insular" a mostra abre à visitação pública a partir das 19 horas do dia 22 de março no espaço cultural do Café del Mar, situado no centro de Florianópolis.

O artista  

Tomaz Borba Vieira, pintor, desenhista, professor, escritor e fundador do Centro Cultural Castelo da Caloura, nasceu em 1938 em Ponta Delgada a capital da Ilha de São Miguel, onde reside, no Arquipélago dos Açores ao Norte do Oceano Atlântico. Estudou pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa/Portugal, arte muralista na Academia de Belas Artes de Florença/Itália, e Ciências da Educação Artística na Universidade de Boston/Estados Unidos. Foi bolsista na Fundação Calouste Gulbenkian, recebeu prêmios e produziu murais em mosaico para espaços públicos na Europa. Preferiu palestras e colaborou em jornais e revistas escrevendo e ilustrando seus livros de contos e novelas. Expõe pela primeira vez no Brasil em 2019 na Biblioteca do Instituto Internacional Juarez Machado em Joinville, Santa Catarina.

A exposição  

Com a curadoria exclusiva para nosso país do catarinense Edson Machado, "Sentimento Insular" reúne 18 obras entre desenhos originais e gravuras assinadas e autenticadas.  " A temática é repleta de sensibilidades do pintor e ao mesmo tempo do escritor", diz Edson Machado. "As obras expostas na Ilha de Santa Catarina enfocam navios e cenas marítimas da Ilha de São Miguel, e retratam como homenagens caricaturais alguns escritores em língua portuguesa - Fernando Pessoa, Luís Vaz de Camões, Guerra Junqueiro, Manuel du Bocage, Mia Couto entre outros," conclui o curador.



A exposição permanece aberta diariamente de 22 de Março a 22 de Maio com entrada gratuita. O Café del Mar, mantém um espaço voltado para a realização de exposições temporárias com artistas convidados. Está situado à Rua Maestro Tullo Cavallazzi, 20 no Centro de Florianópolis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"