MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR: Idosos são as maiores vítimas da disfagia

 MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR: Idosos são as maiores vítimas da disfagia

O problema leva à desnutrição, desidratação e pneumonias podendo debilitar bastante o paciente  

Em 20 de Março foi lembrado o Dia Nacional de Atenção à Disfagia, situação que se caracteriza pela dificuldade de engolir alimentos ou líquidos. A Dra. Larissa Teleginski Wardenski, fonoaudióloga do Hospital São Vicente Curitiba, explica que a data foi criada pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia para ajudar a população a identificar e procurar tratar o problema. “O objetivo é auxiliar a população a reconhecer esse sintoma, alertar sobre seu risco à saúde, divulgar medidas de prevenção e orientar sobre o que fazer diante da suspeita de sua ocorrência”, salienta. 

Ela enumera que entre os sintomas mais comuns estão: os alimentos e saliva que “escapam” da boca, dificuldade ou lentidão na mastigação, tosse, pigarro e engasgos durante a alimentação, sensação de alimento parado na garganta, recusa alimentar e perda de peso e, em casos mais graves, a disfagia causa desidratação, desnutrição e pneumonia. A fonoaudióloga revela ainda quais são os pacientes mais afetados pela situação: “estudos mostram que mais de 50% dos idosos internados podem apresentar disfagia.” Contudo, a especialista lembra que a disfagia é frequente em pessoas com doenças neurológicas, como nos casos de AVC, ou neurodegenerativas, a exemplo de Alzheimer, Parkinson ou Esclerose Lateral Amiotrófica, e ainda em pessoas com câncer de cabeça e pescoço. “Esse sintoma pode ocorrer também em pacientes internados na UTI após passarem por uma intubação orotraqueal ou realizar traqueostomia”, relata.

Reabilitação e Tratamento 

            Os distúrbios de deglutição são tratados pelo fonoaudiólogo, profissional que reabilita o paciente a se alimentar. “O tratamento da disfagia consiste em orientações sobre as consistências alimentares adequadas, o uso de utensílios facilitadores, posicionamentos durante a alimentação, posturas e manobras que auxiliem a deglutição, além de exercícios de mobilidade, tonicidade e de sensibilidade oral”, detalha a fonoaudióloga do Hospital São Vicente Curitiba. Dra. Larissa ressalta ainda que o tempo de tratamento varia conforme cada caso.

Sobre o Grupo Hospitalar São Vicente-FUNEF - O Grupo Hospitalar São Vicente-FUNEF, formado pelo Hospital São Vicente Curitiba, fundado em 1939, e pelo Hospital São Vicente CIC, inaugurado em 1973, atende a diversas especialidades, sempre pautado pela qualidade e pelo tratamento humanizado. Referência em transplantes de fígado e rim e nas áreas de Oncologia e Cirurgia, desde 2002 o Grupo é mantido pela Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Kotoulas Ribeiro (FUNEF).

O Hospital São Vicente Curitiba é um hospital geral de alta complexidade. Em uma estrutura moderna, conta com pronto-atendimento, centros médico, cirúrgico e de exames, UTI, unidades de internação e centro de especialidades. Possui o selo de certificação intermediária de transplantes hepático e renal da Central Estadual de Transplantes do Paraná e seu programa de Residência Médica é credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Digestiva, Cancerologia Cirúrgica e Radiologia.

A instituição integra ainda a lista de estabelecimentos de saúde que atendem ao padrão de qualidade exigido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, órgão regulador vinculado ao Ministério da Saúde. Mais informações no site www.saovicentecuritiba.com.br.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"SOBREPOSIÇÕES" REVELA TINTAS INCOMPATÍVEIS SOBRE TELA

CARNAVAL DOS RAROS

INSTITUTO TMO ELEGE DIRETORIA EXECUTIVA PARA O BIÊNIO