EXPOSIÇÃO DE JÔ CAVALLIN: “PORTUGAL E BRASIL JUNTOS NUM CENTENÁRIO”

                           “PORTUGAL E BRASIL JUNTOS NUM CENTENÁRIO”  

Os artistas plásticos Jô Cavallin e Manuel Assis inauguram, a exposição “Portugal e Brasil juntos num centenário”, na Galeria Morgados da Pedricosa, em Aveiro.

A exposição de arte estará aberta ao público de hoje até ao dia 12 de Abril. Uma rara oportunidade de conhecer a arte e a artista plástica paranaense, Jô Cavallin, que está expondo suas telas, em óleo sobre tela, pela primeira vez, no país irmão, Portugal; - país que a está a “conquistar a cada dia que passa, em especial Aveiro”.

Numa iniciativa do NAV - Núcleo de Artistas e Artesãos do Vouga, na pessoa de seu coordenador, que elaborou e desenvolveu ao longo de alguns meses (por conta da condição pandêmica) essa atividade cultural, que agora se realiza. A mesma teve sempre o propósito de comemorar o Centenário da Travessia do Atlântico, dos aviadores portugueses, no sentido do Brasil, como relata a história a cerca da viagem dos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que termina no Rio de Janeiro, no Brasil, a 17 de Junho de 1922, cerca de dois meses e meio depois de saírem de Belém, em Lisboa, a 30 de Março. 

O curador e também artista Manuel Assis, do NAV, conheceu o trabalho artístico e sensibilidade artística da artista brasileira Jô Cavallin, mes­mo que à distância, prospectou a possibilidade de promover na cidade de Aveiro, região Centro de Portugal, uma exposição com as suas pinturas, como já referi, em sua maioria são óleos sobre tela. Os planos foram sendo costurados em diversas e longas conversas via Internet, assim foram ajustando as ideias e obras, pois também tiveram uma parada mais do que forçada, devido à pandemia. Entretanto, aos poucos as conversas foram evoluindo, e com o levantamento das medidas restritivas, a artista plástica fez sua “viagem” inversa aos desbravadores e aguerridos pilo­tos portugueses, saindo de Curitiba para Lisboa, no dia 7 deste mês; - na mala levou uma coleção de pinturas feitas em seu atelier de Curitiba, no Brasil, tendo a inspiração bem portuguesa, conforme disse: “graças às redes sociais e à participação em grupos de artistas, comecei a receber fotografias de praias e marinhas de Portugal, e de Aveiro também, que comecei a pintar”, reconhecendo que este tema lhe é “especialmente caro”, longe de imaginar que esses trabalhos poderiam vir a ser mostrados numa exposição na cidade. 

Serviço: Exposição “Portugal e Brasil juntos num centenário”  

Local: Galeria Morgados da Pedricosa

Período expositivo: 19 de Março a 12 de Abril de 2022

Aveiro - Região Central - Portugal


Notas da editora: 

* A artista Jô Cavallin participa também em outra atividade cultural no Solar do Alambique, numa tertúlia, já no domingo, dia 20 de Março, na Vila de Angeja, no distrito de Aveiro.

** Aproveita a viagem para fazer um curso e estudos da arte dos azulejos portugueses.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"