LUÍS HENRIQUE PELLANDA LANÇA LIVRO DE CRÔNICAS

O livro: NÓS PASSAREMOS EM BRANCO de Luís Henrique Pellanda da Coleção Arte da Crônica
será lançado nesta quarta-feira, dia 24 de Agosto, às 19h30 na Megastore das Livrarias  Curitiba – Shopping Estação, na Av. Sete de Setembro, 2775 – Curitiba.
Nós passaremos em branco, de Luís Henrique Pellanda, é um dos primeiros títulos da nova coleção da Arquipélago Editorial intitulada Arte da Crônica. No livro, o cronista esquadrinha a sua cidade tal qual um flâneur. Sobe a Ébano Pereira, atravessa a Pracinha do Amor e pega a Saldanha Marinho. Desce a Ermelino até a Boca Maldita, percorre o calçadão rumo à Praça Osório. Nas crônicas de Pellanda, o centro de Curitiba é o cenário de histórias quase invisíveis, flagrantes do cotidiano que revelam o que há de perverso — e também de encantador — nas ruas anônimas de uma metrópole.

O que pode escapar à percepção da maioria de nós é retido na memória do cronista. Assim nasce uma galeria bastante particular de situações e personagens: a prostituta que joga pétalas de rosas sobre a menina que dorme na praça; a alucinada estreia do filme The Doors no antigo Cine Plaza; um assassinato — cinco tiros na cara — bem debaixo da janela do autor; a macaca dançarina que hipnotiza o músico; a mocinha com o canivete, lembrança de um verão distante.

Ao final do volume, que possui 37 crônicas, Pellanda apresenta um inventário de tipos fantásticos, como o Diabo da Cruz Machado, o Encosto Bilheteiro e a Desamparada do Pré-Pago, reunidos numa “Antologia dos Demônios de Curitiba”, onde o sobrenatural serve para iluminar o que há de humano nos seres que, como o autor, vagam pela cidade. Assombroso, na verdade, é o indiscutível talento de Pellanda para extrair lirismo do que acontece naquelas ruas.

Sobre o autor: O escritor, jornalista e músico Luís Henrique Pellanda nasceu em Curitiba, em 1973. Coeditor dos sites Vida Breve e Eletroficção, também atua como subeditor e colunista do jornal Rascunho. É autor do livro de contos O macaco ornamental (2009) e organizador da coletânea As melhores entrevistas do Rascunho — Vol. 1 (Arquipélago Editorial, 2010). Trabalhou nas redações dos jornais Gazeta do Povo e Primeira Hora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"SOBREPOSIÇÕES" REVELA TINTAS INCOMPATÍVEIS SOBRE TELA

HALLOWEEN KIDS MUELLER