VINÍCOLA SANJO LANÇA MAESTRALE CHARDONNAY

VALOR INTEGRAL
O lançamento do Maestrale Integrus Chardonnay 2010 da vinícola Sanjo é a segunda edição lançada deste seu vinho branco elaborado pelo método de vinificação integral em barris de carvalho.

A nova edição manteve a proposta e o estilo único da safra anterior de um vinho que tornou-se o rótulo mais valioso da Sanjo, agregando notas mais delicadas da madeira de carvalho e um requinte ainda maior no sabor, proporcionado pela grande qualidade das uvas colhidas e o aprimoramento do método de vinificação.

Os vinhos brancos da Serra Catarinense vem se destacando no cenário internacional pela sua jovialidade e frescor. Neste contexto, a uva Chardonnay é uma das castas brancas mais conhecidas entre os consumidores e faz muito sucesso pela sua versatilidade e facilidade de se harmonizar com os pratos mais diversos.

No Brasil este tipo de vinho encontra um grande apelo de consumo graças a natureza privilegiada do país, com um vasto litoral de temperaturas agradáveis, propício para se saborear um vinho branco refrescante, combinado com a riqueza de peixes e frutos do mar encontrada nas águas brasileiras.

Outra particularidade da uva Chardonnay é absorver como nenhuma outra casta as características do solo e clima de uma região e refletir intensamente o sistema de vinificação escolhido pelo enólogo para sua elaboração. No caso do Maestrale Integrus, a vinificação agrega o valorizado terroir da Serra Catarinense, na produção de vinhos finos de altitude que destacam as singularidades da região que registra as temperaturas mais frias do país.

De acordo com o enólogo da Sanjo, Marcos Vian, as uvas brancas são as que mais se beneficiam quando fermentadas nos barris de carvalho, cedendo aromas e sabores valiosos que complementam o vinho. No caso do Maestrale Integrus, ele observa um “amadurecimento que produz uma acidez marcante, que se integra perfeitamente numa estrutura complexa e elegante”.

O Maestrale Integrus 2010 fermentou nos barris de carvalho e permaneceu ali por mais 18 meses amadurecendo até ganhar a untuosidade e a riqueza desejadas.

O enólogo ressalta o diferencial do estágio nos barris de carvalho, onde o vinho permaneceu sobre as borras finas de leveduras e era temporariamente submetido a um processo de levantar estas borras do fundo dos barris através de um movimento chamado de Batonage. Neste processo, as leveduras cedem ao vinho aminoácidos e um poderoso antioxidante chamado de glutation que serve para aumentar o tempo de guarda do vinho e evitar o seu envelhecimento precoce. “Este é o grande diferencial técnico deste vinho e o responsável pela sua riqueza no paladar e a complexidade dos aromas”, explica Vian.

Outro fator técnico muito importante na elaboração do Maestrale Integrus é que a permanência sobre as borras finas de leveduras ocasionado um processo de redução do vinho que se contrapõe a condição de amadurecimento oxidativo do vinho no barril (porque deixa entrar oxigênio pelas aduelas de madeira) e desta forma temos um equilíbrio que protege e evita a oxidação do vinho branco.

A flexibilidade e a estrutura aromática da uva Chardonnay torna fácil a tarefa de harmonizar o Maestrale Integrus 2010 com os mais diversos pratos, combinando com peixes mais gordos como o salmão e o badejo (melhor ainda se forem defumados).

Os frutos do mar mais elaborados como vieiras, lagosta, lagostin e siri também ficam magníficos e o vinho surpreende quando colocado ao lado de um queijo tipo brie. No dia-a-dia, o maestrale Integrus acompanha bem receitas de risotos, carnes brancas grelhadas ou assadas como frango, peru, tender e lombinho de porco - especialmente quando preparados com molho branco e nozes.

A Sanjo Cooperativa Agrícola de São Joaquim (SC) é uma das maiores produtoras de maçãs do Brasil. A partir de 2002, a empresa passou a investir também na produção de vinhos finos de altitude, utilizando-se dos mesmos processos de qualidade e tecnologia que integram os valores essenciais de sua fruticultura.


Aceda a http://www.sanjo.com.br/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"