VENCEDORES DO PRÊMIO SHELL VEM PARA O FRINGE

Os vencedores do Prêmio Shell de Teatro aportam em Curitiba
Premiados estarão no Festival de Curitiba com apresentações na Mostra e no FRINGE

A etapa São Paulo do 24º Prêmio Shell de Teatro, realizada na terça-feira à noite, premiou quatro espetáculos que estarão no Festival de Curitiba. Incluindo a etapa Rio de Janeiro, divulgada na semana passada, a capital paranaense vai receber sete espetáculos vencedores em uma das principais premiações do teatro nacional.

As categorias agraciadas em São Paulo foram as de melhor ator, direção, figurino, cenário e autor. No Rio, foram as de diretora, atriz e iluminação.
Leonardo Moreira levou o prêmio de melhor autor por O Jardim, também dirigido por ele. A peça da Cia. Hiato retrata um jardim onde memórias de vários personagens e várias origens diferentes se entrelaçam, abordando o mal de Alzheimer e usando um caderno de anotações de um paciente esquizofrênico como matéria prima para criação do espetáculo. O Jardim também levou a categoria melhor cenário, idealizado por Marisa Bentivegna.
A categoria de melhor figurino foi para O Idiota, espetáculo de Cibele Forjaz, uma releitura do texto clássico, e homônimo, de Dostoievski. O espetáculo, que conta com apresentações de incríveis seis horas de duração, conta com inúmeros personagens que, certamente, propuseram um desafio para a Joana Porto, a figurinista premiada.

Rodrigo Bolzan, vencedor da categoria melhor ator, protagoniza Oxigênio, um drama de proporções bíblicas. A peça, dividida em dez composições, conta a história de dois personagens: o Sacha e a Sacha, que, durante um encontro, apaixonam-se loucamente. O Sacha acaba por cometer um assassinato e o resto é história para ser contada no palco.

O grande prêmio da noite, a categoria de melhor direção, foi para Nelson Baskerville, pelo espetáculo Luis Antonio – Gabriela, baseado em sua experiência familiar. A peça conta a historia de Luis Antonio, irmão de Nelson, homossexual e reprimido pelo pai. Luis Antonio fugiu para o exterior e ficou conhecido como Gabriela. A saga da família poderá ser vista no Teatro SESC da Esquina, durante dois dias.

Acompanhe, abaixo, todas as peças presentes no Festival de Curitiba premiadas:
Etapa Rio de Janeiro
Autor
Rodrigo Nogueira por “Obituário Ideal”
Ator
Dani Barros por “Estamira - Beira do Mundo”.
Direção
Christiane Jatahy por “Julia”

Etapa São Paulo
Autor
Leonardo Moreira por “O Jardim”
Ator
Rodrigo Bolzan por “Oxigênio”
Direção
Nelson Baskerville por “Luís Antônio – Gabriela”
Figurino
Joana Porto por “O Idiota – Uma Novela Teatral”
Cenário
Marisa Bentivegna por “O Jardim”

Patrocinadores – O Festival de Teatro de Curitiba é apresentado pelo Itaú e patrocinado pela Britania, Copel, Heineken, Nissan, Petrobras e Fundação Cultural de Curitiba, com apoio do SESI. A Vivo é a operadora oficial do evento. ParkShoppingBarigüi, Shopping Mueller e Shopping Palladium são as bilheterias, enquanto a Lúmen é a rádio oficial do Fringe. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"