LIVRO ENSINA OS PEQUENOS A LIDAR COM AS DIFERENÇAS


Jornalista lança livro infantil com o objetivo de ensinar as crianças a lidarem melhor com as diferenças

Quando Theo, o único filho de Andréa Werner, foi diagnosticado com autismo aos dois anos de idade, em 2010, o mundo da jornalista e escritora pareceu ter virado de cabeça para baixo. Ao ouvir do médico que o menino tinha transtorno global do desenvolvimento, a sensação experimentada por ela era semelhante à de quem recebe um forte soco no estômago. Completamente sem chão, ela só queria saber se ele ficaria curado, se ficaria bem, se iria falar e ser independente.
Andréa enfrentava, naquele momento, o mesmo sentimento de impotência e desconhecimento vivido por milhares de mães ao serem informadas que seus filhos têm autismo. Daquele dia até o momento em que decidiu mergulhar fundo no assunto para ajudá-lo de todas as formas possíveis, ela passou por diversas etapas, do quase luto à descoberta de que existe vida, sim, apesar do autismo. 
Da fase de pesquisa, no início de 2012, surgiu o blog “Lagarta Vira Pupa”, nome inspirado em uma frase de uma música infantil que Theo cantava quando era bebê. Para surpresa da autora, o que inicialmente tinha como objetivo ser um canal de desabafo e troca de experiências entre pais que enfrentam o mesmo problema, o blog cresceu e caminhou rapidamente. Hoje é o maior do gênero sobre autismo e deficiências no Brasil e considerado por muitos especialistas uma referência. Tem 100 mil usuários únicos mensais, 200 mil pageviews por mês, 68 mil fãs no facebook, 19 mil seguidores no Instagram e 5,3 mil inscritos no Youtube.
O primeiro livro de Andréa, Lagarta Vira Pupa – A vida e os aprendizados ao lado de um lindo garotinho autista, foi lançado em julho de 2016 com o objetivo de acolher e apoiar os pais. “Isso vai desde a validação de todos os sentimento vividos no pósdiagnóstico – a negação, a barganha, a aceitação - até uma palavra de conforto para os dias difíceis, terminando em dicas práticas”, explica a autora.
Um ano depois, Andréa mergulha no universo infantil com o livro “Meu amigo faz iiiii”, que já teve eventos de lançamento em Belo Horizonte, Natal, Rio de Janeiro e São Paulo nos meses de abril e maio de 2017 e que será lançado em Curitiba no próximo sábado, dia 27 de maio, às 9h30min, no auditório do SESC da Esquina.
Segundo a autora, a ideia de escrever um livro para crianças surgiu na mesma época do lançamento do primeiro livro. “Acredito que o respeito à diversidade se constrói na infância, e quis contribuir de alguma forma para isto”, explica.
O livro é narrado em primeira pessoa por Bia, uma garotinha que percebe comportamentos peculiares em seu coleguinha de classe, Nil. Orientada pela professora, ela começa a observá-lo com cuidado e, a partir daí, uma amizade se desenvolve.
“Em nenhum momento eu cito a palavra ‘autismo’. Acho que, para crianças menores, é desnecessário entrarmos neste nível de informação. Elas prestam muito mais atenção aos comportamentos considerados diferentes, e é neles que devemos focar”, esclarece a autora.
A ilustração do livro ficou por conta de Kelly Vaneli, diretora de arte da empresa de entretenimento Time For Fun, responsável pelas montagens do Cirque du Soleil no Brasil, e também de musicais como “Le Miserables”. “Kelly ilustrou meu primeiro livro e a parceria deu tão certo que estamos repetindo. É uma pessoa detalhista e extremamente sensível. O resultado ficou de encher os olhos”, conta Andréa.
A escolha dos protagonistas teve motivos bem pessoais. Segundo a autora, Nil foi inspirado no filho de uma amiga, que faleceu aos 2 anos de idade, e cujo irmão gêmeo é autista. E Bia veio para trazer representatividade às crianças negras. “Tenho algumas filhas de amigas próximas que vão se enxergar na Bia, e isso me deixa muito feliz”, comemora.
Andréa explica que seu sonho é ver o livro em muitas escolas e na mão de muitas crianças. “Se o livro ajudar no combate ao bullying, e mostrar para as crianças que ser diferente é normal e legal, ele vai ter cumprido sua missão!”, espera.

SOBRE A AUTORA
Andréa Werner tem 41 anos, é jornalista e escritora. Trabalhou em grandes multinacionais na área de Marketing até receber o diagnóstico de autismo do filho. Morou durante os 3 últimos anos no exterior – em Londres e Estocolmo – e voltou ao Brasil em setembro de 2016, logo após lançar seu primeiro livro de forma independente.

LANÇAMENTO LIVRO "Meu amigo faz iiiii"
Dia 27 de Maio - 9h30min - auditório do SESC da Esquina - Rua Visconde do Rio Branco, 969 - Centro - Curitiba - PR
Entrada - alimentos não perecíveis ou lápis de cor, giz de cera ou massinha (serão destinados para as crianças atendidas pelas entidades AAmpara - Associação de Atendimento e Apoio ao Autista-  e Uppa - Associação União de Pais pelo Autismo, ambas de Curitiba).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"