LITERCULTURA - FESTIVAL LITERÁRIO DE CURITIBA

Litercultura 2018 discute o “lugar da escuta” na produção contemporânea
Festival Literário de Curitiba chega à sexta edição com apresentação de cinco autores na Capela Santa Maria. Ingressos gratuitos já podem ser retirados

Qual o “lugar da escuta” quando todos reivindicam, de forma legítima, o “lugar da fala”? “Literatura: lugar de escuta” é o tema do Litercultura - Festival Literário de Curitiba, que chega à sexta edição entre os dias 6 e 10 de Agosto, na Capela Santa Maria. Com direção-geral de Manoela Leão e curadoria de Manuel da Costa Pinto, o evento traz uma jornada de cinco apresentações, sempre a partir das 19h30, com a presença de um autor convidado e um mediador. São eles: Veronica Stigger (mediação de Josiane Orvatich); Cristovão Tezza (mediação de Christian Schwartz), Ana Maria Gonçalves  (mediação de Benedito Costa), João Silvério Trevisan (mediação de Yuri Al'Hanati) e Noemi Jaffe (mediação de Luís Henrique Pellanda).

O Litercultura é um evento gratuito. Os ingressos antecipados já podem ser retirados das 9h às 12h e 14h às 17h30, na Capela Santa Maria. O evento limita a retirada de um par de ingressos por sessão.

A cada noite, um autor discutirá o tema a partir de seu lugar de fala (como figura pública) e de sua condição de leitor, os livros que os marcaram e dos autores que ajudaram a moldar sua própria voz.A literatura – espaço público mediado pela imaginação – talvez seja o lugar de escuta ideal para ampliar e amplificar os efeitos do lugar de fala”, diz o crítico literário Manuel da Costa Pinto, que pela terceira vez responde pela curadoria do Litercultura.

Sempre com o compromisso de abordar os temas contemporâneos, provocando a reflexão e a participação do espectador, o Litercultura 2018 seguirá o formato de explanação do autor durante 40 minutos, quando ele abordará o tema a partir de sua trajetória literária, seguida de debate de 30 minutos com o mediador e público. “Há um público de literatura local que está amadurecendo junto com o Litercultura. Nesses seis anos, fizemos questão de trazer assuntos relevantes com os melhores interlocutores. Não será diferente desta vez”, afirma Manoela Leão.
Este ano, o evento recebe apoio do Itaú Cultural, patrocínio do Colégio Medianeira, co-patrocínio da Marcelo Almeida Cultura, apoio institucional Esc. Escola de Escrita, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba.

Programação paralela
Em parceria com a Esc – Escola de Escrita, o Litercultura 2018 oferece curso de formação literária  com Christian Schwartz,  jornalista e tradutor, tendo vertido para o português brasileiro autores como Jonathan Coe, Nick Hornby, Hanif Kureishi, Graham Greene, Mary Shelley, Philip Pullman, Jeffrey Eugenides, F. Scott Fitzgerald e Nathaniel Hawthorne, entre outros.
Com o tema “Que futuro pode ter a ficção literária no mundo da pós-verdade?” o curso procura mostrar, com farta ilustração, debates e análises de autores contemporâneos, particularmente brasileiros, que, enquanto ficcionistas de qualquer origem ou extração forem capazes de ocupar o “lugar de escuta” e deixar o “lugar de fala” a seus personagens, mesmo aqueles marcadamente autobiográficos.

O curso será dividido em nove segundas-feiras (27/8; 3/09; 10/09; 17/09; 24/09; 1/10; 8/10; 15/10; 22/10, (das 19 às 21h). A inscrição pode ser feita por meio do link https://www.escoladeescrita.com.br/curso/formacao-de-leitores-litercultura-2018/ ou pelos fones: (41) 3114 7100 | (41) 99711 7100.

PROGRAMAÇÃO
6/8: Veronica Stigger – mediação de Josiane Orvatich
7/8: Cristovão Tezza – mediação de Christian Schwartz
8/8: Ana Maria Gonçalves – mediação de Benedito Costa
9/8: João Silvério Trevisan – mediação de Yuri Al'Hanati
10/8: Noemi Jaffe – mediação de Luís Henrique Pellanda

Os autores
Veronica Stigger
Nasceu em 1973, em Porto Alegre. Desde 2001 mora em São Paulo. Doutora em Teoria e Crítica de Arte pela Universidade de São Paulo (UP), realizou pesquisas de pós-doutorado na Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, no Museu de Arte Contemporânea da USP e no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. É coordenadora do curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema e professora dos cursos de pós-graduação em História da Arte e Fotografia da FAAP, em São Paulo. É autora de dez livros de ficção, entre eles Os Anões, Delírio de Damasco, Os infantis Dora e o sol e Onde a onça bebe água. Com Opisanie swiata, seu primeiro romance,recebeu os prêmios Machado de Assis (autor estreante) e Açorianos (narrativa longa).

Cristóvão Tezza
Fotografia: André Tezza Consentino.
Cristovão Tezza nasceu em Lages, Santa Catarina, e vive em Curitiba há muitos anos. Ficcionista que já recebeu os mais importantes prêmios literários do Brasil e foi publicado em uma dezena de países, escreveu, entre outros, os romances O filho eterno, O fotógrafo, Um erro emocional, Trapo, A suavidade do vento, O professor, A tradutora e A tirania do amor. Na área acadêmica, publicou o ensaio Entre a prosa e a poesia – Bakhtin e o formalismo russo, sua tese de doutorado, defendida na USP. Durante vinte anos foi professor da área de Letras na Universidade Federal do Paraná, de onde se demitiu em 2010 para dedicar-se exclusivamente à literatura. É colunista do jornal Folha de S. Paulo.

Ana Maria Gonçalves
Fotografia: Leo Pinheiro. 
Nasceu em 1970 em Ibiá, Minas Gerais. Publicitária por formação, descobriu sua veia de ficcionista quando morou na Ilha de Itaparica (BA), passando a se dedicar integralmente à literatura e ao multifacetado universo cultural da diáspora africana nas Américas. Sua estreia no romance foi em 2002, com a publicação de Ao lado e à margem do que sentes por mim, que conquistou o  prêmio Casa de Las Américas de 2006. Dotada de aguçada visão crítica quanto às relações sociais vigentes, vem participando de inúmeros debates no Brasil e no exterior. Além disso, faz da Internet e das redes sociais um importante meio para trazer a público seus questionamentos em textos marcados por poderosa argumentação. Entre outros projetos, finaliza no momento romance voltado para o público juvenil, mas com a mesma perspectiva crítica de nossas mazelas sociais que vem se tornando a marca registrada de seus escritos.

João Silvério Trevisan
Tem treze livros publicados, entre ensaios, romances e contos. É autor do romance Ana em Veneza e o ensaio Devassos no Paraíso, entre outros. Realizou trabalhos como roteirista e diretor de cinema, dramaturgo, tradutor e jornalista. Dirigiu o longa-metragem cult Orgia ou O homem que deu cria (1970), proibido pela ditadura militar durante mais de dez anos, e o curta Contestação (1969), realizado clandestinamente. Desde 1987 coordena oficinas de criação literária pelas quais já passou mais de uma geração de novos escritores. Recebeu três vezes o prêmio Jabuti e o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Sua obra já foi traduzida para inúmeros idiomas. Ativista dos direitos humanos, fundou em 1978 o Somos, primeiro grupo de libertação homossexual do Brasil.

Noemi Jaffe
Nasceu em São Paulo, em 1962. Doutora em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo (USP) e crítica literária, é autora de A verdadeira história do alfabeto -  vencedor do Prêmio Brasília de Literatura -, O que os cegos estão sonhando? e Írisz: As orquídeas, finalista do prêmio São Paulo de Literatura, entre outros.

Sobre o Litercultura
A primeira edição do Litercultura foi realizada em 2013 com a proposta de ser um festival de literatura com ênfase na leitura. Em cinco edições, o festival não se limitou a ser uma festa ou feira literária, propondo a reflexão sobre temas contemporâneos a partir de diversas linguagens. Pelos palcos do Litercultura passaram autores como Alberto Manguel e Alan Pauls (Argentina), Antonio Skármeta (Chile), Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto e Valter Hugo Mãe (Portugal), Gianni Vattimo (Itália) e Arnon Grunberg (Holanda), além de vários brasileiros – entre eles, a antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, a historiadora Heloisa Starling, o psicanalista Christian Dunker, o crítico e compositor José Miguel Wisnik, os filósofos Márcia Tiburi e Vladimir Safatle, e os escritores Beatriz Bracher e Cristovão Tezza. Site: www.litercultura.com.br I Facebook: www.facebook.com/litercultura

Litercultura – Festival Literário de Curitiba 2018
De 6 a 10 de Agosto, às 19h30
Capela Santa Maria - Rua Conselheiro Laurindo, 273 Centro - Curitiba - PR
Patrocínio: Colégio Medianeira e Marcelo Almeida Cultura
Apoio: Itaú Cultural
Apoio Institucional: Esc - Escola de Escrita, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba
Realização: Gusto Produção Cultural
Assessoria de imprensa: Dani Brito Bureau de Comunicação
*Os ingressos são gratuitos com retirada antecipada na bilheteria da Capela Santa Maria. Caso os ingressos antecipados se esgotem, a entrada estará sujeita a lotação da sala.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"