ESTREIA: Exposição “Transáveis” vai apresentar um novo olhar sobre a sexualidade

Idealizada e executada pelo Coletivo Brutas, a mostra poderá ser visitada oficialmente a partir desta quarta-feira (5), no Teatro Guaíra

Inaugura nesta quarta-feira, dia 5 de Dezembro, a exposição “Transáveis”, no Teatro Guaíra, idealizada e executada pelo Coletivo Brutas. Com o objetivo de se abrir para a experiência direta, tátil e mental do espectador convocando sentidos múltiplos, cinco artistas (Erica Storer, Estelle Flores, Gio Soifer, Jéssica Luz e Paula Calory) se uniram pelo incessante desejo de expressar sentimentos, histórias e instigar as observações sociais, políticas e, sobretudo, a respeito da vida. A mostra, composta por diferentes demonstrações artísticas, é articulada por um roteiro com cinco atos dando passagem a configurações conhecidas, porém raramente vistas: a definição de corpo a partir do seu entorno e as possibilidades que se deflagram a partir desse pressuposto. 
  

O que é o desejo e como ele é construído no indivíduo por meio dos produtos da mídia e sociedade, é um dos pontos-chaves da narrativa proposta pela “Transáveis”. Além disso, a exposição vai sugerir que o participante descubra novas formas de se conectar com a sexualidade de forma não-falocêntrica e não-binária, rompendo o senso comum construído e manipulado por meio de processos da mídia e da sociedade. A mostra promete surpreender os visitantes muito além do prévio significado do nome, buscando reverter a inibição a partir da experiência do indivíduo. Para o Coletivo, o sexo é uma forma de poesia, interpretada e vivida diferentemente por cada um, sem padrões, sem preceitos.

Muito mais do que o desejo carnal potencializado pela mídia, a exposição resulta da prática de criação do coletivo Brutas na qual os desejos e subjetividades de cada integrante se somam para uma concretude da obra imaginada. Com entrada gratuita, a “Transáveis” é um convite para adentrarmos com nossos corpos na consciência de uma ideia que se faz corpo. Eloquência, sedução, graça, flerte, desejo, tudo isso habitando reinos e sendo contraste pelo rito – a mediação – que nos lembra que habitamos, também com nossa realidade física, um mundo imaginado.

A exposição “Transáveis” ficará em cartaz no Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, 971 – Centro - Curitiba), entre os dias 5 de Dezembro e 20 de Janeiro. A mostra poderá ser visitada de quarta a sábado, das 15h às 20h, e aos domingos, das 17h às 20h. A entrada é gratuita. Para mais informações sobre o Coletivo Brutas, acesse a página oficial no Facebook (www.facebook.com/brutascoletivo) ou o perfil no Tumblr (www.brutascoletivo.tumblr.com).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"