MON INAUGURA DUAS MOSTRAS NESTA SEMANA

Didonet Thomaz e Serguei Maksimishin apresentam seus trabalhos

O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre no dia 13 de Dezembro, quinta, às 19h15, as mostras “Politopos Irregulares”, de Didonet Thomaz, e “O último Império”, do fotógrafo russo Serguei Maksimishin.

Politopos Irregulares” tem curadoria do professor Raúl Niño Bernal, do Departamento de Estética da Facultad de Arquitectura y Diseño, da Pontifícia Universidad Javeriana de Bogotá, Colômbia. O diálogo entre o curador e a artista Didonet Thomaz será apresentado em fragmentos de algumas mensagens de trabalho na linha do tempo, do estudo e da organização do seu “memorial de pesquisa: arquivo” e culminará com o texto curatorial (2015-2018).  A exposição fica em cartaz até dia 18 de Março de 2019. 

A mostra “O Último Império” traz imagens que retratam a Rússia contemporânea e tem curadoria de Luiz Gustavo Carvalho. O trabalho de Serguei Maksimishin é instigante e complexo, retratando o cotidiano de um país que também o é. A Rússia contemporânea e seus personagens – crianças, soldados, religiosos, políticos, neonazistas – são retratados de forma que possibilita a imersão do público em um país cuja história perpassa pelo período soviético, uma grave crise nos anos 90 e, enfim, os problemas atuais. A mostra segue até 31 de Março de 2019.
Mesa-redonda  
No dia 14 de Dezembro, sexta-feira, entre 19h e 21h30, no miniauditório do MON, haverá uma mesa-redonda sobre a mostra “Politopos Irregulares”, com a artista Didonet Thomaz e o curador Raúl Niño Bernal, com mediação do artista visual e professor Hélio Fervenza. 

Didonet Thomaz, autora da exposição Politopos Irregulares, falará sobre "Processo poético de Politopos Irregulares". É artista visual, doutora em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015), com postdoc supervisionado pelo artista visual e professor Hélio Fervenza.

Raúl Niño Bernal, curador da exposição, tem como tema: “Autoorganización y mundos posibles en los politopos irregulares".  É doutor em Ciências Políticas pela Atlantic International University (USA; 2012), professor do Departamento de Estética da Facultad de Arquitectura y Diseño, da Pontifícia Universidad Javeriana de Bogotá (Colômbia). Em suas pesquisas dedica-se à arte, à ciência e à tecnologia, às ciências da criação, à imaginação poética e à criatividade nos sistemas urbanos.

Hélio Fervenza, mediador da mesa-redonda, tratará sobre “Formas da Apresentação: Didonet Thomaz”. É artista visual, doutor em Artes Plásticas pela Université de Paris 1 Panthéon-Sorbonne (França; 1995), professor do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador do CNPq. 

Serviço: Abertura das mostras “Politopos Irregulares” e “O último Império”
Data: 13 de Dezembro de 2018, quinta-feira
Horário: 19h15 – entrada gratuita na abertura
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h – acesso até 17h30
Ingressos: R$20,00 e R$10,00 (meia-entrada)
Quarta entrada franca

Mesa-redonda exposição Politopos Irregulares                      
Data: 14 de Dezembro de 2018, sexta
Horário: 19h às 21h30
Local: miniauditório
Entrada gratuita

Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999
41 3350-4400.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS