MUSEU PARANAENSE INAUGURA NOVO CIRCUITO DE LONGA DURAÇÃO



A partir de terça-feira, dia 4 de Dezembro, às 18h30, o Museu Paranaense abre o novo circuito de longa duração com a inauguração de cinco exposições: Arqueologia no Paraná; Indígenas do Paraná; Tropeirismo; Autoridade e Justiça no Século XIX; e Negros do Paraná. O evento também marca o encerramento do 8º Encontro de Museus do Paraná. Com curadoria coletiva, as novas exposições contaram com a participação de professores universitários, membros da academia, e de movimentos sociais.

O Museu Paranaense confirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura e ao patrimônio a todos os paranaenses, consoante aos objetivos de sua gestão a frente da Secretaria da Cultura do Paraná nos últimos quatro anos”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani. “Com a inauguração do novo circuito, o Museu Paranaense está atualizando tudo em termos de pesquisas sobre a história do Paraná, sobre a ocupação do território, passando pela pesquisa arqueológica e antropológica.



Estamos também implementando neste novo circuito uma metodologia muito mais atualizada da história, trabalhando com temas e não mais de uma forma linear como era até então.” 
"Ocupação do Território do Paraná", atualizando-o ao final do século XX, abrangendo praticamente todo o estado, ao adotar uma nova metodologia expositiva, menos linear e mais temática. Essas exposições se somam as já existentes, revitalizadas nos últimos quatro anos. “Todo esse trabalho de renovação passa por novos temas, como a presença do negro no Paraná, o tropeirismo que até então não estava colocado. E se torna muito mais abrangente em termos de cronologia. Antes, essas exposições chegavam até 1916 e agora chegam até o início do século XXI”, afirma Renato Carneiro Jr.


Serviço: Abertura do novo circuito de longa duração | Exposições: Arqueologia no Paraná, Indígenas do Paraná, Tropeirismo, Autoridade e Justiça no Século XIX, Negros do Paraná | Abertura: Terça-feira, 4 de Dezembro, às 18h30 | Entrada gratuita. | Museu Paranaense | Endereço: Rua Kellers, 289, São Francisco - Curitiba | Horários: De Terça a sexta-feira, das 9h às 17h30 Sábado, domingo e feriado das 10h às 16h Telefone: (41) 3304-3300 | www.museuparanaense.pr.gov.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS