O BOTICÁRIO LAB: UMA PROPOSTA NOVA DE CONSUMO DE BELEZA
A
maior rede de franquias do país apresenta um espaço que vai oferecer
novas experiências de marca, elevando o status de encantamento do
consumidor e storytelling dos produtos no Brasil
Cristiane Irigon (diretora de Comunicação do Boticário). Fotos: Naideron Jr. |
Na semana passada na quinta-feira, (dia 21), O Boticário inaugurou a loja de beleza mais tecnológica do país, no Pátio
Batel, em Curitiba. A comemoração antecipada de seu aniversário foi
marcada pela abertura de O Boticário Lab, unidade que proporciona
experiências únicas ao público, como atendimento customizado com base
em reconhecimento facial, espelhos interativos que dão dicas e
apresentam conteúdos, realidade aumentada, painéis de led e muitos
outros segredinhos.
A chef Guile Kaesemodel assinou o catering sinestésico com matérias-primas dos produtos da marca, enquanto o som ficou por conta de Marina Goldfarb, que se apresentou pela primeira vez em Curitiba.
Imagine
um espaço onde as histórias de alguns dos produtos da marca tenham voz,
em que o consumidor possa viajar pelos países de origem das
matérias-primas das suas fragrâncias favoritas. Uma loja toda pensada
para estimular os sentidos, abusar da tecnologia e inovação, arrematada
por um ciclo robusto de sustentabilidade, que vai desde aproveitamento
de frascos usados para cenografia até o recebimento de qualquer
embalagem de itens de beleza para reciclagem.
“Estamos realmente empenhados em ressignificar a experiência do consumidor em nossas lojas e O Boticário Lab
é a materialização dessa intenção. A ideia é abastecer esse espaço
único com muito storytelling dos segredinhos dos nossos produtos,
oferecendo uma experiência personalizada da marca com os nossos
consumidores”, conta André Farber, vice-presidente de Franquias do Grupo
Boticário. O projeto, que leva a assinatura do escritório be.bo, de Bel
Lobo e Bob Neri, abusa dos códigos de customização, exclusividade,
experimentação e premiunização. Lá, os visitantes terão acesso a
tecnologias utilizadas pela primeira vez no varejo de beleza, como
realidade aumentada, espelho interativo de make, sistema omnichannel, pickup store
e pagamento com celular, além de outras ferramentas que serão
implantadas para melhorar a experiência do público. A marca ainda
selecionou cinco das suas melhores criações de perfumaria fina para
lançar com exclusividade em O Boticário Lab. Somente lá os consumidores
poderão encontrar cinco novas versões de sua perfumaria premium 214. São
elas: 214Rose Magnifique, com notas de Rosa da Bulgária, o 214 Black Vanilla, que combina rum cubano com vanilla de Madagascar, o 214Wood &Ambar, com toque de âmbar e cedro do Líbano, 214 Spicy Wood, que combina madeira nobre e canela do Laos, e, para finalizar, 214White Neroli, que leva a Mandarina Italiana e o Neroli da Tunísia. Outro grande lançamento, feito durante a inauguração, é The Blend, eau de parfum masculina upperpremium
que mescla especiarias, o calor do âmbar e a força do couro, trazendo o
que há de mais elegante na alta perfumaria internacional somente para O
Boticário Lab.
TOUR POR O BOTICÁRIO LAB
O
Boticário, a maior rede de franquias de cosméticos do mundo, primeira
marca a utilizar inteligência artificial perfumaria e pioneira no
desenvolvimento de tecnologias como pele 3D e organson chip, comemora 42 anos com a inauguração de uma das lojas de beleza mais tecnológicas do país.
Quem
passar pelo piso L2 do Pátio Batel já notará uma fachada absolutamente
instagramável, cheia de cenografia que fala da alquimia e dos
segredinhos da marca, com destaque para um painel de LED de mais de 3
metros de altura. Com ajuda da tecnologia, membros do Clube Viva
(fidelizados da marca) poderão ter um atendimento ainda mais
surpreendente: totalmente personalizado e direcionado para suas
preferências. Na área dedicada a Cuidados Pessoais, a história do
processo exclusivo sobre a purificação das gotas de quinoa e seus
benefícios para a pele dão o tom do universo de Nativa SPA. Logo depois,
o visitante recebe diversas dicas do nosso expert em cabelos, Ricardo
dos Anjos, enquanto faz uma análise microscópica dos seus fios e do
couro cabelo para entender qual linha vai dar Match com seus fios. Na
sequência do tour, o espelho interativo criado pelo laboratório de
tecnologia do Grupo Boticário, numa verdadeira bancada de maquiadores
profissionais instalada para a experimentação dos itens de Make B. – lá,
os visitantes poderão acessar tutoriais de make, além de gravar seu
próprio “antes e depois”. Na área de gifts, o que vale é a
originalidade. Lá, o consumidor pode dar seus toques especiais ao
presente selecionando a mensagem que vai na fita do presenteável, o tipo
de embalagem e a mensagem do cartão. O fim da jornada, a área destinada
à arte da perfumaria, conta os segredinhos de algumas das melhores
fragrâncias da marca. Realidade aumentada e virtual transportam o
consumidor para diversos países de onde O Boticário tira as melhores
matérias-primas que seus perfumes carregam. Os segredinhos do processo
de enfleurage (de Lily), da destilação do álcool vínico de Malbec
e as preciosas combinações variadas de Botica 214 estarão reveladas
nesse espaço.
Um
dos grandes destaques é o ambiente destinado aos momentos importantes
da marca, com a exposição de objetos originais do acervo. E os pequenos
terão um espaço divertido e com planejamento montessoriano próximo às
linhas disponíveis para a faixa etária.
SUSTENTABILIDADE
O Boticário Lab
traz importantes ganhos em termos de sustentabilidade. O mobiliário
modular exige menos intervenções com obras civis, reduzindo
consideravelmente a produção de resíduos. Seu projeto prevê menos uso de
acrílico e a otimização das necessidades de aço, alumínio e chapas de
MDF. Toda a madeira utilizada na loja tem certificação FSC e a
iluminação é feita 100% em LED, projetada de forma a criar um ambiente
mais aconchegante com mais economia. A redução do consumo energético
pode chegar a 20%, em média.
“Já
avançamos muito ao longo dos últimos anos. Mas a busca por uma operação
mais sustentável é constante. As lojas são o nosso principal ponto de
contato com o consumidor. Por isso, elas têm um papel fundamental nesse
processo, não apenas para a marca, mas para a mobilização da sociedade
como um todo. Para nós, isso determina o papel do Boticário no mundo”,
completa Farber.
Um exemplo prático dessa preocupação é o uso de vidro reciclado na confecção de itens que decoram O Boticário Lab.
Essas peças decorativas fecham o ciclo do vidro, que é o resultado do
recolhimento de frascos pós-consumo. Outro atributo na loja são as
luminárias totalmente sustentáveis, produzidas com plástico vegetal,
feito com bagaço da cana de açúcar, e plásticos pós-consumo coletados
por meio do Boti Recicla.
Com
exclusividade para este modelo, a marca lança também uma ecobag
especial, criada a partir de material reciclado, que promete se
transformar em objeto de desejo.
BOTI RECICLA
Presente
também no Boticário Lab, o programa Boti Recicla é campanha permanente
de logística reversa e reciclagem de O Boticário. Os coletores ficam
presentes durante todo o ano nas lojas e os consumidores são
incentivados a fazer o descarte sustentável das embalagens depois que o
produto termina.
Todas
as mais de 3.700 lojas da marca estão preparadas para direcionar esse
resíduo para as quase 35 cooperativas homologadas, que fazem a seleção e
a reciclagem dos materiais. Trata-se do maior programa de logística
reversa em pontos de coleta do País.
Pelo
programa, todas as embalagens vazias são recolhidas, descaracterizadas e
encaminhadas para cooperativas de catadores e parceiros locais, que
gerenciam os resíduos. A ação visa à redução dos impactos ambientais e
envolve consumidores, franqueados, consultores, colaboradores e
fornecedores.
Serviço: Loja O Boticário Lab
Sobre O Boticário
O
Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios
do Grupo Boticário. Inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), a marca
tem a maior rede franqueada de cosméticos do país com mais de 3.700
pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900
franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve
produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem
mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados
pessoais. Comprometido com a beleza das pessoas e do planeta, O
Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua
de produtos e processos para torná-los cada vez mais sustentáveis. O
programa de logística reversa da marca, o Boti Recicla, é um dos maiores
do país em pontos de coleta – em todas as lojas os consumidores podem
devolver as embalagens vazias, que são encaminhadas para a reciclagem
correta. Outro exemplo de cuidado em toda a cadeia é a fábrica de
cosméticos de Camaçari (BA), a primeira do segmento a receber o
certificado LEED de construção sustentável no Brasil.
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