Trupe
paulista retorna ao evento com “Cabaret TransPeripatético”, além das
estreias nacionais de “Mississipi”, “Todos os Sonhos do Mundo” e “O Rei
de Sodoma”
Em
sua 28ª edição, o Festival de Curitiba recebe a Cia. de Teatro Os
Satyros com uma série de novos espetáculos reunidos em um certame que
celebra os 30 anos de história do grupo. Quatro peças serão apresentadas
nos teatros Paiol e José Maria Santos, entre os dias 27 de Março e 5
de Abril.
A
programação inclui as estreias nacionais “Mississipi”, “Todos os Sonhos
do Mundo” e “O Rei de Sodoma”, trabalhos que juntos oferecem um
panorama da linha de investigação do grupo, da sexualidade aos afetos
políticos. Além dos títulos inéditos, a companhia ainda traz o
espetáculo-manifesto “Cabaret TransPeripatético”, reconhecido por ser o
primeiro trabalho do grupo com elenco inteiramente não cisgênero.
O
espaço teatral Os Satyros está instalado desde o ano 2000 nos arredores
da Praça Roosevelt, em São Paulo, sendo parte de um acelerado processo
de transformação urbana na região, localidade reconhecida pela
criminalidade a um efervescente ponto cultural. Em seus primeiros anos
na Praça, o grupo desenvolveu várias ações de integração com a população
do entorno, o que mais tarde resultou em vínculos artísticos, como a
integração de algumas travestis e transexuais como atrizes em projetos
específicos.
Esse
fenômeno arquitetônico e social pelo qual a Praça Roosevelt passou nos
últimos vinte anos é objeto de investigação do espetáculo “Mississipi”,
que faz sua estreia logo no início do Festival, com apresentações nos
dias 27 e 28 de Março, no Teatro José Maria Santos.
A
montagem lança mão de diferentes formas narrativas - romance policial,
espetáculo de denúncia, teatro narrativo e teatro-karaokê - para
retratar três momentos históricos distintos da Praça (1999, 2009 e
2019). Os 14 artistas do elenco vivem personagens em situações de rua,
cujas vidas são atravessadas pela violência do tráfico, do abuso
policial, entre outros desafios cotidianos.
Em
“Cabaret TransPeripatético” o grupo coloca mais uma vez em perspectiva a
realidade contemporânea de corpos dissidentes. A peça é a primeira em
que todo o elenco se reconhece como não cisgênero - transsexuais,
travestis, agêneros e não binários - e faz parte da Trilogia do
Antipatriarcado, composta por “Pink Star” e a remontagem “Transex”.
A
pesquisa foi desenvolvida durante quatro meses, a partir dos paradigmas
da obra Manifesto Contrassexual, de Paul Preciado, e experiências
biográficas do próprio elenco, que sobe ao palco do Teatro do Paiol nos
dias 30 e 31 de Março. A peça é um grito de liberdade e de
representatividade, que fala de afeto, espaço social, opressão,
transfobia, empoderamento, angústias e sonhos, contrapondo os estigmas
que certas subjetividades carregam.
O
ator e dramaturgo Ivam Cabral celebra junto à companhia da qual é
fundador seus 30 anos de carreira, com o solo/recital “Todos os Sonhos
do Mundo”. O artista interpreta relatos que intercalam sua trajetória e
fragmentos poéticos, relacionando trechos do seu livro com poemas de
Carlos Drummond de Andrade (“Não se Mate” e “Amar”). A peça compõe um
retrato sincero da depressão e demais condições emocionais peculiares à
sociedade contemporânea. As apresentações acontecem nos dias 1 e 2 de Abril, no Teatro Paiol.
A
última peça da série comemorativa a ser apresentada é “O Rei de
Sodoma”, nos dias 4 e 5 de Abril, no Teatro Paiol. A partir do texto
do escritor, dramaturgo e cineasta espanhol Fernando Arrabal, os atores
Tiago Leal e Patrícia Vilela protagonizam a trama sádica e surreal de
uma rede de prostituição criada por uma mulher ambiciosa, cujo único
objetivo é acumular dinheiro e poder. Com direção de Rodolfo García
Vázquez e Dan Nakagawa, a montagem mobiliza a estética do teatro do
absurdo para narrar a crueldade que entrecruza as vidas dos personagens.
Os Satyros
Fundado
em 1989 por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, a Cia. de Teatro Os
Satyros se destacou logo em seus primeiros anos de existência, por sua
linguagem radical e temas polêmicos, com montagens como “Sades ou Noites
com os Professores Imorais” (1990) e “Saló, Salomé” (1991).
Em
1992, a companhia foi convidada a participar de festivais europeus, em
Portugal e na Espanha. Devido à grave crise política e econômica que
dominava o Brasil, a companhia se transfere para Lisboa, em um exílio
voluntário até 1999. Em dezembro de 2000, retornam a São Paulo, abrindo
uma sede na Praça Roosevelt, na época considerada uma das regiões mais
deterioradas do centro da capital.
Desde
a sua chegada à Praça Roosevelt, Os Satyros se preocupam com a relação
do seu fazer teatral com os problemas sociais e urbanos. A relação com a
população do entorno da Praça trouxe novos integrantes e interferiu
diretamente na produção artística do grupo, em espetáculos como
“Transex” (2004), “A Vida na Praça Roosevelt” (2005), assim como aqueles
que compõem a Mostra convidada do Festival de Curitiba.
Apresentadores, patrocinadores e apoiadores
O
Festival de Teatro de Curitiba tem parceiros fundamentais para sua
realização e é apresentado pelo Banco RCI Brasil, com patrocínio da
Junto Seguros, EBANX, Uninter GRASP, Cielo, Copel e Governo do Estado do
Paraná.
Os
eventos simultâneos – Programa Guritiba, Mish Mash, Gastronomix e
Risorama -, igualmente, contam com o apoio de parceiros importantes para
levar a arte, cultura e entretenimento ao público.
O
Programa Guritiba é apresentado por Caterpillar e Perkins Motores, com
patrocínio da Tradener Comercialização de Energia e tem como apoiadores
as empresas Novozymes, New Holland, Mili e Savana | Mercedes-Benz. São
parceiros também na realização do Guritiba a Berneck, Brose do Brasil e o
BRDE.
O
Banco RCI Brasil, Instituto Grupo Boticário e a Denso do Brasil
apresentam o Mish Mash, evento que tem também o patrocínio da Unimed
Curitiba e Rumo.
O
Risorama é apresentado pela Potencial Petróleo e Restaurante Madero e
patrocinado por Lojas Havan, FH e Ferramentas Worker. O segmento de
stand up comedy do Festival de Curitiba tem também o apoio do Grupo
Barigui. A cerveja oficial do evento é a Cacildis.
O
Gastronomix, por sua vez, é apresentado por Electrolux, tem o
patrocínio da Melitta e o apoio da Electra Energy, Da Magrinha e da
Ritmo Logística. Conta ainda com a Oxford como fornecedora da louça
oficial do evento. Stella Artois é cerveja oficial do evento.
As bilheterias do Festival de Curitiba são uma parceria com o ParkShoppingBarigüi e o Shopping Mueller.
ATENÇÃO: Ingressos para a peça Mississipi
Os
ingressos para os espetáculos em cartaz nos espaços administrados pelo
Centro Cultural Teatro Guaíra (Guairão, miniauditório, Guairinha e José
Maria Santos) estão disponíveis apenas pelo site e pontos de venda do
Disk Ingressos. Os ingressos para as demais 1330 sessões seguem
disponíveis nos canais oficinais do evento: pelo site
(www.festivaldecuritiba.com.br), aplicativo “Festival de Curitiba 2019” e
nas bilheterias físicas do ParkshoppingBarigüi (Piso Superior – Lado
Norte) e Shopping Mueller(Piso L3).
Valores:
Mostra 2019 – De R$ 0 a R$ 70,00 (entrada inteira) + taxa administrativa
Fringe – De R$ 0 a R$ 60,00 (entrada inteira) + taxa administrativa.
Fichas técnicas
“Mississipi”
27 E 28 DE MARÇO ÀS 21H NO ZÉ MARIA
Texto: Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez
Elenco:
Ivam Cabral, Nicole Puzzi, Eduardo Chagas, Fabio Penna, Felipe Moretti,
Gustavo Ferreira, Henrique Mello, Robson Catalunha, Sabrina Denobile,
Ingrid Soares, Ju Alonso, Julia Bobrow, Junior Mazine e Marcia Dailyn
Iluminação: Flávio Duarte
Sonoplastia: Ivam Cabral
Cenografia: Rodolfo García Vázquez
Design de Aparência: Adriana Vaz e Rogério Romualdo
Programação Visual: Henrique Mello
Assistência de Direção e Produção executiva: Silvio Eduardo
Operação de Som: Axl Cunha
Operação de Luz: Flavio Duarte
Realização: Cia. de Teatro Os Satyros
Direção: Rodolfo García Vázquez
“Cabaret TransPeripatético”
30 DE MARÇO ÀS 21H E 31 DE MARÇO ÀS 19H NO TEATRO PAIOL
Direção: Rodolfo García Vázquez
Assistência de Direção: Felipe Moretti
Dramaturgia: Coletiva
Supervisão dramatúrgica: Luh Maza, Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez
Coordenação de Produção: Daniela Machado
Elenco: Daniela Funez, Elliott Ludovic Miba, Fernanda Kawani Custódio, Gabriel Lodi,
Léo Perisatto, Luh Maza e Sofia Riccardi
Cenografia: Dan Oliveira e Rafael Santos
Cenotecnia: Alexandre Barbosa
Design: Henrique Mello
Operação de luz: Alexandre Apolinário
Operação de som: Axl Cunha
Figurinista: Lenin Cattai, Márcia Daylin
Assistência de Figurino: Cinthia Cardoso
Sonoplastia: Rodolfo García Vázquez
Produção executiva: Silvio Eduardo
Realização: Cia. De Teatro Os Satyros
“Todos os Sonhos do Mundo”
01 E 02 DE ABRIL ÀS 21H NO TEATRO PAIOL
Concepção: Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez
Direção: Rodolfo García Vázquez
Atuação: Ivam Cabral
Duração: 60 min.
“O Rei de Sodoma”
04 E 05 DE ABRIL ÀS 21H NO TEATRO PAIOL
Texto: Fernando Arrabal
Tradução e adaptação: Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez
Direção: Rodolfo García Vázquez e Dan Nakagawa
Elenco: Patrícia Vilela e Tiago Leal
Duração: 60 minutos.
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