PROJETO ARTE_PASSAGEM CONVIDA PÚBLICO PARA CONHECER NOVOS NOME DA ARTE CONTEMPORÂNEA EM PRÉDIO ICÔNICO DE OSCAR NIEMEYER

Artistas emergentes expõem trabalhos inéditos em ocupação artística urbana e convidam público para vivenciar a arte no centro da cidade; Intervenções e performances acontecerão até Abril de 2022

Foto do espaço onde está localizado o arte_passagem, no Edifício Eiffel. Foto: Ana Pigosso








A cidade de São Paulo movimenta grande parte da cena artística nacional e é considerada palco de importantes iniciativas do setor. A vocação da capital para a cultura está também em ocupar - rompendo os limites físicos da arte exposta em museus - galerias, instituições e centros culturais, incorporando-a no dia a dia de quem vive em cada espaço da cidade. Neste contexto, o projeto arte_passagem, apoiado pela plataforma Green Your City da Heineken®, conecta arte à paisagem e aos espaços e faz um convite ao público para conhecer e vivenciar obras de grandes nomes da cena contemporânea até 2022, com intervenções e performances gratuitas.

O endereço escolhido pelos idealizadores Ilê Sartuzi, Matheus Chiaratti, Pedro Zylbersztajn e o curador João Paulo Quintella foi o prédio icônico projetado por Oscar Niemeyer na década de 50, o Edifício Eiffel, localizado no centro de São Paulo. A ocupação tem como principal objetivo democratizar o acesso à arte por meio de uma mostra pública e gratuita em um ponto central da cidade, que é também um cartão postal para os amantes da arquitetura modernista. Quem passa todos os dias pela Praça da República se surpreende com o formato inusitado do prédio e ressignificando o espaço, o arte_passagem endossa sua vocação ao longo de três intervenções e duas performances, que acontecerão até março de 2022, com intuito de estimular a (con)vivência do edifício histórico.
Como parte da primeira ativação desse espaço, a artista Fabiana Faleiros realizará uma performance na calçada da praça em frente à vitrine no dia 11 de Dezembro. Nesta apresentação intitulada "Desenvolvimento é sair do envolvimento", a artista gaúcha mescla estratégias visuais e sonoras para criar movimentos de união.

Detalhe da obra de Agrippina R. Manhattan. Fotografia: Ana Pigossi.

Até abril de 2022, o espaço recebe outras duas intervenções artísticas que permeiam temas da contemporaneidade, como afetividade e sexualidade sob um viés político, comportamento social, lugar de fala e padrões estéticos com trabalhos de Leonilson e Rafael RG. Além disso, está em em cartaz até 8 de janeiro de 2022, obras das artistas Agrippina R.ManhattanAna Matheus Abbade e Sonia Andrade.
O nome do projeto não vem por acaso, mas sim por um desejo de impactar o maior fluxo de olhares em um ambiente fora do eixo cultural, onde acontece a vida cotidiana, que abriga bombonieres, salões de beleza, oficinas e demais comércios. Em meio às vitrines, ironicamente reunidas em uma chamada "galeria comercial", o espaço se torna propício para junção de arte e paisagem. "A ideia é que os projetos sejam conceitualizados e lidos em relação ao contexto onde estão inseridos, e vistos pelos transeuntes da cidade, no fluxo de suas passagens", explica o idealizador e artista Ilê Sartuzi.

Sobre o arte_passagem
arte_passagem começou em 2018 como uma ocupação artística de uma vitrine na Galeria das Artes do centro de São Paulo, onde, periodicamente artistas eram convidados a intervir através de propostas que dialogassem com o entorno do centro da cidade. Entre 2020 e 2021, o projeto passou a realizar um programa online chamado "Alguns Dias". A partir de novembro deste ano, o arte_passagem ocupa um novo endereço no Edifício Eiffel, ainda no centro de São Paulo, onde continuará sua programação de comissões para artistas intervirem no espaço em contato com o contexto em que está inserido.

Sobre o Green Your City
Desde 2020, a Heineken anunciou sua produção com energia 100% renovável nas fábricas de Alagoinhas (BA), Araraquara (SP), Ponta Grossa (PR) e, até 2023, em Jacareí (SP). Além da produção, a marca possui outras diversas parcerias, compromissos e metas de sustentabilidade (saiba mais aqui). Em novembro desse ano, lançou a plataforma Green Your City, uma série de iniciativas que trazem o olhar da sustentabilidade para a vida noturna, a cena cultural e para as relações com as cidades, e que tem compromissos firmados em três diferentes pilares: economia circular, cidades mais verdes e consumo responsável. Um convite de Heineken para juntos repensarmos a vida nas cidades e criarmos juntos um futuro mais sustentável. Heineken acredita no potencial humano e coletivo como agente de mudança e, por isso, tem como objetivo usar cada oportunidade para também estimular atitudes individuais no desenho de cidades mais sustentáveis, por meio de apresentação de soluções, novas possibilidades e novas perspectivas. Pois, afinal, momentos de lazer, espaços culturais, festivais de música e até mesmo uma mesa de bar entre amigos podem se tornar espaços de reflexão, aprendizagem e mudança de comportamentos, com imenso potencial de multiplicação.

Serviço: arte_passagem
Primeira Intervenção, com Sonia Andrade, Ana Matheus Abbade e Agrippina R. Manhattan
Local: Galeria comercial do Edifício Eiffel, na Praça da República, 177 - Centro Histórico de São Paulo.
Período expositivo: até 8 de janeiro de 2022, segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h.
Entrada gratuita

Segunda Intervenção, com Rafael RG e Leonilson
Abertura: 13 de Janeiro, a partir das 16h.
Período expositivo: de 13 de Janeiro a 26 de Fevereiro, segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h.
Entrada gratuita
Terceira Intervenção, com Amador e Jr - Segurança Patrimonial
Abertura: 11 de Março, a partir das 16h.
Período expositivo: de 11 de Março a 23 de Abril, de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h.
Entrada gratuita.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS