CASA MUSEU EMA KLABIN TRAZ INSTALAÇÃO DE MARCIA PASTORE PARA O PROGRAMA JARDIM IMAGINÁRIO

 

O público poderá interagir com a obra exposta no jardim do museu

Instalação "Estrutura Exposta”, da artista Marcia Pastore exposta no Jardim da Casa Museu Ema Klabin projetado por Roberto Burle Max. Fotografia: Marcelo Arruda.

Em sua quinta edição, o projeto Jardim Imaginário, promovido pela Casa Museu Ema Klabin apresenta a instalação "Estrutura Exposta”, da artista Marcia Pastore, com curadoria de Gilberto Mariotti. A mostra tem duração de dois meses, e ficará em cartaz até janeiro de 2022, com entrada franca.

O projeto de intervenção artística foi selecionado, pela primeira vez, por edital público.

"‘Estrutura Exposta’, de Marcia Pastore, responde a proposta de intervenção pensada especificamente para o programa Jardim Imaginário. Pastore trabalha a partir do desenho formado pela instalação hidráulica da casa, deslocando-a para o jardim projetado por Roberto Burle Marx ”, explica o curador Gilberto Mariotti.

Instalação inédita ocupa quase toda a extensão do jardim projetado por Roberto Burle Marx. Fotografia: Marcelo Arruda

O edital público ficou aberto de 20 de Julho a 20 de Agosto. A Casa Museu Ema Klabin recebeu quase cem projetos de arte contemporânea de artistas de diversos estados brasileiros.

Escolher apenas uma dentre tantas proposições interessantes representou um desafio acentuado por sua qualidade e diversidade”, salienta o coordenador de artes visuais da Casa Museu Ema Klabin, Renê Foch. 

Desde 2013, a Casa Museu Ema klabin promove o Programa Jardim Imaginário que leva intervenções artísticas para o jardim da casa museu. Já deixaram as suas marcas artistas como João Loureiro, Paulo Climachauska, Marcius Galan, Gisela Motta e Leandro Lima.


Arte-Papo online

Para conhecer mais sobre o processo de criação da instalação "Estrutura Exposta”, os procedimentos curatoriais pós edital, entre outros assuntos, a Casa Museu Ema Klabin promoveu um Arte-Papo pelo seu Canal do YouTube. No encontro estiveram presentes o produtor cultural Renê Foch, a artista Marcia Pastore e o curador do Projeto Jardim Imaginário, Gilberto Mariotti. Confira em: https://www.youtube.com/watch?v=FKFqLSwYzhM

O edital Jardim Imaginário 2021 conta com o patrocínio da Klabin S.A. O arte-papo conta com apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e patrocínio da Klabin S.A.


Arte Contemporânea no museu

Além do Programa Jardim Imaginário  e Arte-Papo, a Casa Museu Ema Klabin conta com outros programas de arte contemporânea, como o Backdrop Grafite, e as séries Hóspede e Intervalo Contemporâneo

“A arte contemporânea traz à tona discussões relevantes de nosso momento atual e amplia as formas de desenvolvermos um futuro com maior qualidade e compreensão de mundo”, finaliza Renê Foch.


Serviço: Programa Jardim Imaginário - "Estrutura Exposta”,  Marcia Pastore

Curadoria de Gilberto Mariotti.  

Até 6 de Janeiro de 2022 , de quarta a domingo, das 11h às 17h, com permanência até as 18h - Lotação 70 pessoas.

Entrada franca
Classificação etária: Livre
Casa Museu Ema Klabin
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo. 

 

Acesse as redes sociais:

Instagram: @emaklabin

Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin

Twitter: https://twitter.com/emaklabin

Canal do YouTube:

https://www.youtube.com/channel/UC9FBIZFjSOlRviuz_Dy1i2w

Linkedin:

 https://www.linkedin.com/company/emaklabin/?originalSubdomain=br

Site: https://emaklabin.org.br/

Sobre Marcia Pastore

A artista visual investiga a relação entre corpo, espaço e escultura de diversas formas. Há mais de trinta anos, Pastore atua no circuito artístico brasileiro, com obras em importantes coleções do país, como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca Municipal de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC USP), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Instituto Figueiredo Ferraz (Ribeirão Preto/SP), Fundação Marcos Amaro e Banco Safra.

Realizou exposições no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro Cultural São Paulo, no Centro Universitário Maria Antônia, no Museu da Saúde Pública Emílio Ribas, na Biblioteca Mario de Andrade, no Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE), na Caixa Cultural de Fortaleza e na Funarte (SP).

Sobre a Casa Museu Ema klabin

Aberta ao público desde março de 2007, a casa museu abriga uma valiosa coleção de mais de 1.500 obras, entre pinturas, mobiliário, peças arqueológicas e decorativas. Antiga residência da colecionadora, empresária e mecenas Ema Klabin (25/01/1907 – 27/01 /1994), a casa preserva seu caráter original. É possível conhecer as obras e os ambientes da Casa Museu Ema Klabin no Google Arts & Culture, pelo link: https://artsandculture.google.com/partner/fundacao-ema-klabin, ou por meio da ferramenta digital Explore, no site do museu: https://emaklabin.org.br/explore/. 

Fotos Marcelo Arruda

*Como em todos os nossos eventos gratuitos, convidamos quem aprecia a Casa Museu Ema Klabin e pode contribuir para a manutenção das nossas atividades a nos apoiar com uma doação voluntária em nosso site.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"